Manutenções de alguns equipamentos industriais

No meio industrial, diversos equipamentos são utilizados para melhorar o desempenho da produção diária e garantir um produto final de qualidade elevada.

A tecnologia proporciona equipamentos que são fundamentais e que permitem às indústrias de diversos segmentos a realizarem o processo de produção muito mais rápido e seguro.

Sem esses equipamentos, muito do que consumimos hoje seria produzido em menor escala ou nem mesmo existiria. Mas você sabe quais são esses equipamentos e como e por que a manutenção é importante? Confira este artigo.

Alguns equipamentos presentes na indústria

Quando pensamos na indústria, logo pensamos em empresas que fabricam produtos dos mais variados tipos. Algumas das indústrias que mais fazem uso de diversos tipos de equipamentos são:

  • Indústria automotiva;
  • Indústria farmacêutica;
  • Indústria alimentícia;
  • Indústria metalúrgica.

Um dos equipamentos mais utilizados é a ponte rolante apoiada, é um equipamento utilizado para organização e movimentação de cargas nas atividades industriais.

Este equipamento conta com motores altamente potentes que movimentam as pontes e as cargas de maneira segura, prática e rápida. As cargas industriais pesadas dependem desse equipamento para serem manuseadas em segurança e sem afetar o andamento do processo industrial.

Ainda para o movimento de cargas, outro equipamento bastante utilizado é a plataforma elevatória. Este equipamento é utilizado para projetos em altura e pode ser encontrado na construção civil, onde é necessário atingir lugares altos para o bom andamento da construção.

Para o bom funcionamento de alguns equipamentos industriais, itens são importantes, como o inversor de frequencia. Este equipamento é utilizado para acionar um motor elétrico, ao mesmo tempo em que ajuda a variar a frequência e a tensão fornecidas, visando melhorar e controlar a velocidade e a potência consumida por esses motores.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre alguns equipamentos utilizados no meio industrial, vamos falar um pouco sobre um procedimento muito importante, conhecido como usinagem alumínio.

A usinagem de alumínio é um procedimento muito importante para a confecção de itens para indústrias como a automotiva, química, de alimentos e dentre outras. Esse tipo de usinagem permite que os produtos sejam desenvolvidos com qualidade, além de excelente acabamento por meio das especificações do cliente.

Para que esse processo industrial seja possível, máquinas como a CNC são utilizadas, pois realizam o controle simultâneo dos eixos e desenvolvem perfis de diferentes complexidades.

Possuem características de alta precisão ao produzir cada peça. Assim como qualquer outro setor industrial, a usinagem também faz uso de equipamentos que precisam de controle. Mas você sabe como isso funciona?

A automação industrial trouxe mais autonomia para a s indústrias trabalharem e controlarem o seu processo de produção. É uma tecnologia que revolucionou a maneira como funciona cada equipamento e como eles são controlados.

Por meio da tecnologia envolvida nesses processos, é possível garantir um alinhamento perfeito do funcionamento de máquinas e equipamentos.

O sistema supervisório scada, por exemplo, que em inglês significa “Supervisory control and data acquisition” é um sistema que controla os dados dos equipamentos utilizados pelo meio industrial e em tempo real.

Isso facilita e otimiza a produção, ajudando operadores e gerentes a controlar os processos de produção, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade do produto final.

Para o monitoramento em tempo real, a tela do computador funciona como uma substituta ou em paralelo com uma IHM, sendo o computador conectado aos equipamentos por meio de módulos de comunicação.

Os equipamentos usados nas indústrias são importante e insubstituíveis, como você pôde notar lendo este artigo. Mas para evitar prejuízos, esses equipamentos precisam de manutenção preventiva. Veja a seguir a importância da manutenção preventiva para os equipamentos.

Por que a manutenção preventiva é importante?

Imagine uma indústria farmacêutica que precisa produzir uma quantidade X de remédio para a saúde pública, mas de repente um equipamento fundamental para essa fabricação simplesmente para de funcionar.

Com certeza a produção será paralisada e os prejuízos por conta disso serão enormes. Para evitar este transtorno existe uma maneira muito simples: manutenção preventiva.

A manutenção preventiva é uma revisão periódica de máquinas e equipamentos utilizados pelo meio industrial que visa identificar possíveis problemas como peças que precisam ser trocadas, além de averiguar como anda o funcionamento de cada equipamento.

Portanto, trata-se de uma atitude preventiva que evitará prejuízos tanto para os equipamentos quanto para a produção. Indispensável, não é mesmo?!

Depois de ler este artigo você, com certeza, sabe e entendeu o quanto os equipamentos industriais são indispensáveis. Cuidar bem deles também é fundamental para garantir a qualidade do produto e evitar perdas irreparáveis.

redator Autor