Detalhes sobre alguns equipamentos utilizados na indústria

Britadeiras, tornos mecânicos e máquinas de solda. Alguns equipamentos industriais, apesar de ter uso restrito a este segmento econômico, são muito conhecidos pelo público em geral.

Outros, como os resfriadores de ar, já fazem parte do imaginário coletivo que as pessoas têm a respeito de indústrias.

Há, contudo, itens que, por mais que sejam menos conhecidos pela população, não são menos importantes para linhas de produção Brasil afora.

Mesmo discretos, sem eles não seria possível realizar uma série de procedimentos industriais. Neste post, você aprende mais a respeito de três deles. Confira:

Escada industrial: auxílio para trabalhos em altura

Certos procedimentos industriais demandam trabalho em altura. É o caso de serviços de construção civil, construção e manutenção de aeronaves e reparos dentro das próprias linhas de produção.

Nessas horas, é preciso contar com um aparato que permita que o operário responsável atinja a altura necessária, mas sem abrir mão da estabilidade nem da segurança.

A escada industrial é o item de escolha para a realização destas tarefas. Por mais que muitas pessoas pensem que se trata de um equipamento simples, não há apenas um tipo disponível no mercado. Alguns dos modelos existentes são:

  • Dupla (conta com degraus em ambos os lados);
  • Extensível (conta com várias seções);
  • Telescópica (permite o ajuste da altura de cada degrau);
  • Fixa (são fixas a uma estrutura ou edifício).

Para escolher o melhor modelo de escada a ser usado em uma indústria, é preciso avaliar qual será a sua aplicação. Por exemplo, quando é preciso atingir o máximo de altura, o modelo extensível costuma ser o mais indicado.

Agora, quando a altura a qual é preciso chegar é muito exata, o tipo telescópico pode ser muito útil.

Por fim, quando o equipamento é usado para a manutenção de estruturas da indústria (como o telhado, resfriadores de ar ou caixas d`água), a instalação de um modelo fixo é a melhor opção.

Do mesmo modo, vale a pena investir em modelos mais resistentes, como os de alumínio. Além disso, é preciso ficar atento a sinais de desgaste, como a ferrugem: eles são um sinal de que pode ter chegado a hora de substituir o item por um modelo mais novo.

Martelete perfurador: muito usado na construção

Um dos maiores desafios da indústria é lidar com materiais de alta resistência, como metais e concreto. Em certas situações, as camadas destas matérias-primas têm que ser substituídas, ou, então, rompidas, para dar passagem a canos, tubulações ou operários.

O martelete perfurador é o equipamento indicado para tais tarefas. Versátil, ele pode ser usado para perfurar materiais como metais, concreto e madeira, como seu próprio nome diz.

Eles costumam ser vendidos por peso, sendo que, quanto mais pesado, mais potente, e maior seu poder perfurador.

Vale ressaltar que ele não se confunde com um equipamento semelhante, chamado martelete rompedor. Como seu próprio nome diz, ele não é projetado para perfurar o material, mas para rompê-lo por completo.

Por conta disso, ele costuma ser usado em intervenções radicais, como reformas amplas, substituição de revestimentos ou, até mesmo, demolições.

Além disso, é possível adquirir acessórios adicionais para este equipamento. Todavia, ao trocar os componentes, é preciso aplicar graxa, de modo que a lubrificação não saia prejudicada e o item não seja danificado.

Secador industrial: eficaz na redução da umidade

Em determinados processos industriais, a matéria-prima precisa obedecer a condições muito específicas para que possa ser utilizada.

Por exemplo, o metal precisa atingir uma temperatura determinada para ser fundido, produtos perecíveis devem ser mantidos a temperaturas baixas, para protegê-los da proliferação de bactérias e determinadas peças precisam passar por testes de dureza para que sejam liberadas para o uso.

Em certas ocasiões, um destes indicadores é a umidade – ou a falta dela. Nessas ocasiões, usa-se um secador industrial para ajudar a secá-las do modo correto.

Ele pode ser tanto embutido em outra máquina (como no caso de alguns modelos de compressores de ar), quanto adquirido e usado de modo independente. Além disso, alguns deles aferem a temperatura do item antes e após a secagem.

Assim como muitos outros equipamentos industriais, o secador é comercializado em diversos modelos. Um deles, denominado rotativo, opera com pás giratórias, que ajudam a eliminar a umidade do material.

Contudo, é preciso ter cuidado: ele é projetado para lidar com itens mais resistentes, que não se quebram com facilidade.

redator Autor