O piso de cozinhas industriais, o cimento aparente de galpões ou mesmo o vestiário de fábricas e indústrias, podem transparecer locais mal-acabados e podem passar uma imagem ruim aos funcionários e clientes.
E não adianta limpar com produtos que oferecem verdadeiros milagres. Se está procurando uma solução rápida, a tinta epoxi para piso preço pode ser pouco diferente de outros tipos de tintas e materiais.
Para o empresário economizar nos custos de uma obra, pode ser fundamental nas contas da empresa e a pintura epóxi preço m2, pode compensar e trazer resultados impressionantes.
Já que a instalação de cerâmicas, azulejos ou outros tipos de materiais, além da mão de obra especializada, podem sair caro.
Recomendações para aplicação da tinta
O mercado disponibiliza diversos tons de cores e tipos de acordo, com a superfície que será aplicada. Dessa forma, vale a pena conhecer como é simples a sua aplicação.
Vale lembrar que antes de aplicar a tinta nas paredes ou pisos, qual a necessidade da contratação de um pintor profissionais.
Pois isso, dependerá do tamanho do espaço e onde será aplicado (piso de cerâmica ou azulejo, por exemplo) entre outros fatores, como veremos a seguir:
Primeiro passo – Materiais
- Detergente (pode ser o de cozinha, para remover gorduras em cozinhas industriais, por exemplo);
- Lixa (nª 360 ou 400);
- Água sanitária (para remover mofo de umidade);
- Pano limpo;
- Tinta de epóxi (escolha cores de tintas, de acordo com o ambiente. Consulte cores apropriadas para indústrias, vestiários, cozinhas industriais, etc.);
- Rolo de pintura (resistente o suficiente para suportar esse tipo de tinta) ou pistola para pintar (o mais recomendável);
- Pincel (ideal para cantos e rodapés);
- Fita do tipo crepe (para proteger o teto e rodapés);
- Óculos protetor;
- Máscara anti pó (lixamento);
- Máscara anti vapor (pintura);
- Luvas;
- É recomendado o dispersor de tintas industrial, caso opte por ele;
Segundo passo – Tratamento preparatório
Nessa etapa, é necessário lavar toda a região, seja ela cerâmica, seja ela azulejo. Utilize detergente para remover gordura e água sanitária, para a remoção de mofo e umidades.
Após a secagem, faça a eliminação do brilho e irregularidades da superfície com o uso da lixa, para obter o resultado adequado.
Terceiro passo – Limpeza
Após remover com um pano seco e limpo, o pó depois de lixar e remover toda a sujeira, utilize a fita crepe para isolar as partes onde a tinta não será aplicada.
Se for pintar as paredes, utilize papelão, lonas, tecidos velhos ou o que tiver disponível, para evitar muita sujeira.
Quarto passo – Pintura
Aplique a primeira demão, geralmente encontrada nas lojas como “fundo a base de epóxi”. Após passar o tempo de secagem indicado pelo fabricante, passe um pano seco e limpo.
Este para remover possíveis películas de poeira e pó que se acumularão. Para finalizar, pinte a segunda e terceira demão.
Por que o piso epóxi é tão utilizado na indústria?
No caso de aplicação da tinta para pisos de cimento, poderemos considerar os passos mencionados, porém o segundo passo, o de tratamento preparatório, devemos salientar o seguinte:
O tratamento necessário para este tipo de piso, deve considerar se o mesmo foi colocado recentemente, pois será imprescindível aguardar uns 30 dias antes da aplicação de epóxi.
Caso esteja bem lisa, será necessário lixar com uma lixadeira, no qual é possível locar ou no caso de um profissional contratado, o mesmo deve incluir este material no serviço.
Se estiver muito áspera, não será necessário lixar e sim uma limpeza bem feita, afinal este tipo de tinta irá deixar o acabamento bem liso e brilhoso.
Este tipo de tinta, é produzida a base de resina e compõe produtos que irão proporcionar uma película curada. Durante o preparo, é importante lembrar que elas possuem um tempo de validade, informado sempre pelo fabricante.
Uma vez que ela foi preparada, poderá sofrer a cura e se não for aplicada, você irá perdê-la, gerando prejuízos.
Outra informação importante na embalagem que deve ser considerada é o seu modo de uso, que pode ser para ambientes internos ou externos. Se forem expostas a raios solares por exemplo, podem perder a cor e manchar.
Os cuidados que devem ser tomados
Um fator importante, também a ser considerado pelo empresário que optou pelo serviço, feito por um funcionário da empresa, é a aplicação de EPI (Equipamentos de Proteção Individual).
Se a sua empresa já tem um departamento que cuida disso, consulte-os para que o seu funcionário evite qualquer risco à saúde.
A contratação de mão de obra especializada, pode ser vantajosa caso tenha como investir nesse tipo de aplicação de tinta, que como vimos, pode ser mais econômico do que aplicar materiais mais caros.