Quais os principais modelos de bateria NoBreak encontrados no mercado?

O sistema NoBreak inteligente é uma inovação contemporânea, no qual vem se disseminando de maneira exponencial no contexto mercadológico onde se adéqua – o âmbito tecnológico das geradoras e/ou reguladoras de energia para computadores.

Medidos a partir de volt amperes (transcritos como VA), estes equipamentos condicionadores regulam o grau de voltagem e pureza da energia liberada aos eletrônicos conectados a ele – como computadores, impressoras, modem de internet, entre outros.

Modelos de bateria nobreak

Os principais modelos de bateria NoBreak presentes no mercado atual se dão pelas baterias do tipo standby (exercidas de maneira offline), de linha interativa ou on-line (denominadas também de baterias de dupla conversão), de diversos tamanhos destinados a um fim específico: do uso residencial ao industrial corporativo.

O reconhecimento distintivo entre estes modelos, a partir de características ou funções únicas, é um passo relevante no que diz respeito a escolha do tipo de nobreak adequado à finalidade desejada.

Para isto, serão apresentados aspectos principais de cada uma dessas baterias, além de possíveis vantagens e aplicações.

Primeiramente, é primordial salientar a diferença entre uma bateria selada para nobreak e uma bateria estacionária de mesma finalidade.

De maior adaptação à funcionalidade de uma nobreak, as baterias de categoria selada – também conhecidas como VRLA – apresentam aspectos variados, como a possibilidade de operação em várias posições; não vazamento do eletrólito gerador da regulação de energia; manutenção mais específica; etc.

Por outro lado, a bateria estacionária para nobreak, igualmente adequada a necessidade deste equipamento, são mais versáteis a outras aplicações e de manutenção simples, destinadas a sistemas de nobreak mais complexos e potentes.

A partir desta noção inicial, pode-se subdividir os três modelos mais abrangentes de uma Bateria NoBreak de forma mais concreta.

O modelo Standby (ou Offline) é o mais recorrente no mercado, resultantes de seu preço baixo e utilização individual.

Recomendações

É recomendado principalmente em pequenos equipamentos eletrônicos residenciais ou de escritório (computadores, por exemplo), nas quais exercem sua função somente em interrupções bruscas de energia contendo impactos maiores.

Os produtos do segmento de “linha interativa” possuem apenas algumas divergências do off-line, a partir da presença de uma peça denominada AVR, de ajuste às flutuações e mudanças ocorridas no sistema elétrico, garantindo eficiência na proteção dos equipamentos conectados a ele.

Por fim, o nobreak online é apto a converter correntes elétricas (de alternada a direta) com o intuito de abastecer a bateria, transformando posteriormente a corrente direta por alternada, de forma limpa e com voltagem constante, com indicações para grandes servidores, e locais/equipamentos dependentes de energia contínua.

Através da comparação entre uma bateria nobreak e outros equipamentos, como os estabilizadores vastamente utilizados em computadores pessoais.

É possível identificar alguns aspectos que os distinguem uns dos outros, por exemplo: seus tamanhos diferentes, a resistência por um certo grau de energia liberado, o tempo de vida útil referente a cada um destes sistemas, etc.

A escolha pela utilização de um produto Nobreak barato e eficiente resulta em consequências positivas a curto, médio e longo prazo, destacando-se:

  • A proteção de seu computador em vista de variações (picos de energia, por exemplo) ou queda total da mesma – os eventuais blackouts urbanos;
  • Um tempo hábil de 15 minutos a partir do momento da queda total de energia, para que seu computador possa salvar os arquivos pendentes e desligá-lo, em que esta energia extra advém de uma bateria externa constituída dentro de uma Nobreak.
  • A transmissão de energia limpa para os componentes do computador;
  • Maior vida útil tanto da bateria quantos dos aparelhos conectados;
  • Entre outras vantagens, que devem ser levadas em conta na escolha deste produto.

Em contrapartida, há também algumas desvantagens neste uso, não inviabilizando a escolha por um sistema de baterias nobreak, sendo elas: um tamanho maior que os estabilizadores comuns, vida útil entre dois a três anos, e um preço relativamente alto (que se justapõe ao custo-benefício deste equipamento).

A busca por fornecedores de alta qualidade é a etapa de maior importância, evitando assim futuras complicações por uma escolha errônea de baterias do sistema nobreak.

Portanto, além da compreensão das especificidades destes produtos, é necessário também identificar e optar por empresas que garantam um bom produto e atendimento, demonstrando eficiência e comprometimento com o cliente.

Os modelos de bateria nobreak, sobretudo a bateria selada para nobreak e a bateria estacionária para nobreak, são apenas alguns exemplos de inovações dentro de um campo tecnológico que se desenvolve ininterruptamente.

Reconhecer estas constituições inovadoras têm uma carga significativa no incentivo por novas alternativas que busquem métodos sustentáveis e eficientes.

Além de possuir um embasamento teórico maior no momento de escolha entre materiais relativamente similares de um único tipo de produto, não apenas que dizem respeito a estes equipamentos tecnológicos, mas a qualquer outra mercadoria que possua suas variantes.

redator Autor