A indústria é um dos setores de mercado que mais cresce e passa por transformações, com a introdução de componentes altamente tecnológicos e o desenvolvimento de máquinas, componentes, instrumentos e equipamentos para alcançar o nível máximo de qualidade dos bens produzidos.
Nesse contexto, o desenvolvimento de sistemas de produção, geração de energia e transformação de potência ganha notoriedade, com destaque especial para a hidráulica.
Os equipamentos hidráulicos atuam no setor industrial como ferramentas responsáveis pela transformação de energia mecânica em energia hidráulica, por meio de um sistema de troca de fluidos nas engrenagens.
Sendo assim, os componentes hidráulicos são aplicados em uma infinidade de processos, como no acionamento de tratores, caminhões, máquinas compactadoras e agrícolas, bem como maquinários de grande porte na indústria. Ou seja, em veículos que precisam de movimentação para operar.
Além disso, o sistema hidráulico também é aplicado em processos de produção, sendo parte das estratégias de automação industrial.
Nesse sentido, é importante que o projeto hidráulico seja elaborado em conjunto com os sistemas elétricos, a planta da indústria e a organização do setor, levando em conta a disposição dos equipamentos e máquinas.
Com os equipamentos hidráulicos, a indústria é capaz de aumentar a sua produtividade, lucratividade, evitar paradas e, ainda, reduzir gastos.
Alguns componentes hidráulicos da indústria
Existem diversos componentes hidráulicos presentes na indústria que atuam em conjunto nos sistemas de produção.
Além disso, algumas peças são importante para garantir a segurança de todo o funcionamento dos equipamentos hidráulicos, evitando acidentes de trabalho e gastos desnecessários.
O regulador de pressão, por exemplo, é um dispositivo de segurança, que tem como principal função regular a pressão de um fluido em transporte (ar, água ou gases), controlando a pressão variável e fornecendo uma saída, em casos de grandes variações.
Ou seja, a peça é especialmente projetada para controlar a quantidade de pressão que atravessa algum sistema.
Além disso, os reguladores podem ser configurados com sinais de alerta, desse modo, é possível avisar os operadores quando as condições de pressão excedem os limites de segurança.
Ademais, outro elemento muito comum em equipamentos hidráulicos é a valvula de retenção.
Esse dispositivo permite que o líquido ou o ar de um sistema hidráulico siga apenas uma direção, assim, evita-se o retorno do fluxo em condições perigosas para operação.
No entanto, para que a peça seja eficiente, é preciso escolher um componente com dimensões e tamanhos específicos para a operação.
Entre outros tipos de válvulas aplicadas em equipamentos e sistemas hidráulicos, destacam-se:
- Válvulas de descarga;
- Válvulas de frenagem;
- Válvulas redutoras de pressão;
- Válvula de recirculação.
As válvulas hidráulicas são nomeadas conforme suas funções básicas, mas todas elas visam controlar o sistema de pressão hidráulico.
Em geral, esses componentes podem ser adquiridos em diferentes formatos, padrões e tamanhos, além da possibilidade de inúmeros encaixes.
Por esse motivo, as válvulas hidráulicas são indispensáveis para assegurar as boas condições de funcionamento, segurança e qualidade da operação.
É válido realizar procedimentos de manutenção periodicamente nessas peças, como forma de manter o funcionamento eficiente e livre de problemas.
Componentes de conexão em equipamentos e sistemas hidráulicos
Além das válvulas, um sistema hidráulico precisa trabalhar com demais componentes, entre eles, as conexões inox roscadas, que funcionam como peças de ligação entre os canos em tubulações.
Dessa forma, elas são indispensáveis para a segurança no transporte de fluidos, por isso, devem ser altamente resistentes e duráveis.
As conexões em inox têm como ponto positivo o próprio material de confecção, que é o aço inoxidável, resistente às variações de temperatura, pressão, intempéries, choques mecânicos e processos de corrosão.
Sendo assim, mesmo em fluidos corrosivos ou quimicamente fortes, as conexões roscadas em inox oferecem boa proteção aos sistemas hidráulicos.
Ademais, outro componente de segurança é o termo retratil, também chamado de termotubo. Essa peça se contrai quando aquecida, sendo importante para garantir o isolamento, alívio de tensão e agrupamento dos fios elétricos presentes em equipamentos e sistemas hidráulicos.
Dessa maneira, pode-se proteger toda a fiação contra água, óleos, ácidos e outros riscos ambientais. Isso quer dizer que o tubo termo retrátil é importante para assegurar a proteção no ambiente de trabalho, reduzindo as possibilidades de acidente com eletricidade.
Assim como as válvulas hidráulicas, todos os componentes devem passar por revisões e manutenções periódicas, como forma de garantir a integridade e o bom funcionamento.