Máquinas de processamento de vidros

Existem inúmeros tipos de indústrias, as que trabalham com elementos químicos para produção de cosméticos, tintas de parede, as que mexem com elementos químicos e outros agregados como a petroquímica, existem também as indústrias que trabalham com a transformação do ferro, como por exemplo, a siderurgia e também a metalurgia.

Há também outros setores que são de suma importância para construção de diversos produtos que usamos, como os computadores, os celulares e outros elementos.

Uma das empresas industriais mais importantes na atualidade é a da produção do vidro, e não é por menos, além de estarem presentes nos utensílios domésticos, é encontrado também na produção de garrafinhas de vidro para sucos, refrigerantes e outros elementos.

Apontamentos sobre os equipamentos para manuseio de vidro

Mas para que os vidros sejam processados de forma adequada é preciso o uso de máquinas para o manuseio desses materiais para então chegar ao resultado almejado. Dessa maneira há equipamentos para manuseio dos vidros que permitem:

  • Carregamento;
  • Cortador de vidro;
  • Lavagem de vidro;
  • Lapidação de vidros e outros.

Os carregadores automáticos de vidros têm a função de estocamento de chapas e também de colares de vidro.

Além disso, para o processamento de vidros, deve ser feito o processo de estocagem, garantindo que esses materiais frágeis sejam colocados de forma segura no espaço mais compacto possível.

É necessário também, para a retirada do vidro do estoque, o uso de um sistema de liberação e também de recuo automático dos cavaletes, em uma estrutura geralmente em aço carbono e também em conjunto com os equipamentos de corte a laser, proporcionando exatidão na montagem, seja para compor um tanque de fibra ou qualquer outro modelo.

Também é possível citar as mesas de corte automático, que são grandes aliadas no processamento de vidros na indústria.

São geralmente compostas por estruturas grandes e que possuem uma mecânica de alta precisão, o que garante as mais diversas formas de composição. Usar mesas de corte automático garante a alta produtividade e também a confiabilidade.

Tipos de máquinas de processamento de vidro

As indústrias que trabalham com o processamento de vidros começam como uma vidraçaria e, ao longo do tempo, vão alterando seus negócios conforme a demanda, oferecendo serviços mais complexos como revestimento em fibra de vidro ou então qualquer outro tipo de serviço complexo.

Ao aumentar o leque de produtos e serviços oferecidos, é preciso sempre verificar os custos envolvidos, para que então seja vantajosa a prestação desse serviço. Para isso, é importante saber os tipos de máquinas que uma empresa desse tipo tem de obter. Veja algumas das principais a seguir.

Mesa de corte de vidro

A mesa de corte de vidro, ou então máquina de cortar vidro, é muito importante para o manuseio do material já que permite que o trabalho seja seguro e com muita qualidade.

Uma mesa de corte de vidro de qualidade é geralmente robusta, com durabilidade e ajuda a proporcionar precisão, velocidade de corte e possibilita que o software trabalhe de maneira muita eficiente, pois é facilmente agregado ao uso da mesa de corte de vidro.

Lapidadora de vidro

A lapidação é outro setor muito importante nas indústrias de produção de vidro, isso porque tem como função retirar as bordas das chapas de vidro resultantes do corte na mesa.

Além disso, a lapidadora de vidro permite um melhor acabamento, permitindo a resistência do material contra as famosas trincas e quebras, de modo que seu manuseio seja garantido.

O acabamento feito pela lapidação de vidros permite que haja uma beleza do material, fazendo com que o produto seja agregado ao valor.

As lapidadoras de vidros podem ser ou de forma automática ou então de forma manual. As lapidadoras automáticas são as mais usadas hoje em dia por permitir melhores acabamentos.

Nessas lapidadoras, o vidro é que se movimenta para ser lapidado e não a lapidadora que se movimenta sobre o vidro.

Furadeira de vidro

Além do uso das lapidadoras, é importante realizar furos em alguns projetos para que ocorra a adaptação aos desvios onde serão colocados e também na fixação de puxadores e assim por diante.

A precisão é de suma importância para a realização dos furos, de modo que isso é possível com a furadeira.

Dessa maneira, percebemos que a indústria do vidro precisa de diversos elementos para que os produtos sejam de qualidade e de grande usabilidade.

redator Autor