Os diversos setores da indústria exigem normas de segurança que são extremamente importantes para garantir que os funcionários não corram riscos durante suas atividades de trabalho, que podem estar expostas a ameaças de saúde.
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) devem seguir as regras da Norma Regulamentadora 6 – NR 6, que garante que estes dispositivos devem ser fornecidos gratuitamente pelo empregador se as medidas de ordem geral não sejam totalmente seguras em casos de acidentes de trabalho, se a proteção coletiva ainda estiver em processo de implante, e para atender a situações de emergência.
Ainda segundo a Norma Regulamentadora, também é obrigação do empregador:
- fornecer o equipamento correto e exigir o seu uso;
- oferecer treinamento sobre como utilizá-lo;
- adquirir itens certificados por órgãos reguladores;
- substituí-lo em caso de danificação.
As regras do EPI também definem que o empregado tem as obrigações de usá-lo quando e sempre que for necessário e se responsabilizar pelos seus cuidados.
Além disso, o trabalhador tem o dever de comunicar ao seu chefe se o equipamento sofrer danos que impeçam o equipamento de ser utilizado da maneira correta.
Os equipamentos variam de acordo com o segmento da indústria, porém, no caso dos ramos mais pesados, existem três itens que são essenciais para garantir a segurança dos trabalhadores.
Máscara de solda automática
O trabalho de soldador é extremamente perigoso e os EPIs devem ser cautelosamente utilizados, evitando qualquer tipo de riscos que possam prejudicar a sua saúde. Um ponto importante é a máscara de solda automática, que faz a diferença na questão de segurança.
Ela é responsável por proteger partes do corpo como o rosto, o pescoço e os olhos. Um material de qualidade é necessário porque o trabalhador fica exposto a altos índices de reações químicas e à luz advinda de estas operações, gerada pela inversora de solda.
A automação ainda tem uma grande vantagem sobre a máscara comum: com ela, não é necessário parar para levantá-la ou abaixá-la, pois ela fará isso sozinha. Isso aumenta a produtividade e diminuiu o tempo que o soldador necessita gastar.
A máscara passiva e a ativa (automática) também se diferem na questão das lentes. Enquanto a primeira apresenta um vidro escuro, a segunda conta com um cristal que clareia para ver o objeto soldado e escurece automaticamente ao ligar a luz da solda.
Cinta de fixação com catraca
Utilizada para amarrar e transportar cargas extremamente pesadas nas indústrias metalúrgica, mecânica, automobilística, construção civil, entre outros, a cinta de fixação com catraca é outro item que deve estar presente na indústria. Sua principal função é evitar tombamentos e deslizes dos objetos que estão sendo carregados.
Embora ela não seja colocada diretamente no trabalhador, ela auxilia em seu trabalho e, portanto, é necessário que seja providenciada com todas as regularidades exigidas na Norma já citada.
Seu material deve ser de primeira linha e a cinta de fixação com catraca deve estar preparada não apenas para aguentar peso, mas também para estar exposta a ambientes como calor extremo e chuvas fortes.
Ela funciona como uma espécie de cinto de segurança para cargas, que podem chegar a uma tonelada. A chamada catraca nada mais é que uma trava resistente que garante que o carregamento não escape e provoque acidentes graves.
Toda a estrutura da cinta foi pensada na economia de esforços humanos, com alavancas que facilitam o manuseio.
É necessário ressaltar, novamente, que é responsabilidade da empresa contratante ensinar a seus empregados a maneira correta de amarrar os materiais transportados, uma vez que só um material de qualidade não garante o sucesso da operação.
Bota de segurança masculina
Embora muita gente foque na segurança do rosto e dos braços, é importante mencionar que os pés também exigem cuidados, pois eles também estão passíveis de sofrer com as más condições de trabalho.
A bota de segurança masculina é um equipamento dos mais utilizados em todos os setores da indústria.
Alguns dos principais motivos pelos quais as botas são itens essenciais para a segurança na indústria são nos casos de pisos escorregadios e queda de materiais pesados.
A sola de borracha impede que o trabalhador sofra um acidente que pode ter complicações graves, e a biqueira mantém os dedos seguros.
Estes são apenas alguns exemplos de EPIs que são utilizados na indústria. O não cumprimento das normas podem levar os empregadores a pagar multas.