O CNC, ou comando numérico computadorizado, conforme a sigla, é um equipamento que trabalha no controle de outras máquinas e é muito utilizado em tornos.
Os tornos podem ser definidos como ferramentas para usinagem que permitem a rotação de cabeçotes para a realização do procedimento. Com eles é possível criar peças, tais como:
- Polis de diferentes tamanhos e formatos;
- Eixos flexíveis adaptados;
- Pinos de diversos tamanhos e formatos;
- Rosca em diversos tamanhos e formatos;
- Cilindros de diferentes espessuras e comprimentos;
- Esferas de diferentes tamanhos e densidades;
- Cones de diferentes dimensões
Esses são apenas alguns exemplos do uso de torno cnc. A ferramenta é bastante versátil e produtiva, por isso é usada, de forma ampla, em diferentes segmentos da indústria e com a finalidade de compor diferentes processos de produção industrial.
A atuação do CNC no torno
Existem alguns tipos de trabalho que o cnc pode desenvolver em conjunto com o torno mecanico usado no procedimento de produção de peças.
O comando numérico atua no repuxo em torno e permite que o torno tenha seu processo realizado de maneira mais ágil, desperdice menos e produza mais.
O trabalho é feito com peças que tenham bordas espelhadas, as chamadas peças repuxadas. O comando segue com a função de formar peças chapadas por meio da rotação de fusos.
O CNC é o responsável por fazer esse trabalho de rotação e deslocamento dentro de máquinas. Existem alguns tipos da peça chamada fuso cnc, que atua no trabalho de um router cnc, por exemplo, e permite a geração de atrito durante o movimento que faz.
Quando o atrito é gerado, o movimento de rotação é convertido em energia e inicia a ação de rolamento das peças, de forma que esse movimento passa a ser linear e mais suave.
Conheça algumas das aplicações da máquina cnc
A máquina de cnc pode ser aplicada em procedimentos diversos, e como dito, é muito usada para diferentes etapas de produção e em diversos produtos. Alguns deles são produtos de:
- Ventilação: A máquina pode produzir partes do corpo de ventiladores, ventiladores com função de centrifugação e, ainda, marcação para diferentes partes de um sistema de ventilação;
- Iluminação: A maquina cnc dá o acabamento a peças de sistemas de iluminação e telas, e faz parte da construção de projetores também;
- Utensílios domésticos: O cnc é capaz de gerar o movimento para formação de recipientes cônicos, tampas de panela, garrafas, potes, recipientes de diferentes tamanhos e grossuras de parede, e muitos utensílios para cozinha, por exemplo;
- Recipientes com pressão: Alguns recipientes cilíndricos que armazenam gases com pressão, como, por exemplo, os recipientes que armazenam oxigênio em hospitais, e os recipientes com gás com extintores, são peças produzidas pelo cnc;
- Peças para aeronaves: São aplicadas para produzir torno para tanques de armazenamento de combustível em aviões e helicópteros;
- Automóveis: A ferramenta produz também polias, discos, silenciadores, tubos componentes do amortecedor, partes da iluminação e outras peças que compõem os automóveis, principalmente aquelas que exigem um bom acabamento.
O acabamento como diferencial
O centro de usinagem CNC mudou os parâmetros da indústria desde que foi inventado. Os processos de atuação dos fusos e seu sistema desenvolvido formatam uma máquina-ferramenta poderosa e muito usada no universo industrial.
O cnc faz com que as peças saiam praticamente prontas. Os resultados têm acabamento que chamam a atenção dos padrões industriais.
Algumas outras vantagens desse sistema são: a sua baixa frequência de manutenção, o seu potencial de otimizar processos e o potencial que ela tem de diminuir o desperdício de material.
A peça que passa pela maquina cnc sofrerá pouco desperdício de material e será bem finalizada no molde desejado.
É possível encontrar alguns tipos de centro de usinagem cnc a venda. O que mais varia entre as opções do mercado são as quantidades de eixos presentes em cada máquina-ferramenta.
Outro fator que deve ser analisado antes da compra é a precisão de posicionamento do equipamento, e também a rigidez em que consegue trabalhar.
Os cnc’s precisam ter a função adequada em relação ao molde de peça que o consumidor deseja trabalhar, e a sua capacidade máxima de atuação deve estar de acordo com o tamanho das peças e a frequência do procedimento em que será aplicado.