Conheça a história, os tipos e as aplicações das ferramentas diamantadas, itens comumente utilizados nas indústrias mundo afora.
O significado originário da palavra é deveras apropriado. O diamante, além de pedra preciosa e item de joias luxuosas, ele é, acima de tudo, um dos minerais mais resistentes que temos documentação.
É composto de carbono puro e formado nas mais longínquas profundezas terrestres, onde está sujeito a pressões e temperaturas consideradas altíssimas.
Por sua extrema resistência e dureza, o diamante começou a ser aplicado para funções de corte em ferramentaria, usado em construções, produções de itens diversos e outros serviços como demolições e afins. Ferramentas gerais começaram a utilizar a técnica para serem mais precisas e afiadas em seus cortes.
Mas isso não foi algo criado por nós, contemporâneos. Ele teve sua origem lá no Egito antigo, onde fora usado para o corte de rochas na construção das pirâmides, por exemplo.
Neste período, a técnica se consistia de adaptar os diamantes a ferramentas de metal ou madeira, e fricciona-los contra pedras, assim era ocasionado seu desgaste pela enorme dureza do mineral.
Nesse tempo, já se usava a água como elemento de refrigeração de ferramentas após um procedimento como esse, que deixa a extremidade do diamante e da ferramenta em temperaturas gigantescas.
As ferramentas diamantadas tem seu corte executado da seguinte maneira: os equipamentos de corte fazem a rotação geral dessas ferramentas diamantadas, que por conseguinte são aplicadas onde se quer cortar ou perfurar.
O atrito proveniente disso, entre a ferramenta em giro e o objeto a ser cortado, provoca o desgaste por “erosão” do concreto, rocha ou asfalto, consequentemente se tem o corte e/ou perfuração.
Como já mencionado, esse processo necessita de refrigeração dos segmentos diamantados, porque quando estes são submetidos a altas temperaturas, acabam por se deteriorar num período curto de tempo.
Os profissionais da área, dividem o corte diamantado em três segmentações diversas, que são diferenciadas pela ferramenta e tipo de equipamento usado para a execução. São: o corte com discos diamantados, corte com fio diamantado e perfuração com coroas diamantadas.
Veremos agora, algumas ferramentas específicas que utilizam o método para terem seus cortes mais potentes e afiados.
Corte com fio diamantado
Podendo ser usado como cortador manual refrigerado ou como serra, o processo de corte com fio diamantado tem como objetivos obter mais precisão em atividade com as mais diversas estruturas, podendo ser aplicada em concreto, asfalto, alvenaria, aço, rochas diversas, etc.
Ao se utilizar equipamentos com o fio diamantado, é possível fazer serviços pesados com uma diminuição bem considerável de barulhos e ruídos que são provenientes do processo de corte, além de não gerarem nenhum tipo de vibração.
São obtidos os melhores resultados de corte, com chances mínimas de causar rachaduras, fissuras ou outro dano qualquer que possa comprometer a obra e toda a estrutura da construção ali estabelecida.
Disco Diamantado para concreto
O disco diamantado para concreto é o tipo de ferramenta indicado para operações que necessitam de um desempenho alto, com ferramentas preparadas para executá-lo, afinal o concreto tem uma superfície extremamente rígida e dura. É indicado para desempenhar serviços em:
- Concreto curado;
- Concreto reforçado;
- Alvenarias;
- Blocos de construção civil e etc.
Extrusão
Corte com ferramenta diamantada também pode ser aplicado no método de extrusão.
É basicamente um processo mecânico de produção de componentes que apresentem uma forma contínua, em que o material é forçado através de uma matriz, adquirindo o formato de tamanho desejado e determinado pela forma desta mesma matriz.
A etapa final da extrusão se dá quando o material é empurrado após a matriz dar-lhe o formato determinado.
Nesta etapa o tamanho do produto será determinado pelo tempo entre cada corte, que pode ser realizado com materiais com fio de corte diamantados.
Basicamente é isso. O diamante é um dos materiais mais resistentes encontrados na natureza.
E desde seu descobrimento, é submetido a auxiliar o homem em processos dificultosos de corte e perfuração de superfícies extremamente rígidas e duras.
Caso você precise realizar um serviço que demande alto desempenho, considere as ferramentas citadas neste artigo para melhor atender à sua necessidade.
Elas desempenharam muito bem o serviço sem maiores dificuldades e além disso, tudo será feito com a minimização de sons e ruídos e também pela baixa vibração proveniente do corte!