Guindaste ou caminhão munck: quando alugar um deles?

De acordo com Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), atualmente o Brasil possui uma frota de mais de dois milhões de caminhões. Se tratando de guindaste, esse número diminui consideravelmente.

Que são de extrema importância para a economia, pois são eles que abastecem os supermercados, postos de gasolina, hospitais, resultando em mais de 50% das mercadorias transportadas pelo sistema rodoviário.

Entenda o Plano de Riggning

Além dos transportes de carga, existem também os de içamento de cargas, que constituem em guindaste ou caminhão munck.

Para esse processo é necessário um plano denominado “Plano de Riggning”, que define através de desenhos técnicos, memórias de cálculo e visita técnica ao local, garantindo a segurança e otimização dos recursos.

Entretanto, para a realização do “Plano de Riggnig” é indispensável profissionais capacitados, para que a análise do solo, o peso da carga e entre outros procedimentos, sejam realizados com precisão, evitando acidentes.

Para a proteção individual, ou seja, do operador, são imprescindíveis alguns materiais, tais como:

  • Capacete;
  • Calçado de segurança;
  • Luvas de lona;
  • Óculos de proteção;
  • Protetor auricular tipo plug;
  • Ou protetor auricular tipo concha.

É necessário, portanto, que seja feita a definição dos transportes de içamento para que o cliente possa escolher de acordo com a necessidade e melhor custo-benefício.

Quais equipamentos utilizar para cargas em indústrias?

O caminhão munck ou guindauto, consiste em um equipamento de grande porte, com sistema hidráulico, que é responsável por içamento, descarregamento, remoção de máquinas industriais ou de construções civis.

Ele possui um guindaste, entre a cabine e a carroceria e para que o caminhão consiga colocar a carga sobre si, chega a alcançar de quinze até vinte metros de altura.

Possuindo uma capacidade para levantar até doze toneladas. É muito comum a pesquisa por “aluguel de Munck”, uma vez que eles são indispensáveis para atividades, que exigem força e transporte de container.

Para cada finalidade, é necessário que se pesquise a marca – que, geralmente, é internacional –, a potência, a capacidade máxima e o peso operacional.

Os valores variam de mil a dois mil reais. Já o guindaste, possui em sua estrutura computadores para especificar as direções, altura e peso.

A fim de realizar a locomoção das cargas, muito além da capacidade humana, sendo responsável apenas por esse serviço, devido a sua mobilidade.

Para a locação de guindaste, o preço costuma variar de acordo com a capacidade em toneladas, como, por exemplo, para trinta toneladas, o aluguel custa, em média, cento e vinte reais.

Já para cem toneladas, o preço é de, aproximadamente, quinhentos até quinhentos e cinquenta reais. E a partir de quatrocentas toneladas, o valor é acima de mil reais, podendo chegar até três mil e quinhentos reais.

Ademais, outros fatores que interferem no aluguel são o câmbio, a disponibilidade do equipamento, o consumo de diesel, a lubrificação necessária, os pneus e os encargos sociais.

Além desses transportes, outro uso muito comum é o de empilhadeiras, entretanto ela é uma máquina usada em carregamentos e descarregamentos de mercadorias menores, geralmente em paletes. Ela é encontrada principalmente em supermercados.

Existem vários modelos de empilhadeiras:

  • As elétricas, próprias para lugares fechados e movidas a baterias;
  • As manuais, operadas por um profissional, sendo uma das mais usadas pelo mercado;
  • As de combustão, usualmente em portos e vantajosas por serem mais robustas;
  • E as de portuárias, que são de grande porte, próprias para locomoção de contêiner.

Suas capacidades de carga vão de mil quilogramas, até dezesseis mil quilogramas e com altura para possibilidade de até quinze metros.

O aluguel de empilhadeiras custa, em média, de dois mil a vinte mil reais, variando com o modelo e capacidade de carga.

Outro mecanismo muito usado, são as correntes de aço, pois elas são indispensáveis para o auxílio da elevação e amarração de cargas.

Sendo essenciais os modelos que suportam abrasão, elevação da temperatura e o contato com objetos cortantes. A pesquisa por correntes de aço preço, é habitualmente feita por comércios ou indústrias.

Estas que utilizam caminhão munck, guindaste ou empilhadeiras, por isso o seu preço costuma variar desde duzentos e cinquenta reais a quatrocentos reais.

Portanto, os transportes de cargas são essenciais para economia, auxiliando as pessoas no carregamento, descarregamento e locomoção de cargas, que vão além de sua capacidade, como, por exemplo, as que pesam toneladas.

Sendo assim, são indispensáveis as proteções para os operadores desses equipamentos. Vale ressaltar também, a principal diferença entre os caminhões munck e os guindastes.

Que está na mobilidade, sendo assim, é necessária a escolha de acordo com as necessidades do cliente e da indústria que irá utilizar.

redator Autor