Há alguns equipamentos industriais cuja importância é subestimada. Neste artigo, você vai tirar todas as suas dúvidas e entender quais são suas aplicações.
Benefícios do inversor de frequência
Grande parte das máquinas industriais não oferecem muitas opções de regulagem, no que diz respeito ao sentido de rotação de um eixo ou à velocidade de funcionamento de um motor.
Isso acaba sendo negativo para a fábrica, por uma série de motivos. Primeiro, há o desperdício de energia com uma potência superior à necessária, o que aumenta as despesas da indústria.
Depois, há o desgaste da máquina, que indo do “desligado” à “máxima potência” de repente acaba sofrendo um impacto negativo, chamado de pico de corrente na partida. Para terminar, existe um menor controle dos processos.
Tendo isso em vista, entende-se o motivo do inversor de frequencia ser tão presente na indústria. O dispositivo eletrônico tem o papel de criar tensão e frequências trifásicas que podem ser ajustadas.
Assim, qualquer motor de indução trifásica pode ter a velocidade controlada por esse aparelho. A instalação é simples e rápida e, quando em uso, o ruído produzido pelas máquinas é diminuído, assim como o risco de choques mecânicos.
Ao pesquisar por Inversor de frequência preço é preciso saber que existem diferentes tipos e tamanhos e os preços variam muito por causa disso. Por exemplo, existem inversores escalares e vetoriais.
Os escalares servem para tarefas mais simples, possuindo custo inferior. Ao passo que os vetoriais, mais complexos, transformam as variáveis que influenciam na tensão e na frequência, sendo mais precisos e tendo custo superior.
Para facilitar a manutenção
Como o próprio nome indica, um multimetro digital é multifuncional. O aparelho reúne diversos instrumentos de medição úteis no ramo industrial, tanto para o controle de qualidade, quanto para a gestão dos processos na linha de produção. Confira quais instrumentos ele pode conter:
- Voltímetro;
- Amperímetro;
- Ohmímetro;
- Capacímetro;
- Frequencímetro;
- Termômetro.
Todas as informações conseguidas por esses diferentes sensores são exibidas de forma organizada e fácil de se interpretar em um visor. Um multímetro tradicional se retém aos três primeiros tópicos, mas os modelos mais completos se tornam cada vez mais comuns.
A principal aplicação de um Multímetro minipa na indústria é para a manutenção de máquinas. Isto é, o aparelho consegue identificar problemas no maquinário, avaliando os cabos, indutores, fusíveis, bobinas, baterias e muito mais. O equipamento também tem amplo uso para coletar dados sobre sistemas elétricos.
Quando possui um termômetro, torna-se ainda mais eficaz para a identificação de problemas, podendo apontar para o superaquecimento de alguma máquina.
Conheça as vantagens da inversora
Nas indústrias, um dos serviços mais recorrentes é a soldagem. Soldam-se flanges, conexões tubulares, placas metálicas e muito mais. Por isso, existem máquinas de solda, voltadas para as mais diversas aplicações. A Máquina inversora de solda é uma das opções disponíveis e vem crescendo muito no mercado brasileiro.
Talvez possam ser apontados como “concorrentes” da inversora tanto o método de Eletrodo Revestido quanto a transformadora de solda. Não obstante seja fácil concluir que essas duas opções não superam as vantagens da solda.
O método Eletrodo Revestido é muito mais complexo de se realizar, abrindo margem pra erros. Mesmo realizar a simples tarefa de soldar um cordão com esse método pode se tornar desafiadora, pois a amperagem, o ângulo, a velocidade de avanço, muitos são os fatores que influenciam na qualidade da soldagem.
O transformador de solda, por sua vez, são simples demais. Em linhas gerais, são transformadores de energia comuns em tamanho grande.
O principal problema apresentado por eles é que o eletrodo pode grudar na peça quando a fonte de energia está fraca por alguma aleatoriedade, o que pode acontecer diversas vezes.
A inversora de solda é de fácil manuseio e tem alta soldabilidade. Bem mais complexa que o transformador, a sua estrutura eletrônica se assemelha a de um computador.
Consomem menos energia que as opções anteriores e são leves e portáteis, podendo ser usadas em locais de difícil acesso.
Como elas estabilizam o arco elétrico, a solda é macia. O operador não precisa ficar tão atento aos detalhes para que o trabalho saia perfeito, diferentemente do Eletrodo Revestido.
Por fim, conclui-se que embora muitas equipamentos possam não ser essenciais para o funcionamento da fábrica, o melhor é que se faça uso deles. Da mesma forma, sempre se deve procurar pelo maquinário que menos gerem problemas e despesas a longo prazo.