Todas as indústrias precisam oferecer aos trabalhadores um espaço com os devidos equipamentos e com os melhores instrumentos para que todo o serviço seja feito de forma correta.
Essa recomendação se aplica, principalmente, em áreas primordiais, que devem contar com análises químicas, onde um fração errônea de um elemento químico pode alterar toda a fórmula de um produto, ou mesmo a integração molecular de ligas de metal ou outros componentes da tabela periódica.
Muitos equipamentos de precisão são utilizados para que seja possível alcançar bons resultados. No artigo de hoje falaremos, exatamente, sobre isso. Confira:
Laboratórios com equipamentos de precisão
Uma das ferramentas primordiais para identificação rápida e eficaz é o analisador portátil por xrf delta para metais e ligas preço. Seu uso permite obter desde classificações simples até as mais complexas composições químicas de materiais e identificações dos produtos analisados dentro do laboratório químico.
Ligas de metais podem ser identificadas de maneira precisa, permitindo a categorização entre os elementos encontrados. Fora dos laboratórios, este equipamento permite a análise da qualidade de soldas em estruturas metálicas, garantindo a segurança dos encaixes entre ferro e solda.
Outro equipamento utilizado em laboratórios químicos é o extrator de soxhlet, muito comum para a pesquisa de impurezas em solventes utilizados na indústria.
Formado por um balão, um filtro e um sifão, sua utilidade na indústria permite que as operações possam ser realizadas de forma gradual, sem a necessidade de um monitoramento contínuo dentro do laboratório.
Ele oferece a possibilidade da remoção de solventes que não devem fazer parte de compostos químicos, que são identificados após a passagem através do filtro, sendo retirado com o uso de um evaporador rotativo.
O viscosímetro capilar serve para verificar a espessura de líquidos e a viscosidade com o qual pode ser trabalhado. Muito utilizado na indústria química na área de tintas e lubrificantes, os testes realizados com este equipamento oferecem a entrega de produtos com a liquidez ideal para a aplicação a que se destina.
No caso de tintas, a viscosidade pode mudar quando o uso é feito para parede, tecidos ou veículos. Cada um destes componentes precisa ter uma viscosidade ideal. Este equipamento permite a entrega dentro de todo o processo de fabricação.
A destilação fracionada atua como um separador de diferentes elementos químicos em um mesmo composto, facilitando a identificação de cada um para que eles sejam nomeados e determine a função final das matérias-primas.
Na indústria química, seu uso pode ser encontrado em refinarias de petróleo, que possuem diferentes compostos químicos em seu estado bruto.
Estes equipamentos de precisão precisam ser operados por profissionais gabaritados, que tenham o conhecimento técnico para que os produtos finais sejam entregues de acordo com a fórmula química ideal.
Por isso, é preciso se atentar para pontos cruciais em cada equipamento a ser utilizado, como:
- Quantificação e qualificação de cada material analisado;
- Precisão e distinção de componentes analisados;
- A análise do combustão de cada elemento químico;
- A destilação e pressão também são estudadas com apuro.
Equipamentos básicos de laboratório
Contando com equipamentos específicos para diversas análises químicas, os laboratórios também precisam de ferramentas básicas para que todo o trabalho seja realizado com sucesso.
Entre estes equipamentos está o tubo de ensaio, muito usado para a disposição de produtos e elementos químicos que passam pelo processo de identificação e separação.
Como o corpo é feito de vidro resistente, pode ser usado para verificar as reações químicas em temperaturas superiores a cem graus centígrados.
Até mesmo a balança de precisão é um importante equipamento dentro dos laboratórios químicos, pois elas servem como um medidor do peso entre os elementos estudados, identificando as proporções entre os componentes misturados.
Por ser um equipamento sensível, seu uso deve ser realizado em um ambiente fechado, para que correntes de ar ou o excesso de poeira não tenham influência sobre as medidas tomadas.
Ter à disposição todos estes equipamentos dentro de um laboratório químico pode transformar as pesquisas dentro da indústria, nos mais diversos segmentos de atuação.
Ligas de metal podem ser estudados para que um material seja mais sólido e resistente do que outro, assim como a viscosidade de óleos utilizados em veículos podem ser diferenciados para motores movidos à gasolina, álcool ou diesel.
Até mesmo os solventes encontrados nas tintas podem ter uma diferenciação, permitindo o uso em cada material de forma diferente.
As pesquisas para o desenvolvimento tecnológico passam também pelos laboratórios químicos, com todos os elementos da tabela periódica sendo estudado gradualmente em todos os setores da indústria.