Os gestores de empresas sabem como a etapa de logística é importante, mesmo que ela seja somente interna. Isso porque garantir o transporte do produto de forma segura, preservando sua qualidade, é condição primária para um bom controle de qualidade.
Formas erradas, com materiais de baixa qualidade, podem acarretar em perda ou danos à mercadoria e, por fim, em prejuízo para a empresa.
Tenha em mente que meios de transporte de mercadoria eficazes trazem segurança aos processos de logística interna e um melhor serviço prestado.
Por conta disso o artigo abaixo evidencia três meios que podem ser utilizados para transportar as mercadorias com eficiência e praticidade no ramo industrial.
O pallet de madeira
Os populares pallets de madeira são os de uso mais popular e são produzidos a partir de diversas opções de materiais amadeirados.
A medida mais comum a ser utilizada é a do pallet europeu, com 1.200×800 mm. Além desta, também podem utilizar medicas como a de 1.200×1.000 mm, conhecidos como pallets brasileiros, ou ainda a medidade de 1.200×1.200 mm.
Dependendo do tipo de carga a ser transportada, é também rotineiro o uso do pallet de madeira com 800×600 mm, que também são conhecidos como meio pallet. Isso ocorre por conta de sua medida apresentar a metade do modelo de padrão europeu.
O modelo mais utilizado é o tipo 1, que é o único válido para ser usado indistintamente em quaisquer sistemas de armazenagem. De modo geral, apresenta a condição de a base poder se apoiar perpendicularmente nas longarinas das estantes, nos trilhos de apoio ou mesmo nos caminhos de roletes.
O pallet de plástico
Pallets plásticos são uma variação do pallet tradicional de madeira e apresenta relativas vantagens aos outros tipos de pallets.
Por serem produtos de fabricação rudimentar, os já citados pallets de madeira são itens predispostos a uma constante degradação natural, que faz com que se tenha mais gastos com manutenção.
Já os pallets de plástico não exigem nenhuma manutenção em seu uso. A opção ainda apresenta uma estimativa de vida útil de cerca de 10 anos, o que gera uma economia média de cerca de 75%.
Simples de se manusear, tais pallets não apresentam riscos de segurança, além de proporcionarem menores custos para o transporte. Em síntese, suas vantagens são:
- Altamente resistentes;
- Fácil higienização;
- Mais leves que os tradicionais;
- Não exige nenhum tipo de manutenção.
Além dos benefícios citados acima, há também a vantagem ambiental que o pallet de plástico oferece. Ele é inteiramente reciclável e possui vida útil bem superior aos tradicionais de madeira.
Uma comparação breve é que para a produção de cinco pallets de madeira, é necessária cerca de uma árvore. No caso do plástico, para a produção dos mesmos cinco pallets, são tirados do meio ambiental cerca de 135 kg de resíduos plásticos.
Não há como não comparar com seus concorrentes de madeira, cuja a produção provém estritamente de itens da natureza. Além disso, também há a discussão acerca seu descarte, já que por ser de um material mais barato, seu descarte tende a ser feito em quaisquer localidades, sem nenhuma consciência ambiental.
Ao decidir adquirir o seu, busque por empresas especializadas em pallet, caixa de plastico e outros itens que se utilizam desta matéria prima.
Içamento de cargas
Este meio de transporte é adequado para situações que exijam o transporte vertical de uma carga grande que, por conta do tamanho, não pode ser transportada através de portas, escadas ou elevadores.
Esse é um método bem eficiente, mas necessita de qualificação específica da empresa, pois se trata de um método de alto grau de dificuldade.
O Içamento de cargas, por ser complexo e de ato risco, necessita da autorização do Corpo de Bombeiros da cidade em que ocorrerá o transporte.
A entidade precisa verificar se todas as medidas possíveis de segurança estão sendo seguidas à risca. Isso garante a segurança dos profissionais envolvidos e também de quem estará circulando na região.
O método é executado utilizando técnicas mecânicas e manuais, por meio de equipamentos e maquinários capazes de realizar o serviço, como um guindaste
Devido sua complexidade e importância, o método deve ser realizado, de preferência, por empresas com experiência no ramo e qualificação adequada.