Instalações devem contar com equipamentos eficientes

Os cuidados dentro de uma oficina, principalmente no setor industrial, em que equipes aplicam a segurança do trabalho de forma categórica, devem ser levados em consideração. Isso deve ser feito tanto pensando no próprio bem como no bem coletivo.

Isso porque qualquer risco de acidente pode prejudicar e envolver mais de uma pessoa. Isso deve ser evitado de todas as maneiras.

Muitas máquinas possuem movimentos automáticos e, nesse caso, qualquer distração pode causar um acidente. A atenção deve ser redobrada, em todos os casos.

Oficina de ferramentaria com segurança

A aplicação de um projeto de segurança pode ser ideal, com informações distribuídas em todos os locais.

A disposição das máquinas e a maneira de se trabalhar também reflete na forma como a segurança é retratada dentro de uma oficina.

Assim, todas as condições devem prover um espaço limpo, devidamente iluminado, com organização constante e com funcionários zelando por um local de trabalho devidamente ajustado.

Para os profissionais que trabalham na área de construção civil, que utilizam perfil de alumínio estrutural, seja construindo portas e janelas, obras de grande porte e até mesmo como a cobertura de forros comerciais e residenciais, as máquinas devem ser preparadas de acordo com o material a ser utilizado.

Como há muita rebarba, após feito o recorte das peças para encaixe, é preciso que o uso de óculos de segurança sejam obrigatórios, evitando que os olhos fiquem expostos a este tipo de perigo.

As empresas são obrigadas a fornecer a seus funcionários todo equipamento de segurança individual, pois seguem as normas regulamentadoras de segurança, ou nr, conforme a lei trabalhista vigente.

Estas normas tem como objetivo manter ambientes salubres, ou no casos de espaços insalubres, que sejam fornecidos os equipamentos de segurança necessários e que se aplicam no local de trabalho.

Todas as condições sanitárias do local também são observadas e adaptadas, caso não se enquadrem no escopo de segurança adequado.

As instalações elétricas também são observadas, tanto pela equipe de segurança do trabalho, quanto por agentes de fiscalização.

Em muitos casos, são oferecidas diversas soluções para o terminal elétrico, que deve constar em um projeto de engenharia elétrica, além de quais os tipos de material que foram utilizados para a realização do projeto.

O monitoramento também deve ser frequente por parte dos operadores das máquinas em questão, devendo avisar com antecedência quando algo estiver fora dos padrões de segurança.

Os profissionais que trabalham diretamente na confecção de peças, utilizando o torno mecânico, devem estar atentos ao tipo de peça que irá produzir, pois o processo de usinagem pode diferenciar entre os serviços realizados.

Como este equipamento funciona com a pressão exercida sobre o metal trabalhado, pode ser que luvas e óculos de proteção sejam necessários.

Como há uma variedade de tornos disponíveis no mercado, é preciso estar atento se as peças que o compõem estão devidamente calibradas para fabricar as peças de acordo com as dimensões aplicadas.

Além disso, é preciso verificar as peças de sustentação, assim como:

  • Rotação proporcionada pelo torno;
  • Possibilidade de usinagem de peças diferenciadas;
  • Suporte para peças pesadas e grandes;
  • Preparação do torno de forma adequada na bancada.

Reconhecido como uma das ferramentas de instrumentação mais antigas já fabricadas pelo homem, o torno é um equipamento de trabalho que permite realizar diversas peças de metais, que podem ser aplicadas nos diferentes setores, desde a indústria, até o agronegócio.

Lavagem de peças com equipamentos

Ao término da preparação de peças, dentro de uma oficina de usinagem, pode ser necessário realizar a limpeza das peças, para que possam ser utilizadas.

Para isso, alguns equipamentos ficam à disposição, para separar a sujeira das peças, trabalhando com centrifugação e decantação, separando os resíduos sólidos dos resíduos líquidos.

Diversas maquinas de lavar disponibilizadas no setor industrial são utilizadas para a lavagem externa e interna de equipamentos.

A água utilizada, muitas vezes, são reaproveitadas, passando por um tratamento específico dentro da própria empresa e fica à disposição para este tipo de serviço.

São as chamadas águas de reuso, que servem para a limpeza de pisos e das próprias máquinas industriais.

Para as peças que são fabricadas nas oficinas, a centrífuga industrial é utilizada para a separação de dois líquidos, como óleo e água, e também para a separação dos resíduos sólidos.

O mercado disponibiliza as centrífugas manuais e centrífugas automáticas. Dependendo do trabalho realizado, é válido investir em um equipamento que o operador não tenha contato direto com os resíduos.

redator Autor