A complexidade das instalações industriais, assim como a modernidade dos equipamentos, aumentam ao passo que a competitividade no mercado também é crescente. Por isso, para que a indústria alcance bons níveis de produtividade, sem afetar a vida útil dos equipamentos e as características dos produtos, a metrologia é essencial.
A metrologia é a ciência que estuda a medição, fundamental para o controle de qualidade de produtos e serviços, por meio da utilização de equipamentos fabricados especialmente para cada tipo de medição.
Embora seja desconhecida por muita gente, trata-se de uma ciência utilizada frequentemente no dia a dia. Estamos cercados por instrumentos de medição, que contribuem para a nossa qualidade de vida, relações de consumo e nos ajudam a tomar decisões.
A metrologia engloba diversas áreas, como a saúde, com a medição de temperatura corporal, por exemplo. Entretanto, nas indústrias a metrologia é imprescindível tanto para os setores produtivos quanto para o consumidor.
A importância da metrologia na indústria
Independentemente do setor industrial, o uso de equipamentos de medição está intimamente relacionado ao controle dos processos de fabricação e domínio sobre a qualidade dos produtos. O uso de um bom processo metrológico, portanto, reflete na garantia dos produtos, um fator de grande diferenciação para o mercado.
Além disso, a medição possibilita o aumento na produtividade. Também contribui para a qualidade dos produtos, auxilia na promoção de segurança nas indústrias, ajuda a reduzir custos de produção e entre outros benefícios.
A produção industrial em larga escala depende de processos realizados de maneira padronizada, resultando em produtos com as mesmas medidas e características. Do contrário, a fábrica pode ter prejuízos com a perda das peças por inadequação.
A metrologia contribui para a manutenção de processos bem definidos de fabricação e manuseio de materiais. Assim, é possível garantir todos os padrões de qualidade, independentemente de qual seja o produto ou dos processos envolvidos na sua fabricação, já que existe uma infinidade de equipamentos de medição.
Principais instrumentos de medição industriais
Nas fábricas, os instrumentos de medição são responsáveis por auxiliar no controle dos processos, por meio de leituras interpretativas de medições físicas e químicas.
Um exemplo é o uso de medidor de umidade de grãos na indústria alimentícia, que possibilita o controle das propriedades dos alimentos. Esse tipo de instrumento é muito importante para o controle das produções porque a presença de umidade pode resultar em prejuízos decorrentes da proliferação de fungos, bactérias e até a perda dos alimentos.
Eles são imprescindíveis para que os mais variados processos de produção se tornem melhores e mais eficientes. Por isso há uma série de tipos de medidores, adequados para cada aplicação. Dentre eles, os principais são os:
- Sensores e transmissores de pressão;
- Vacuômetros para medição da pressão de gases industriais e fluídos;
- Termopares, que medem a temperatura de equipamentos;
- Pressostatos, usados para identificação da pressão do ambiente;
- Manômetros, utilizando em medição de pressão.
Com relação ao último item, trata-se de um dos mais tradicionais equipamentos de medição. Os manômetros estão disponíveis em versões eletrônicas ou mecânicas.
Dentre as aplicações, estão a medição de equipamentos como compressores de ar, equipamentos pneumáticos, tubulações de gás ou até cilindro de oxigênio industrial.
A importância do conhecimento sobre os instrumentos está no fato de que eles trabalham em cadeia. As grandezas, como pressão, temperatura, vazão, tensão, corrente e entre outras, são reguladas à partir das medidas.
Para agregar mais qualidade, potência e desempenho aos processos, os instrumentos de medição estão a cada dia mais precisos.
Instrumentação para medição e automação
Um erro bastante comum quando se fala em medição nas indústrias é a confusão da instrumentação com a automação. Embora ambos utilizem equipamentos para a melhoria na produtividade e qualidade, os conceitos são distintos e têm objetivos diferente.
Enquanto a instrumentação está focada na medição e controle do desempenho industrial, com todos os benefícios que isso envolve, a automação diz respeito à automatização das produções.
A automação é o uso de diversos tipos de equipamentos e dispositivos para o controle das operações envolvidas nas linhas de produção.
Neste caso, a tecnologia é utilizada para fazer com que o maquinário opere de maneira autônoma, impactando em redução de custos com mão de obra e mais produtividade.
Nos sistemas de automação, os equipamentos medidores podem atuar na detecção de variáveis, colaborando para o controle das atividades.