Assim como uma residência, uma indústria também necessita de conexões, para que os fluidos sejam transportados. Mas, como no processo industrial a demanda é muito maior, há a necessidade de equipamentos ainda mais resistentes.
Além disso, cada material é feito para suportar um tipo de fluido em específico. As conexões de uma indústria podem servir para direcionar gases, líquidos, lubrificantes, óleos e vapores.
Além de agilidade, o sistema precisa ser seguro, levando estes materiais sem que haja riscos de vazamento. Assim, cada uma destas peças deve ser resistente e de qualidade.
Desta forma, não há risco de prejudicar os trabalhos na linha de produção. Além disso, produtos duráveis, não necessitam de reparos ou trocas constantes.
O que poderia ocasionar atrasos. Continue lendo este artigo e entenda quais as principais diferenças entre cada um deles.
Os diferentes materiais para as conexões
Quando uma instalação industrial necessita conduzir água em temperatura ambiente, por exemplo, o material mais utilizado são as conexões de pvc.
O produto apresenta ótima vida útil, podendo comportar diferentes fluidos industriais. Além disso, a instalação é feita de forma simplificada.
O uso do material é indicado também, por ser resistente a corrosão, podendo conduzir, inclusive ácidos. Outro diferencial, é que o modelo inibe incrustações em seu interior.
O que acaba facilitando a fluidez dos materiais. As conexões pvc catálogo, apresentam diversos produtos que podem ser usados.
Como joelho de 90º, luva, niple, tê, válvula, entre tantos outros. Alguns problemas podem ocorrer, quando a instalação não é feita da maneira correta.
Assim, o instalador pode fazer o manuseio do material de forma errada, tanto durante a instalação, quanto durante a soldagem.
Dessa maneira, é importante seguir o procedimento de soldagem a frio, ou seja, nunca aqueça o produto. Outra dica, é verificar se não há vazamentos 12 horas após a soldagem.
Já as conexões galvanizadas, são constituídas por tubos de aço, revestidos com zinco. O revestimento serve para proteger o aço, ainda mais, contra os efeitos da corrosão.
Esse tipo de material é muito resistente, por isso, podem ficar expostos ao sol ou a chuva. As conexões galvanizadas recebem o tratamento com zinco para que possam conduzir gases, vapores e líquidos de forma segura.
As peças podem apresentar extremidades roscadas ou lisas, podendo ser soldada, com classes de alta, média ou baixa pressão. Entre as peças, você poderá encontrar:
- Bujões;
- Buchas;
- Adaptadores;
- Flanges;
- Junções;
- Cotovelos;
- Tampões.
É possível encontrar ainda, conexões galvanizadas importadas. No entanto, ao adquirir um produto, lembre-se de se certificar que o mesmo é homologado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
No mercado, você pode encontrar também as conexões fabricadas em inox, que podem ser roscáveis ou soldáveis. A escolha vai depender de como será utilizado.
No caso da conexão soldável, deve ser usado em instalações permanentes, que provavelmente não serão alteradas ao longo do tempo. No entanto, em caso de algum problema, como ruptura, as peças podem ser trocadas.
As conexões inox roscadas, por sua vez, são mais fáceis em caso de mudanças na rede hidráulica, pois, podem ser desmontadas
Aplicações
Há diferentes tipos de conexões, cada um sendo utilizado para uma especificidade. As luvas, por exemplo, são muito usadas para conectar acessórios, reduzir bitola da linha ou prolongá-las.
Já as curvas ou joelhos, podem alterar a direção de tubulações, podendo ser de encaixe, para solda normal, ou ainda, roscados.
As buchas e niples, por usa vez, são peças curtas de tubos, preparadas para fazer a ligação entre dois acessórios. Suas características podem ser com redução, para solda ou de rosca.
Já as tampas, servem para fechar as pontas de tubos, podendo também, ser de solda ou roscadas. Há também a flange, uma peça que une dois componentes.
Esse elemento utilizado em tubulações, são montados em pares, mantendo a superfície de contato entre os dois, causando compressão e vedando a conexão.
O tê, por sua vez, faz ligação de manômetro, termômetro e ramais, podendo ser encaixados, soldados ou roscados.
Ao ler este artigo, você pôde compreender um pouco mais sobre as conexões industriais e quais os materiais mais utilizados, como as conexões inox.
Outro ponto importante, foi a usabilidade de cada modelo, além das características apresentadas por cada um deles. Agora, basta você escolher os materiais que melhor se adaptem ao seu tipo de negócio.