Modelos de bombas do mercado industrial

Depois da revolução industrial o mercado de bombas teve um crescimento vertiginoso, fazendo com que a popularização deste equipamento acontecesse de forma rápida. Mas, o principal fator que deixou esse equipamento tão popular é a sua infinidade de aplicações.

Atualmente, ele é um dispositivo muito utilizado para inserir energia a certos tipos de líquidos, tornando a sua movimentação – e utilização – muito mais fácil.

Existem diversos modelos de bombas que podem ser descritos, a maior parte delas tem funções muito específicas. Iremos abordar os principais modelos no mercado industrial durante este artigo, então fique atento para se manter informado até o final do artigo.

Modelos de bombas centrífugas

As bombas com ação centrífuga, como o nome sugere, utilizam da força centrífuga para gerar e transferir essa força para o fluido.

Dessa forma, ela faz com que o líquido ganhe potência para percorrer algum percurso (normalmente em tubulações). As principais aplicações desse tipo de bomba são nos setores de:

  • Sucção de água;
  • Esgoto;
  • Petróleo;
  • Bombeamento petroquímico.

Devido a versatilidade do dispositivo é possível adaptá-lo para responder a diversos outros setores, desde o uso residencial até para grandes sistemas de transferência de água para a indústria.

Confira nos tópicos a seguir o funcionamento de alguns modelos mais específico desse tipo de bomba.

Bomba monoestágio

A bomba centrífuga monoestágio é um modelo de bomba que, no ato da compra ou locação, é preciso levar em conta diversos fatores e dados que envolvem o sistema do local em que ela será aplicada, assim como as demais opções.

Isso é necessário pois, caso o equipamento errado seja aplicado, isso poderá levar a gastos de energia desnecessários com baixa produtividade.

Para adquirir esse dispositivo é preciso observar se existe – e se existir, classificar – algum desnível que a tubulação que aporta o líquido irá enfrentar.

Além desse dado é preciso entender qual a resistência oferecida pelos dispositivos utilizados na ligação entre as tubulações.

Baseados nesses dados o fornecedor irá entregar uma bomba monoestágio completamente editada para responder às exatas necessidades do sistema.

Bomba submersa

A bomba centrífuga submersa foi produzida para realizar o bombeamento de líquidos estando presente dentro do material. É um tipo de dispositivo que pode realizar o bombeamento de fluídos grossos, como efluentes, mas também de água filtrada. Por conta disso, é muito comum em poços artesianos e semi-artesianos.

A sua composição conta com equipamentos galvanizados resistentes a corrosão (que poderia ser causada pelos efluentes) e é programado para trabalhar sem problemas com líquidos até 30°C.

Bomba multiestágio

A bomba centrífuga multiestágio é um equipamento que pode ser editado de acordo com a necessidade de energia que o fluido tiver.

Por contar com diversos rotores (que dão o nome ao equipamento), é possível programá-los e até inserir mais rotores que podem impulsionar a energia que irá deixar o sistema mais eficiente.

Esse tipo de energia pode ser para elevação, pressurização ou até mesmo para transferência da água. É um tipo de bomba muito comum para saneamento básico.

Bomba vertical

A bomba centrifuga vertical tem sua aplicação prioritária exatamente por ser produzida verticalmente, possibilitando a utilização em locais que necessitem que a bomba esteja imersa pelo menos em alguma parte no fluído.

Nesse caso, no entanto, o acionador (que fica em uma das extremidades verticais) precisa estar para fora do fluído, permitindo a manutenção e o acionamento manual dessa bomba.

Demais tipos de bombas

Observamos de forma bem ampla como é o funcionamento e a aplicação de diversos tipos de bombas centrífugas, que são muito dissuadidas no mercado industrial devido as suas aplicações.

No entanto, existem outros dois modelos de bombas que são muito comuns na indústria.

1. Bomba para irrigação

A bomba de água para irrigação tem suas funcionalidades voltadas para o mercado agrícola, a fim de proporcionar a irrigação necessária para diversos tipos de plantios, mesmo que a água seja proveniente de poços, cisternas, reservatórios e até mesmo de lagos.

Um dado sobre este equipamento que vale ressaltar é que ele deve ser adquirido de acordo com as especificações do local em que será implementado.

Deste modo, antes de procurar um distribuidor é necessário entender exatamente as aplicações que serão direcionadas para essa bomba.

2. Bomba auto escorvante

A motobomba auto escorvante é aplicada em sistemas de transferência de fluídos que estejam com defasagem em cortar as correntes de ar que podem acessar as conexões e tubos.

A motobomba realiza a sucção desse material permitindo que a bomba consiga trabalhar sem mais problemas.

Esse procedimento é feito de forma automática e, quando o ar é retirado, a bomba inicial da partida automática.

redator Autor