A realização de medição é uma atitude imprescindível no âmbito industrial.É com as medições que se pode estabelecer padrões na produção, realizar o controle de qualidade de maneira correta, estipular preços e orçamentos e etc.
De alguma maneira, alguma medição será necessária, não importa de qual setor estamos falando.
Muitas vezes, utilizadas para a segurança de determinados serviços, as medições são realizadas com equipamentos específicos, que tem como objetivo sinalizar de forma precisa as condições reais de determinado item.
Sabemos os mais conhecidos materiais de medição, como a balança, o termómetro, o multímetro etc.
Porém, há alguns instrumentos que realizam algumas medições específicas que poucas vezes damos atenção à eles, mesmo estes sendo equipamentos de desempenho invejável e de alta precisão.
Para que possamos conhecer esses itens, desenvolvemos este texto apresentando três deles e a aplicação dos mesmos no ramo industrial e laboratorial.
Então, aconselho que continue com seu texto e venha junto comigo descobrir e conhecer esse equipamentos mais que interessantes.
Phmetro
Este equipamento, o phmetro, é utilizado para medir o potencial hidrogeniônico (pH), desta forma, indica a acidez, a neutralidade ou a alcalinidade de diversas amostras distintas.
Sua constituição se dá basicamente por um eletrodo que é conectado a um potenciômetro, este possibilita a conversão do valor potencial dele em unidades de pH.
Assim que se submete o eletrodo à amostra, ele produz o que se chama de multvolts, e estes são transformados em escala de pH.
Logicamente, a Calibração de phmetro é altamente necessária para a realização de suas medições com a devida assertividade, e esta deve ser realizada de acordo com os específicos valores de referência que existem nas soluções de calibração.
A frequência com que se calibra está direta e exclusivamente relacionada à frequência da realização das medições e também a qualidade do equipamento aqui citado.
Existem alguns itens que podem influenciar no momento da calibragem do equipamento, e devido a isso, é necessário ficar atento à eles:
- Potencial de junção;
- Quantidade de sódio;
- Quantidade de ácido;
- Hidratação e temperatura.
Caso o equipamento se encontre estável e funcional, realizando medições diárias e frequentes, não se necessita calibrá-lo a cada dia. Já nos casos onde essa medição não é diária e recorrente, o ideal é calibra-lo antes de seu uso.
Espectrofotômetro
Este item, também largamente utilizado em laboratórios (inclusive industriais), é um aparelho que tem como função medir e comparar a quantidade de luz que uma específica solução absorve.
Sendo assim, o dispositivo consegue identificar e determinar qual a real concentração de substâncias que realizam a absorção da energia incidente.
A Calibração espectrofotômetro também deve ser realizada, de forma que ele apresente os resultados precisos e condizentes com a realidade.
Ele tem grande e vasta funcionalidade e eficiência, e é muito utilizado em várias áreas, como: química, biologia molecular, bioquímica, biologia molecular e etc.
Existem algumas variações na constituição de cada aparelho, porém a grande maioria é constituída de uma fonte estável de energia, normalmente uma lâmpada incandescente, um seletor de faixa espectral, para selecionar o comprimento da onda de luz, o recipiente de análise e o detector de radiação, para medir relativamente a luz e a sua intensidade.
Muitas empresas de calibração desses equipamentos, levam o calibrador até onde você se encontra, para que se dê o processo de ajuste do produto.
Termopar tipo k
Este equipamento é largamente utilizado para a realização de medição de temperatura. Ele se constitui de dois metais distintos, estes que são unidos por suas extremidade e ligados a um termômetro termopar.
Se configurado da maneira correta, o Termopar tipo k, fornece medições precisas de temperatura em ampla faixa.
Também são conhecidos por sua alta versatilidade como sensores de temperatura, também são utilizados em uma ampla e diversa gama de aplicações, desde o de uso industrial até o so mais utilitário e regular.
Pois bem, a utilização de instrumentos de medição é de suma importância para a indústria e para outros diversos meios, como o de estudos e análises científicas. Eles auxiliam no trabalho e delimitam o que deve ser realizado a seguir.
Muitas vezes não reparamos, mas sempre estamos em contato com algum instrumento de medição, desde um termostato digital presente em nossos apartamentos, até as balanças clínicas que também utilizamos.
De toda a forma, as medições sempre estarão presentes em diversos âmbitos de nossas vidas.