Materiais necessários para a produção da indústria

A indústria é um setor de extrema importância para a confecção de praticamente todos os materiais presentes no cotidiano. Isso porque, é a indústria que se consegue alavancar boa parte da economia brasileira, estando presente em diversos segmentos como processos agrícolas, siderúrgicas, metalúrgicas, indústria automobilística, dentre outros exemplos.

Um dos elementos que está super presente na indústria e na sociedade são os metais. O uso do metal é antigo, desde as primeiras civilizações quando o ouro, ferro e o cobre foram descobertos, estando presentes em joias, armamentos e estruturas.

O metal, por ser resistente e apresentar durabilidade é um importante aliado tanto em equipamentos industriais como matéria-prima de vários outros setores.

Na maioria das peças existentes na sociedade, é possível verificar a presença de algum metal.

No seu carro, celular, televisão, estrutura da casa, talher, panela, dentre outros exemplos. Para que o metal seja utilizado na indústria e em outros segmentos, é fundamental que a peça ou a Chapa seja confeccionada baseada em critérios de segurança, já que existem normas reguladoras para o manuseio desses materiais.

O uso de metais na indústria: como funciona?

Os metais são encontrados na natureza e, ao serem extraídos, passam por vários processos de purificação e manuseio até chegar na chapa ou material desejado.

Para que o metal possa ser utilizado dentro da indústria ocorre o que chamamos de “liga metalica”, ou seja, metais se misturam a outros elementos químicos, formando um material ainda mais resistente.

Um bom exemplo de liga metálica é a Chapa de aço, que é formada de forma principal de ferro e carbono. Uma liga metálica pode ser utilizada em vários segmentos industriais, tendo várias aplicações, cada uma com suas especificações de uso.

Geralmente, para formar essa liga metálica, alguns metais são derretidos e expostos a altas temperaturas, passando também pelo resfriamento, o que garante o aumento da sua resistência e dureza.

A depender da utilidade do metal, é possível oferecer resistência, mas sem a dureza, para que o material seja mais fácil de trabalhar, como é o caso do alumínio, que não é encontrado de forma pura na natureza, mas que se transforma em um material totalmente versátil que pode ser transformado desde uma janela de alumínio a um papel alumínio, por exemplo.

No caso, a indústria realiza esse parâmetro sobre a dureza do metal para encaminhar sua utilidade.

Chapa de ferro e de aço

Em uma indústria e outros locais como uma obra do setor da construção civil, é muito comum ter materiais a base de ferro e aço e a construção agregar elementos de ferro e aço para garantir a resistência do local. Mas, existem peças especificas que podem participar desse processo.

Um deles é a Chapa perfurada aço carbono. Esse material é altamente resistente e confiável, podendo estar presente em equipamentos ferroviários ou do metrô, em peças para automóveis, em engrenagens e até em facas.

No caso da chapa perfurada, ela pode ser utilizada por apresentar várias qualidades, como:

  • Facilita a passagem de ar, melhorando a ventilação;
  • É translúcida, ou seja, permite visualização no caso de construções;
  • Ajuda a propagar o som;
  • Possui um bom design;
  • Apesar de ser resistente, seu material apresenta leveza;
  • De fácil transporte.

Diante de tantas qualidades, investir em chapas perfuradas pode ser uma ótima opção. Outro tipo de chapa interessante é a Chapa perfurada galvanizada.

Alguns metais são suscetíveis à ferrugem, principalmente, os feitos à base de ferro. Por isso, existe uma pintura chamada de eletrostática que pode ser aplicada sobre a peça. Esse processo é chamado de galvanização, feito por meio da pintura e evita que a peça enferruje, aumentando sua vida útil.

Além de se preocupar onde comprar esse material e na instalação, é importante verificar se a peça atende aos requisitos técnicos de segurança. É importante que todo esse processo de fabricação da peça até sua instalação seja feito por uma equipe especializada.

Acessórios

Outros materiais à base de metais podem ser confeccionados na indústria além das chapas. Um deles são os Tubo de aço preço. Os tubos ajudam tanto na parte estrutural das edificações, torres, estádios, como em tubulações, por exemplo, sendo de extrema importância.

No mercado, existem variados modelos, específicos para a necessidade de cada cliente. O tipo, espessura e tamanho do tubo vai depender do tipo de construção e do local em que ele será aplicado.

redator Autor