Importância da borracha para a indústria

A borracha está em diversos itens utilizados diariamente. Seja em automóveis e aviões, ou mesmo em juntas e mangueiras, a borracha é empregada em uma infinidade de produtos, que precisam dela para funcionar.

Existem dois tipos principais de borracha: a natural e a sintética.

A borracha natural é um polímero, obtido por meio da seiva da seringueira, uma espécie de árvore brasileira. Após a coleta, a seiva fica exposta ao ar e às temperaturas de modo que, nesse processo, a borracha natural pode endurecer até que seja vulcanizada.

A vulcanização é um processo de aquecimento da borracha natural com enxofre, tornando o produto mais consistente e fazendo com que seja modelável.

Desse modo, não é preciso adicionar mais nenhum outro elemento químico à borracha natural.

Já a borracha sintética é um produto feito artificialmente em fábricas. O processo de produção inclui o uso de diferentes catalisadores para criar um polímero. Vale destacar neste ponto que os catalisadores é substância química que não afeta a composição de um elemento, mas acelera seu processo de reação.

Sendo assim, os diferentes compostos químicos formam diferentes tipos de borrachas sintéticas, o que significa que ela pode tomar forma em várias aplicações.

Benefícios da borracha natural

A borracha natural possui uma grande taxa de estiramento, além de ter alta resistência e de ser impermeável.

Em seu estado bruto, (quando não passou ainda pelo processo de vulcanização), a borracha natural é de pouca serventia.

No entanto, os produtos oriundos da borracha vulcanizada são praticamente ilimitados. Diferentes itens, desde um pneu até um anel de borracha para vedação, são fabricados a partir da seiva de uma seringueira.

Além disso, a borracha natural é um elemento:

  • Hipoalergênico;
  • Antibacteriano;
  • Biodegradável;
  • De produção sustentável;
  • Durável e higiênico.

Por isso, a borracha natural se torna um tipo de material ecologicamente correto, ajudando na preservação do meio ambiente enquanto oferece produtos de qualidade e de vida útil prolongada.

Benefícios da borracha sintética

A borracha sintética possui muitas funções. Ela permite o uso especializado para os requisitos específicos de um determinado produto, principalmente aqueles encontrados em um borracharia industrial.

Sendo assim, ela é usada principalmente devido à sua durabilidade, elasticidade e flexibilidade. É possível encontrar borracha sintética em uma grande variedade de usos nas indústrias, tanto de produtos de consumo quanto de suprimentos médicos ou de transporte.

As indústrias utilizam borracha sintética por muitas razões. O produto é resistente à água e possui bastante elasticidade. Ela também é resistente a alguns tipos de ácidos e à eletricidade.

Além disso, outros tipos de elementos como óleos, oxigênio e outros produtos químicos não alteram sua composição.

Por essa razão, a borracha sintética envelhece mais lentamente que outros materiais, o que a torna um recurso atraente, principalmente para a fabricação de diferentes itens, como as peças de borracha utilizadas em sistemas hidráulicos ou pneumáticos para realizar a vedação dos encanamentos.

Alguns tipos de borracha sintética

Os produtos fabricados em borracha são diversos, utilizados para os mais diferentes fins. Além disso, existem diferentes tipos de borracha sintéticas, tais como:

  • Látex;
  • Silicone;
  • Poliuretano;
  • Nitrílica.

O látex é um tipo de borracha de baixo custo, com boa resistência à abrasão. Os moldes fabricados em látex também são bons para moldar produtos de cera ou gesso. É usado na fabricação de produtos comuns, como as luvas médicas descartáveis.

O silicone é outro tipo de borracha sintética bastante conhecido. É utilizado normalmente na fabricação de objetos que precisam de elasticidade e maciez, tal como brinquedos, moldes ou para vedações.

O poliuretano é um tipo de borracha utilizado na fabricação de produtos leves e com boa flexibilidade, possibilitando assim a confecção de produtos com diferentes formatos, tal como a correia em V, que é utilizada em sistemas de engrenagem para geração de energia.

A borracha nitrílica possui composição variada, geralmente utilizada para sistemas que utilizam óleo, combustíveis ou outros produtos químicos, dada a sua alta resistência a esses tipos de materiais.

Atualmente, a borracha é tão utilizada quanto a madeira e isso se deve, em grande parte, às propriedades vantajosas, como a resistência à água e ao calor, além da sua durabilidade.

Todos esses benefícios tornam este material perfeito para a produção de diferentes tipos de produtos, além de ser ecologicamente correto. É seguro e confiável e, por isso, é vista como um material valioso.

redator Autor