Os procedimentos de medição são fundamentais para que os variados segmentos industriais possam contar com mais funcionalidade e precisão em suas atividades diárias, de modo a gerar produtos e resultados cada vez mais satisfatórios e de qualidade.
Dessa forma, é preciso contar com uma gama de equipamentos capazes de medir uma série de materiais e produtos com a finalidade de oferecer informações importantes para linhas de produção e montagem, que fazem parte de muitos processos.
No artigo a seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre alguns utensílios mais recorrentes e entender como seu funcionamento pode promover a produtividade mais contínua e, até mesmo, a economia de energia. Confira:
- Medidores de pressão;
- Medidores de temperatura;
- Medidores de consumo de energia;
- Cuidados importantes para a qualidade.
Manômetros
Os manômetros são muito empregados no cotidiano industrial por oferecerem a possibilidade de medir, de modo preciso e resolutivo, procedimentos mecânicos diversos.
Existem diferentes itens que podem ser utilizados, sendo alguns mais recorrentes que outros, já que o desempenho de cada um deles é bastante específico.
Para demandas que exigem a medição de pressão mais otimizada e de qualidade, o Manômetro de bourdon é a alternativa ideal.
Esse nome se dá pelo seu criador, o engenheiro francês Eugéne Bourdon, que fez uso do princípio aplicado em seu desempenho no século XIX e que foi responsável pelo desenvolvimento de um conceito que, até hoje, está presente nos variados segmentos das fábricas e indústrias.
Esse conceito tem como base a performance de uma mola elástica e de um tubo que apresenta uma curvatura de c9, ideal para esse medidor de pressão, que também conta com uma seção oval transversal.
O funcionamento desse tipo de manômetro se dá pela pressurização interna do tubo, que faz com que a seção transversal seja alterada e se direcione a uma forma circular.
A partir disso, com a tensão sobre o aro, o raio do tubo (em forma de c) aumenta, movendo o final do tubo por, aproximadamente, dois ou três milímetros.
A medida de pressão é obtida justamente por esse deslocamento, que revela, por meio de um ponteiro, os dados necessários para as diversas operações onde o equipamento é aplicado.
Medidor de consumo
Os recursos elétricos também precisam ser medidos em uma grande variedade de atividades industriais, de modo que o Medidor de energia digital é encontrado nos setores onde há uma demanda por monitoramento e também pelo acompanhamento preciso da utilização de energia.
Existem diferentes modelos desse tipo de medidor, de modo que eles podem também estar presentes em estruturas residenciais.
Com as versões portáteis desse produto é possível obter vantagens, como praticidade e agilidade, nos processos de montagem e produção nas indústrias.
É possível contar, ainda, com tecnologias que facilitam seu funcionamento e tornam seu uso ainda mais otimizador, como a conexão via Bluetooth, gerando comunicação integrada e possibilitando que o analista dos dados obtidos possa acessar as informações necessárias a partir de um escaneamento.
Entre as maiores vantagens de sua aplicação está a possibilidade de economizar com o gasto de energia, já que será possível acompanhar de perto o consumo obtido.
Medindo a temperatura
A utilização de um medidor de temperatura é uma necessidade constante e indispensável para o setor industrial, sendo o termopar um dos equipamentos mais empregados nesse tipo de demanda.
Ele pode ser constituído de diferentes metais e sua estrutura, unidas pelas extremidades, é conectada a um termômetro preciso.
Existem diferentes tipos de termopar, sendo o modelo chamado de K um dos mais recorrentes por seu alto desempenho e eficiência em diferentes processos.
O Termopar tipo k preço, por sua vez, pode variar conforme a fabricante e também de acordo com os recursos oferecidos pelo equipamento.
Vale lembrar que a configuração correta possibilita a medição de temperatura ideal e evita a obtenção de dados enganosos, o que pode prejudicar, significativamente, a produtividade e a qualidade.
Em qualquer processo de medição, portanto, vale a pena investir não apenas em produtos de qualidade como em profissionais especializados na interpretação de dados e no manejo dos equipamentos.
Isso vai assegurar o prolongamento da vida útil de cada utensílio aplicado e também a precisão de dados e informações que são extremamente importantes para o sucesso dos procedimentos internos nas fábricas e indústrias em geral.