A indústria é um ramo de trabalho que conta com infinitos tipos de equipamentos, que servem para diferentes finalidades. Juntas, todos eles garantem o bom funcionamento de toda a cadeia de produção.
Alguns dos setores que mais demandam aparatos que trazem maior praticidade para os trabalhadores da indústria são os relacionados à energia elétrica e a diferentes processos químicos.
Os avanços da tecnologia são tantos que é possível encontrar muitos equipamentos industriais que são extremamente úteis para os mais diversos setores, sempre adaptados ao tipo de necessidade que existe naquele segmento.
A energia elétrica dos autotransformadores
Os autotransformadores são úteis para as mais variadas indústrias, servindo para controlar os fluxos de energia elétrica proveniente de seus equipamentos, ou mesmo de suas redes de energia, podendo ser usado de diferentes maneiras.
Por conta da alta demanda de pedidos desse aparelho, as empresas responsáveis por fabricá-las sempre tentam se adaptar às mudanças do mercado.
Uma das questões mais importantes sobre o transformador de energia é que ele deve seguir regras e padrões de uso e especificidades.
A norma, NBR 10295, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é responsável por estabelecer os requisitos básicos para os transformadores.
O auto transformador pode ser classificado como monofásicos quando a única ligação entre ele e a fonte de energia é feita através de dois fios, sendo um deles neutros. Sua tensão máxima é de 127 V, sendo que a potência máxima de todos os equipamentos ligados na rede deve ser 8000 watts.
Já os bifásicos funcionam apenas nas zonas rurais, com a ligação para a fonte de energia feita com três fios. Nesse caso, a tensão é de 127 V a 220 V e os equipamentos vão de 12000 watts a 25000 watts.
Enquanto o trifásico é usado por centros urbanos e indústrias, pois ele tem quatro fios e a potência dos equipamentos podem chegar a 75000 watts. As principais vantagens desse último, principalmente para o setor industrial, são:
- O tamanho de seu motor é menor que os outros modelos;
- Requerem menor quantidade de cobre e alumínio;
- A potência nunca chega ao total;não há quedas de sistema,
- Mesmo com muitos equipamentos ligados.
O principal uso dos transformadores de energia são em ar condicionado, gerador, motor, máquinas em geral e qualquer outro tipo de equipamento que necessite estar ligado à eletricidade a todo momento.
Transferindo o calor
Responsável por mudar as substâncias do estado gasoso para o líquido, o condensador industrial é muito importante para a indústria.
Esse processo acontece com a refrigeração de seus feixes, que alteram as propriedades da matéria em seu interior de maneira não direta, pois esse calor passa por chapas metálicas.
A transferência acontece através do vapor, quando entra em contato essas chapas. A partir daí, a água passa por uma condensação.
Seu principal uso é empregado por setores da indústria, como a farmacêutica, alimentícia e de substâncias petroquímicas, também podendo chegar a empresas de frigoríficos e que fornecem algum tipo de refrigeração.
Suas peças são confeccionadas com chapa de aço carbono e de aço inox, que são materiais que resistem à corrosão. Eles são encarregados de deixar o feixe de tubulação mais tempo dentro do condensador.
A manutenção deve ser frequente, pois se houver algum problema na parte técnica os custos futuros podem ser bem maiores. Cuidar dele ajuda a aumentar sua vida útil, evitando gastos com a compra de equipamentos novos em pouco tempo.
Dando uma mescla mecanizada
A principal função do misturador industrial é deixar os materiais, que podem ser sólidos, líquidos ou em pó, com um aspecto mais homogêneo.
As suas aplicações são bastante amplas, pois quase não há nenhum tipo de restrição. As indústrias de segmentos alimentício, químico, de construção civil e farmacêutica são as que mais recorrem a ele.
No setor de alimentos, especificamente, o misturador pode servir para o preparo de receitas, ajudando a bater, amassar e misturar ingredientes. Nesse caso, ele é muito utilizado na panificação e no preparo de líquidos como sopas, molhos e sucos.
É muito importante ressaltar que a operação destes equipamentos devem sempre ser comandadas por profissionais qualificados para tal ação, evitando, assim, maiores transtornos e acidentes de trabalho, que prejudicam não só o trabalhador, como também a empresa.