Informações relevantes para as indústrias que possuem caldeira

A caldeira industrial é um equipamento muito importante e é muito usado nas fábricas. Basicamente, consiste em um maquinário que gera vapor.

De modo geral, são dispositivos térmicos que tem a funcionalidade de transformar água em vapor e, para isso, utiliza da queima de qualquer tipo de combustível.

São usadas em empresas de procedimentos industriais que necessitam de altas temperaturas, em indústrias químicas e petroquímicas e em diversos segmentos industriais.

O vapor é feito por meio da caldeira quente e segue, com alta pressão, pelos tubos. O trabalho da caldeira é esquentar a água que resulta no vapor e pode usar os dois métodos mais comuns:

  • Tubo de fogo;
  • Tubo de água.

As caldeiras ficaram mais comuns no começo da Revolução Industrial, sendo montada com um tanque de água atravessado por canos.

Os gases quentes do fogo (carvão ou madeira) passam os canos para esquentar a água quente no tanque, nisso gera vapor que é usado nos processos industriais.

Essa caldeira é a mais perigosa, pois o tanque inteiro fica sob pressão, ou seja, se explodir as chances de um acidente grave é grande.

Entretanto, atualmente é mais comum as caldeiras tubulares de água no qual a água corre por meio de um conjunto de tubos que fica instalado na passagem dos gases quentes do fogo produzido.

A segurança que esse tipo de caldeira proporciona é maior, mas é necessário tomar todos os cuidados porque acidentes podem ocorrer e, para evitar isso, é necessário uma constante inspeção e manutenção.

Seus componentes são queimados em um recipiente separado acoplado diretamente à caldeira e alguns ainda tem fornalha para caldeira.

No queimador, o combustível usado para a alimentação da caldeira é queimado ou liberado à caldeira no que cria o vapor necessário na utilização na produção. Hoje em dia, o óleo e os gases são os combustíveis mais comuns nas caldeiras.

Manutenção de caldeira: fique atento!

A Manutenção caldeiras industriais é necessário de modo constante, pois, se não tiver essa manutenção, o índice de explosão da caldeira é grande ou, até mesmo, incêndios.

O cilindro precisa ser drenado e limpo em períodos estabelecidos, pois a quantidade de minerais e nitritos pode entupi-los e, além disso, deve-se lubrificar os tubos e mantê-los sempre lubrificados.

Já em relação aos tubos da caldeira têm que ser supervisionados periodicamente para que não tenha corrosão ou vazamento. O indicador de pressão precisa ser monitorado de forma constante, averiguando qualquer anormalidade na pressão, utilizando também a valvula de segurança.

A Norma Regulamentadora de número 13 estabelece que todas as regras que envolvem à manutenção e inspeção das caldeiras precisam, obrigatoriamente, ser devidamente rigorosa seguida, para evitar acidentes dentro da indústria e custos extras à empresa ou fábrica.

Com relação aos custos, eles são gerados por acidentes, pois chegam em forma de multas quando há fiscalização ou até um embargo da caldeira no qual paralisa o funcionamento da produção industrial até o problema ser corrigido.

Fique por dentro da importância da calibração das válvulas

As válvulas são essenciais à indústria, porque são usadas e necessárias nas áreas alimentícias, açucareiras, farmacêuticas, petroquímicas, químicas e outras.

Para a Calibração de válvulas, o profissional responsável pelo serviço, realiza testes variados das válvulas previamente com ajuda de dispositivos específicos, como os manômetros e geradores.

Quando se contrata uma empresa especializada nesse serviço, geralmente oferecem ao cliente duas opções, um que a calibração das válvulas seja realizada pela própria empresa ou se na oficina especializada da empresa contratada para realizar o serviço. Escolhendo qualquer uma das opções não interfere em nada a qualidade e eficiência de trabalho.

Usando dispositivos de calibração e instrumentos padrão rastreados pela RBC, a calibração das válvulas acontece de modo seguro e com muita qualidade.

Os laboratórios licenciados pelo Inmetro são capazes também de efetuar a calibração com máxima qualidade. A calibração garante:

  • Válvulas alinhadas;
  • Segurança nos processos de trabalho.

É necessário que busque um serviço de calibração séria e que mantenha manutenções e inspeções nas válvulas periodicamente, assim, o cliente terá um serviço com preços competitivos e com qualidade total dentro dos padrões dos órgãos competentes.

Certifique-se que a empresa ao qual será contratada utiliza os equipamentos de calibração corretamente e de forma precisa.

Assim, a confiabilidade será fornecida por meio de um laudo técnico no qual comprova os processos realizados, assegurando a eficiência do procedimento para que os dispositivos tenham um perfeito estado de uso e um preço acessível.

redator Autor