Saiba a importância das válvulas hidráulicas industriais

As válvulas hidráulicas e em geral são essenciais para um ótimo desempenho de todos aparelhos industriais e de diversificados setores da indústria, as válvulas hidráulicas por sua vez foram produzidas para realizar a coordenação dos sistemas hidráulicos industriais e necessitam suportar a pressão no ponto de instalação para mantê-lo no nível que foi arrumado previamente.

Normalmente possui a capacidade de reduzir a presença de diversos vazamentos ou ruídos e as chances de corromper toda a estrutura a qual ela está colocada.

Categorias de válvulas

Todas as válvulas dispõe de objetivos semelhantes, manter a pressão, fechar, aumentar e reduzir. São conhecidas conforme todas as funções que são empregados, podendo assim ser:

  • Válvula de sequência
  • Válvula de pressão
  • Válvula de frenagem
  • Válvula de descarga
  • Válvula de segurança
  • Entre outras válvulas que encontramos no mercado.

Composição das válvulas hidráulicas

As válvulas simples falando de uma forma geral, pode ser composta de materiais citamos a seguir:

  • Corpo principal: Fabricado em alumínio, ferro fundido, antimônio e outros metais. Podendo também ser fabricado em composto plástico, quando usado em sistemas pneumáticos ou hidráulicos de baixa pressão.
  • Carretel: Ou êmbolo, fabricado em aço ou alumínio, também podendo ser fabricado pelo composto plástico de acordo descrito acima.
  • Molas: As molas podem ser instaladas em uma ou duas extremidades do carretel, conforme o tipo de válvula, tem o objetivo de manter o carretel na posição neutra, quando o mesmo não possui nenhum comando.
  • Solenoides, botões de acionamento, alavancas, variando em conformidade do tipo de acionamento dessa válvula.

Funcionamento e operação das válvulas hidráulicas

O êmbolo, com anatomia cilíndrica e canais utilizados, bloqueia ou possibilita a passagem do fluído conforme os canais internos do corpo de cada válvula. De acordo com a estrutura da válvula, o carretel tem duas ou mais direções dentro do corpo da válvula, ao ser coordenado.

Recebendo o comando, esse carretel se locomove para uma das direções de atividade, levando o fluido para uma ou mais saídas do mecanismo da válvula, no entanto, nos casos de válvulas de êmbolo rotativo, o movimento ao invés de deslizar é de rotação, também levando o fluido da mesma forma que o método anterior.

Em todos os padrões e tipos existem um ponto neutro, ou posição de repouso, o que ocorre quando a válvula não está recebendo nenhum comando de ação, assim o carretel permanece estável através da aplicação das molas.

Para compreender qual válvula utilizar, consulte um profissional adequado, para que ele te assegure levando em consideração todo o nível de pressão empregado no uso. A válvula de pressão é uma das mais simples e são caracterizadas em dois tipos: As de alívio e de redução, uma controla a pressão da parte do tanque enquanto a segunda reduz a pressão de um sistema hidráulico.

Ressaltando que a válvula pode ser usada de forma direta ou remota.

redator Autor