Entenda melhor sobre exaustão e ventilação

Os sistemas de ventilação são essenciais em qualquer empresa e nas indústrias acrescenta-se também o sistema de exaustão como de extrema importância.


Dentre as funções desses sistemas, estão proporcionar conforto térmico, controlando as temperaturas e impedindo que o ambiente de produção industrial.

Por exemplo, mantenha-se muito quente, o que poderia prejudicar o funcionamento do maquinário.

A renovação do ar local também é essencial para a saúde dos colaboradores, pois garante a diluição de gases e partículas que, se acumulados, podem gerar doenças.

Tipos de exaustor

O uso de exaustores é responsável pela renovação do ar de ambientes de trabalho em que há circulação de materiais que podem ser prejudiciais à saúde do trabalhador. Com o uso de bons equipamentos esse risco é, consideravelmente, reduzido.

Um dos tipos disponíveis no mercado é o exaustor insuflador para espaço confinado, um equipamento portátil que serve para realizar a ventilação de locais fechados, sem risco de explosão.

Os modelos variam conforme parâmetros de diâmetro, potência, rotações e capacidade. Podem ser usados acessórios, como pés, que garantem estabilidade ao equipamento e sistema de conexão com dutos.

Sua operação é fácil, mas é essencial que o dispositivo seja submetido à manutenção de forma regular.

Outro modelo bastante utilizado no mercado de ventilação é o exaustor centrifugo siroco, indicado para locais em que não deve haver muito ruído. Ele realiza a exaustão do ar com grande capacidade de vazão por meio de um cano de descarga.

É apropriado para ambientes com necessidade de eliminação de gases inflamáveis e tóxicos. O equipamento pode ser usado em sistemas de refrigeração, aspiração e, até, ar condicionado.

Os profissionais que trabalham em cabines de pintura precisam ser protegidos dos gases tóxicos que podem ser expelidos no ambiente durante a realização do trabalho.

Um recurso para preservar a saúde deste trabalho é o uso do exaustor para cabine de pintura, que faz a absorção de todos os poluentes deixados no ar durante o uso de tintas.

O equipamento é fabricado com aço de carbono, o que garante sua alta durabilidade.

Tipos de ventilação

A ventilação tem por objetivo promover o resfriamento de ambientes em temperatura elevada, servindo tanto para ambientes domésticos quanto industriais.

No entanto, na indústria, além de promover o controle de temperaturas, o objetivo da ventilação industrial é promover a circulação e evitar a permanência de gases e vapores que possam prejudiciais à saúde de trabalhadores no ambiente.

Assim como o exaustor, o ventilador industrial também é usado para prevenção de doenças nos trabalhadores, ao promover a adequada circulação do ar e a dispersão de substâncias que podem ser prejudiciais.

Além disso, existem modelos utilizados para processos de secagem. Alguns dos modelos disponíveis:

1. Ventilador centrífugo industrial

Geralmente é encontrado em estrutura de alumínio, que suporta melhor sua potência. Usado para secagem, refrigeração, aspiração e transporte pneumático.

2. Ventilador centrífugo siroco

Sua principal função é assegurar a circulação do ar. É fabricado em alumínio, o que evita a oxidação e a corrosão do equipamento.

3. Ventilador para refrigeração

É utilizado em sistemas de ar condicionado, criando fluxos de ar que permitem a diminuição da temperatura do equipamento em questão.

4. Ventilador para aspiração de ar

São utilizados para aspirar o ar, fazer refrigeração de motores e secagem.

5. Ventilador para aspiração de poeira

Alguns processos dentro da indústria geram muitos componentes de poeira para o ambiente, o que prejudica a saúde dos trabalhadores. Os mais indicados são os centrífugos, que possuem alta capacidade de vazão.

O custo do equipamento não é elevado, considerando o benefício, e exige pouca manutenção.

Para além dos sistemas de exaustão em indústrias e fábricas também existem aparelhos que promovem a retirada de ar indesejável de forma doméstica.

Indicados para ambientes com pouca circulação de ar, os exaustores, geralmente, ficam localizados na cozinha, onde a preparação de alimentos gera fumaça. A falta de renovação desse ar pode deixar odores desagradáveis no ambiente.

Além do exaustor, que faz a troca de ar no recinto, uma outra opção para uso doméstico é a coifa.

Esse aparelho pode funcionar de duas formas: fazendo a substituição do ar interno pelo externo, tal qual o exaustor, por meio de uma chaminé, ou apenas sugando o ar do ambiente, filtrando as impurezas e o devolvendo mais puro.

Essa última opção é a mais indicada para uso em casa pequenas e apartamentos, em que não seja possível o uso da chaminé.

Sistemas de exaustão e ventilação são essenciais tanto para ambientes de fábricas e indústrias, que fazem uso de equipamentos mais específicos para seu campo de atuação como o insuflador exaustor.

Usado para ventilar locais fechados, quanto para melhorar a circulação de ar doméstica, em ambientes que podem ficar com maus odores devido à falta de circulação do ar, como no caso da cozinha.

redator Autor