Confira alguns itens necessários em empresas que atuam com cargas

Cuidar do estoque, transportar produtos, separar por categoria, controlar as entradas e saídas, são atividades corriqueiras em empresas que cuidam de cargas em todo o mundo.

Se o profissional indicado para cuidar dessa logística, acumula funções e não tem os equipamentos apropriados para tal fim, fica complicado e impossível fazer qualquer cobrança por produtividade.

Este profissional necessita estar sempre atualizado sobre as mudanças e evoluções do mercado, e deve buscar melhorias para a empresa continuar crescendo.

Com diversas tecnologias à disposição, o setor nitidamente vem passando por transformações benéficas, que estão auxiliando na solução de imprevistos, processos internos, prever diagnósticos, entre outros.

Ter os equipamentos certos em sua empresa podem fazer toda a diferença

Os impactos na produtividade e nos resultados são uma consequência direta de seus usos corretos, como listado a seguir:

Empilhadeiras

Bem difundida, a empilhadeira eletrica, a mais comum, ajuda a carregar e descarregar as cargas. Podem transportar até dezesseis mil quilos, através de procedimentos automatizados.

É necessário ter um profissional capacitado com treinamentos e habilitação competentes. Facilmente encontramos casos de profissionais que se acidentam, devido a essa falta de habilidade, até mesmo os que dirigem uma simples mini carregadeira.

Dentre os tipos mais comuns, podemos citar:

  • Empilhadeira Retrátil;
  • Empilhadeira Patolada;
  • Empilhadeira Contrabalanceada.

Transpaletes

Ideais para deslocar materiais em movimentações horizontais e por isso, não são recomendadas para trabalhos em locais com prateleiras muito altas.

Podem ser manuseadas através de bateria elétrica, como por exemplo, a transpaleteira eletrica crown, que conta com a força e a resistência precisas para atender docas, serviços de entregas, reposições de estoque e até a indústria pesada.

Os tipos mais comuns são:

  • Transpalete Manual;
  • Transpalete Elétrica.

Vale prestar bem a atenção no seu sistema de rolamento, pois são necessárias rodas com ótimo desenho e funcionamento, conforme o piso do lugar.

Se o piso do local for liso e pouco abrasivo, deve-se optar por rodas de nylon, por exemplo. Se for piso usinado ou pintado, as rodas de poliuretano são as mais indicadas.

Containers

São indispensáveis, bem conhecidos e extremamente úteis para armazenar materiais irregulares e difíceis de empilhar. Os tipos mais comuns são:

  • Caixa metálica;
  • Caçamba basculante.

Guindastes

Muito usado em terminais portuários pois suportam cargas maiores, os guindastes só podem ser operados por profissionais qualificados e requerem revisão periódica e de procedimentos essenciais, como a calibração de instrumentos.

Podem ser encontrados em diversos modelos, nos quais citamos alguns abaixo:

  • Grua;
  • Grua florestal;
  • Pinça;
  • Pórtico.

Racks

Os racks abrangem o aproveitamento da altura disponível em um armazém, pois trata-se de um sistema de verticalização para facilitar o transporte das cargas, sem transferir o peso todo, deslizando-as. Podemos citar a seguir outro sistema parecido.

Porta-palete

Possui esboço adaptável a qualquer local, bem como a movimentação de qualquer palete sem precisar retirá-lo.

A importância da segurança

A segurança da carga armazenada também é fundamental para se ter sucesso nesse tipo de negócio. Toda proteção é fundamental para assegurar que os seus equipamentos e produtos não sofram nenhum dano ou subtração indevida.

O mercado disponibiliza diversas ferramentas, capazes de assegurar sua proteção. A porta de aço, por exemplo, que protege os armazéns ou estabelecimentos, são bem difundidas entre os empresários dessa área.

O material para esse tipo de proteção indicado, é a chapa transvision. Comum no uso de portas de enrolar, por exemplo. São muito resistentes e devem ser perfeitamente operacionais.

Possuem excelente durabilidade, já que investir em algo de pior qualidade, pode trazer custos extras nada desejados, além do que evitam aqueles ambientes com grade para porta, passando uma impressão pouco segura ao seu galpão.

A logística de cargas é parte principal nas empresas, exigindo sempre mais agilidade e eficácia no tempo de entrega, gestão de estoque e na solução de problemas do dia a dia.

Para que esses objetivos sejam atingidos, o mercado disponibiliza diversos equipamentos imprescindíveis. Importante lembrar também que, o profissional deste setor deve tomar certas determinações de acordo com os elementos disponíveis.

Logo, as tecnologias não irão parar de mudar e a maneira como este profissional responsável pela logística deve pensar, organizar e operacionalizar a cadeia de suprimentos.

Em momentos como esse, é imprescindível trabalhar com os equipamentos de logística corretos para garantir o sucesso nas operações e claro, a segurança e saúde dos colaboradores.

redator Autor