3 máquinas de resfriamento que você precisa conhecer

Muitos processos industriais precisam de uma temperatura específica para funcionarem.

A fundição de metais é um bom exemplo: estes materiais só saem do estado sólido para o líquido quando expostos a altas temperaturas.

Isso, junto com o calor produzido pelo maquinário pesado presente em muitas fábricas, pode tornar o ambiente muito quente.

Visando melhorar o conforto e a segurança dos trabalhadores, há uma série de itens no mercado cuja função é.

Justamente, resfriar esses materiais, de modo que eles não aumentem substancialmente a temperatura do restante do ambiente.

Confira, nesse post, algumas informações importantes a respeito desses itens:

Torre de resfriamento

A torre de resfriamento é uma edificação que muitas pessoas associam a usinas nucleares.

Entretanto, ela é usada para resfriar ambientes em fábricas dos mais diversos segmentos.

Ela é construída com o objetivo de eliminar os resíduos de calor do local, deixando o ambiente mais confortável.

Contudo, elas podem ser feitas para eliminar o calor por meio de vários métodos, tais como:

  • Evaporação de água quente;
  • Trocas gasosas entre o fluido quente e a atmosfera;
  • Uso de ventiladores mecânicos;
  • Tiragem natural, sem equipamentos.

No caso do resfriamento da água quente, por exemplo, ela pode ser evaporada, eliminando o excesso de calor, e, sem seguida, encaminhada a um tanque, para tratamento.

Ou, ainda, é possível promover trocas naturais entre a água quente e o ar atmosférico, mais frio, por meio do chamado processo não evaporativo.

A grande vantagem dele é que não há a dependência de quaisquer equipamentos elétricos para o processo de refrigeração, fazendo com que ele seja menos custoso e exige menos manutenção.

Tendo em vista a grande quantidade de variáveis presentes no processo, é preciso delegar o projeto e a construção da torre a uma empresa especializada, que conte com profissionais renomados.

Do contrário, ela não aliviará o calor, o que pode, até mesmo, causar acidentes. Uma das opções disponíveis no mercado é a torre de resfriamento alfaterm.

Climatizador industrial

Entretanto, a torre não é o único mecanismo com o qual as indústrias contam para evitar o superaquecimento de suas instalações. Existe outro, esse mais portátil e muito semelhante a um ventilador.

A diferença é que, além de fazer o ar circular, ele também evapora água em seu interior, e dissipa essas gotículas pelo ambiente. É o climatizador de ar.

Apesar de muito usado em residências, ele também costuma ser muito visto em indústrias.

Por mais que ele não possa resfriar fluidos, como a torre, ele tem um excelente potencial para deixar o interior da fábrica mais confortável para os trabalhadores, tendo em vista que ele reduz a sensação térmica.

Há muitas vantagens em se optar por este mecanismo de resfriamento ao invés de outras opções tradicionais, como o ar-condicionado e o ventilador.

Em primeiro lugar, estes equipamentos consomem menos energia, o que os torna mais econômicos.

Além disso, em locais onde a umidade relativa do ar é baixa, ele também colabora com um aumento dessa taxa, melhorando a qualidade do ar e evitando problemas respiratórios.

Outra boa notícia é que as fábricas não precisam improvisar com um equipamento de uso doméstico: há modelos projetados especialmente para o contexto industrial no mercado.

Tanques de resfriamento de leite

Muitas vezes, as soluções industriais de refrigeração são questão de saúde pública. É o caso do resfriador de leite.

Como o próprio nome diz, tais equipamentos são tanques, nos quais o líquido é resfriado logo depois da ordenha, chegando a uma temperatura próxima aos 4ºC.

É muito importante que ele seja colocado nos resfriadores o quanto antes, pois as primeiras.

Horas após a sua remoção das tetas da vaca são críticas para a proliferação de bactérias. Isto traz uma série de vantagens para o produtor, tais como:

  • Possibilidade de armazenar o leite por mais tempo;
  • Produção de um leite de sabor mais agradável;
  • Redução do leite descartado por acidez;
  • Possibilidade de fazer a coleta em dias alternados.

Além de utilizar estes tanques especiais, vale a pena investir em caminhões com baús isotérmicos para o transporte deste alimento.

Quando estes veículos seguem as recomendações da Vigilância Sanitária, eles não se aquecem.

O que permite que o transporte de gêneros perecíveis seja feito com mais segurança, preservando sua integridade e reduzindo a chance de que eles expirem.

redator Autor