A indústria possui sistemas complexos e variados, onde se tem tubos, máquinas e pessoas trabalhando para que todos os métodos sejam atendidos de forma eficiente e precisa. Uma indústria eficiente é uma indústria que consegue manter todos os processos unidos e funcionando em uma perfeita harmonia.
E é nesse sentido que existem os instrumentos metálicos, que são variados desde o cabo de aço até as famosas chapas e barramentos.
Assim, com esses equipamentos ajudam os processos industriais a serem mais otimizados e facilitados. Dessa maneira, esse artigo falará de alguns tipos de equipamentos e ferramentas de aço e também metálicos para compreender o uso dentro da indústria.
Tubos de aço
Um dos equipamentos são chamados tubos de aço e essas ferramentas estão presentes em diversos locais e em cadeias produtivas diferenciadas.
Esses tubos são feitos de aço que é um material bastante resistente. O aço mais usado é o chamado galvanizado, que é um processo de blindagem do aço para que então o material seja anti corrosão.
Esses tubos são usados também para barramento de cobre para painel. Assim, temos diversos tipos de tubos de aço como:
Tubos quadrados
Os tubos de aço quadrado são colocados e usados em diversos tipos de locais na indústria e podem ser encontrados com ou sem costura, e tem tanto uma estética preta ou então galvanizada.
Esse tipo de tubo também é chamada de Metalon e usadas em grande medida em estruturas metálicas por conta do seu modelo quadrados.
Os tubos quadrados também são usados em máquinas e em qualquer setor que precise de resistência a impactos mecânicos e possuem uma composição com alta concentração de carbono.
Tubos retangulares
Os tubos retangulares como os quadrados também são usados em estruturas metálicas, tendo uma atenção especial para vigas e as colunas de sustentação.
Por possuir uma forma geométrica é usado em estruturas de mezaninos, fundações, suportes para pisos de metal e diversos outros tipos de aplicações.
O corte de tubos de aço presente no retangular permite aplicações na arquitetura, engenharia e construção civil.
Tubos industriais redondos
Os tubos redondos são fabricados com um tipo de aço carbono e possuem a chamada costura longitudinal. E esse tipo de aço é possível encontrar nos materiais de chapa de aço antiderrapante.
Esses tubos são encontrados em estruturas metálicas de playgrounds, corrimões, usinagem e outros.
Chapas de aço
Outro equipamento importante para as indústrias são as chamadas chapas de aço. Para a indústria elas são extremamente importantes por serem práticas e eficientes. Por conta disso o mercado desse tipo de material está em constante expansão.
Existem então diversos tipos de chapas de aço, na qual podemos listar como:
- chapa expandida;
- fina quente;
- galvanizada;
- inox.
A chapa expandida nada mais é que uma malha rígida que possuem diversas espessuras e são usadas de diversas maneiras, como para divisórias para pisos, telas de proteção e também áreas de decoração.
A chapa fina quente é aquela que possui resistência mecânica e tem uma ótima proteção contra a corrosão, ou seja, que possui uma alta resistência. Os locais mais usados são na utilização de estampagens e tubulações.
A chapa galvanizada é excelente por conta da flexibilidade e são usadas para calhas e cantoneiras (sendo encontrada como cantoneira de ferro). A chapa galvanizada é usada por conta de espessuras e é mais maleável que as demais.
A chapa inox é mais versátil e são usados em diferentes setores como na construção civil, no alimentício e farmacêutico, e possuem diversos tipos de espessuras e acabamentos, e por conta disso a sua utilização é mais prática.
Diferenças da chapa expandida
Uma das chapas mais usadas é a expandida, e essa é uma das melhores por serem extremamente versáteis. Possuem diversas espessuras e podem ser encontrados com costuras longitudinais e transversalmente, e podem ser facilmente adaptadas para os mais diferentes projetos.
Além disso possui um ótimo custo-benefício já que seu processo desperdiça o mínimo possível de material.
Assim, vimos que as chapas e os tubos de aço e ferro são extremamente importantes para os processos industriais, já que permitem uma maior otimização dos processos, e também facilita todos os sistemas, desde o sistema de produção até o distribuição. Por isso que é de suma importância a utilização dessas ferramentas para uma melhor adequação industrial.