Historicamente, boa parte dos componentes de uso na indústria são fabricados em metais. Resistentes, eles apresentam bom desempenho até mesmo em condições extremas de funcionamento, como alta pressão e temperatura.
Mais recentemente, um novo material tem roubado a hegemonia das ligas metálicas: os termoplasticos. Trata-se de polímeros plásticos especiais que, ao contrário dos tradicionais, não se fundem quando expostos a altas temperaturas.
Além disso, eles são mais leves e de custo mais baixo, fazendo com que sejam cada vez mais usados como matéria-prima para fabricar peças industriais.
Isso, por sua vez, é feito por meio de um processo específico para tal: a injeção plástica. Ela, por sua vez, depende fortemente da existência de uma série de peças, incluindo um molde.
Aprenda mais a respeito dele, sua aplicação e como ele é fabricado a seguir.
O que são moldes plásticos?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a injeção de peças plásticas é um processo relativamente simples.
Nele, o polímero plástico em questão é fundido e, a seguir, moldado, de modo que assuma o formato ideal para a função que irá exercer.
Por meio deste método, é possível fabricar itens como:
- Peças para uso industrial;
- Embalagens plásticos;
- Itens de uso médico;
- Peças para automóveis.
Ao analisar este processo, nota-se que o molde de injeção é fundamental para a sua execução. Isto pois ele nada mais é do que o recipiente onde o plástico fundido é colocado, fazendo com que ele assuma as características especificadas no projeto.
Isso significa que qualquer erro em sua elaboração pode ser fatal para o resultado da operação, o que, por sua vez, é sinônimo de erros, retrabalhos e prejuízo financeiro.
Para que servem os moldes plásticos?
Durante este método de fabricação de peças, a matéria-prima passa por um objeto chamado injetora de plastico. Como seu próprio nome diz, sua função é conduzir o material até o interior do molde.
Este item, por sua vez, o abriga até o seu completo resfriamento, de modo que, quando aberto, revelará uma peça perfeitamente conforme as especificações técnicas do projeto, fabricada de um modo relativamente simples.
Por conta disso, é essencial que tais peças sejam fabricadas com cuidado, de modo a evitar problemas com o resultado final do processo.
Confira algumas informações a respeito disso a seguir.
Como os moldes plásticos são feitos?
Como a fabricação de peças plásticas está em alta no mercado, não é difícil encontrar empresas de moldes que fabriquem estas peças tão importantes para o processo.
Entretanto, antes de fechar uma contratação, é preciso certificar-se de que ela cumpre todas as etapas e boas práticas da atividade. Confira algumas delas a seguir:
Estudo da peça a ser feita
Não é possível elaborar o molde para a fabricação de uma peça sem conhecer as especificações do item de antemão. Por conta disso, a fabricação deste item só começa quando o projeto do componente estiver pronto e puder ser analisado por um projetista.
Ele estudará todas as características do objeto para, em seguida, pensar em maneiras de incorporá-las ao molde.
Análise do método de injeção
Nem todos sabem que há diversas maneiras de se fabricar uma peça plástica por meio do processo de injeção.
Há, por exemplo, a opção de empregar a injeção a gás, que envolve a mescla de nitrogênio em alta pressão na matéria-prima, de modo a reduzir o peso do produto acabado.
Da mesma maneira, pode-se optar por realizar o processo sem o uso do gás: tudo depende da preferência do responsável pela elaboração do projeto.
Devido à grande quantidade de métodos de injeção presentes no mercado, para fabricar o molde também é preciso que um projetista analise qual será o método de injeção empregado na fabricação do item.
Deste modo, ele também poderá fazer as adaptações que julgar pertinentes no molde.
Simulação do resultado final
No caso de empresas que trabalham com tecnologia mais avançada, é possível realizar uma simulação de como o molde ficará uma vez que esteja finalizado.
Para tal, usa-se tecnologias como simuladores digitais e os próprios programas de computadores usados para elaborar o projeto.
Confecção
Por fim, chega o momento de efetivamente fabricar o molde. Isso também acontece com a ajuda de maquinário específico para tal, como os equipamentos de usinagem.
Vale ressaltar que, dependendo do caso, pode ser preciso realizar procedimentos relacionados ao inventário de máquinas e equipamentos nr12. Para ter certeza de tal, recomenda-se verificar o texto da norma.