Máquinas pensadas para atender o sistema agrícola

O setor agrícola é um dos mais importantes para a sociedade, ele é responsável por produzir uma quantidade infindável de produtos alimentícios e de outros usos que são empregados em diversas áreas.

Desta forma, é impensável viver sem os produtos produzidos pelos agricultores, pois, eles estão presentes no dia a dia de todas as pessoas.

No entanto, manter plantações não é uma tarefa fácil, os agricultores precisam do auxílio de máquinas pesadas que ajudam a tornar os processos mais rápidos. Para exemplificar é possível listar alguns dos equipamentos usados nas lavouras e explicar os possíveis usos e vantagens obtidos.

Para começar, é possível que a maioria das pessoas já tenha visto algum vídeo de trator trabalhando nas plantações, eles são fundamentais para uma série de trabalhos já que sua função principal é otimizar os trabalhos agrícolas, ou seja, ajudar na diminuição do tempo gasto em determinada tarefa, reduzir custos com mão de obras e melhorar os resultados obtidos.

Nesse sentido, um trator é uma máquina robusta que pode ser encontrada em diversos modelos, sendo que cada um é indicado para uma função específica e apresenta potência diferenciada.

Alguns dos trabalhos que podem ser feitos com o uso deste equipamento são:

  • Escavar terrenos;
  • Planar os terrenos;
  • Plantar;
  • Despejar fertilizantes;
  • Cuidar dos cultivos e da paisagem no campo.

No mais, esse é apenas um dos tipos de máquinas usadas, existe ainda colheitadeiras e plantadeiras que também se apresentam em modelos e tamanhos diversificados e tem uma ação muito importante nos trabalhos de plantação e colheita.

Cuidados com a irrigação das plantas

Em geral as fazendas e campos de plantação possuem uma extensão vasta, de modo que seria difícil para os funcionários irrigar toda a área com a frequência exigida e no tempo adequado.

Por esse motivo, os agricultores precisam contar com sistemas de irrigação automáticos que são acionados no momento certo.

Com o passar dos anos surgiu uma necessidade de preservar o meio ambiente e diminuir os gastos com a água, por isso, o sistema de irrigação por gotejamento foi inventado, ele utiliza uma quantidade menor do líquido, mas consegue exercer corretamente a irrigação sem deixar que nenhuma planta seja danificada.

Isso é possível porque ele consegue irrigar as raízes de maneira uniforme, pois, contém em sua montagem uma mangueira e um cano altamente resistente e durável, que são projetados para realizar uma irrigação bastante eficiente para áreas de todos os tamanhos, incluindo as de grande porte.

Além disso, esse sistema só consegue ser tão econômico graças a fita gotejadora que garante um abastecimento constante porém, em quantidades pequenas e assim as plantas se desenvolvem melhor.

Existe ainda o sistema de irrigação por microaspersão que possui por toda sua extensão emissores modernos que fazem com que a água seja distribuída de forma constante por meio dos tubos.

Nesse caso o uso mais indicado para esse sistema é dentro de estufas, pomares e hortas, já que sua eficiência permite que os produtos cresçam saudáveis e com alta qualidade.

Formas de manter os sistemas funcionando corretamente

Vale ressaltar que todos os maquinários e sistemas precisam passar por manutenção para que se mantenha em bom estado.

Em primeiro lugar, na hora de adquirir um produto é importante e verificar a procedência, ou seja, os componentes que farão parte do sistema de irrigação devem ser de boa qualidade e feitos com matéria-prima adequada, pois, assim a vida útil é estendida e diminui problemas futuros.

No entanto, é comum que com o passar dos anos alguma peças se deteriorem, pois, o uso é constante e exige muito dos componentes, e nesse caso é fundamental ver o problema a tempo de corrigir.

Afinal, como se trata de água o desperdício não é viável, até porque se houver um vazamento que não for detectado e ele passar muito tempo despejando a água pode causar muitos prejuízos.

Sendo assim, periodicamente deve ser feita uma manutenção que vise prevenir os danos. Os profissionais devem avaliar as condições de cada elemento e no caso de se apresentar uma possível falha eles agirão imediatamente para corrigir a falha antes que a mesma se agrave e cause ainda mais problemas.

Sendo assim, ter uma boa equipe e se manter atento a essas tarefas, pode fazer a diferença em muitos aspectos.

redator Autor