Desde 700 a.C., o homem manipula os metais brutos, porém naquela época as ferramentas mais comuns eram feitas do ferro, o que com o tempo passaria pelo processo de usinagem.
Somente no século XVII vieram as melhorias para o processo de fabricação do ferro e siderurgia do aço, além da manipulação mais refinada do ouro e do cobre para a produção de armas e ferramentas.
Em 1900, os Estados Unidos descobriram o aço rápido e com a chegada das máquinas a vapor, o trabalho foi facilitado, aperfeiçoado através do “torno mecânico”.
Como funciona a usinagem?
A usinagem é uma técnica que envolve por completo a metalurgia, e seus procedimentos são utilizados para dar a forma cobiçada aos metais e seus acabamentos.
Atualmente, desenvolver Tubos de aço ou tubos de aluminio requer, inevitavelmente, as técnicas da usinagem, que se trata de uma maneira de produzir e criar objetos manipulados por máquinas.
Durante esse processo, o “metalúrgico” corta os materiais para transformar a sua forma e aparência, de acordo com o modelo solicitado, em nível de produção elevada, incluindo também técnicas de moldagem e fundição.
Possibilita criar peças bem finas, chegando até 1 mícron, possibilitando a inclusão de detalhes, o que não era possível utilizando as técnicas mais antigas de moldagem e fundição.
Revolucionaram a indústria e estão presentes nos seguintes setores:
- Automobilística;
- Naval;
- Aeroespacial;
- Eletrônica;
- Eletrodomésticos;
- Agrícola.
Podem ser utilizados na fabricação de diversas peças, como parafusos de aço para peças de metal, até peças maiores como instrumentos manuais e componentes para carros. Podem ser grandiosos e leves como as peças fabricadas e difundidas por uma Distribuidora de alumínio.
Quais processos da metalurgia podem usar a usinagem?
A técnica consiste em atender a metalurgia de várias maneiras, em muitos processos, dos quais podemos destacar as principais categorias:
1) Perfuração: tipo mais básico na usinagem. Durante esse processo, o operador usa pouco metal para perfura-lo.
Por exemplo, a barra redonda trefilada sae 1045, quando temperada, alcança maior dureza na superfície e logo abaixo, menor dureza, por não ter boa penetração, devido à baixa quantidade de elementos presentes na liga, dando maior temperabilidade à barra trefilada, por exemplo.
2) Torneamento: o torno gira o metal para que possa ser moldado ou cortado, podendo ser manual ou automático, já que a tecnologia evoluiu.
Comum na produção de parafusos que já acompanham a rosca ou fixador.
3) Fresagem: consiste na utilização da máquina de fresa ou fresadora. Usa aparelhos de metal para cortar outros materiais, como tubo aço carbono, por exemplo.
A ferramenta é fixada para ser operada com segurança e a máquina guia o metal em torno dessa ferramenta para efetivar o corte.
Este processo, na usinagem, pode ser útil também para cortar um logotipo em uma chapa de aço, ou para construir ferramentas específicas.
4) Moagem: processo simples que abrange o uso de uma roda de pedra de moagem para adaptar as peças, e também é utilizada para afiar uma ferramenta manualmente ou ainda pode dar forma aos materiais metálicos com acabamento acetinado.
5) Serragem: consiste no ato de serrar as peças. Em casos mais específicos utilizam dentes revestidos de diamante.
6) Aplainamento: através do uso de uma plaina o material é cortado através de uma ferramenta que se movimenta alternadamente. Seu principal objetivo é deixar reparar os defeitos dos objetos planos.
7) Brochamento: processo de corte realizado por meio de uma brocha, com uma série de cinzéis que aumentam o seu tamanho, ao passo que ele vão mais profundamente a cada corte.
A brocha conta, estaticamente, com muitos dentes, onde a distância entre eles pode chegar a diâmetros que mudam de tamanho e formatos de cortes.
8) Eletroerosão: utiliza descargas por capacitores elétricos, nos quais o desbaste do utensílio não é conseguido pelo contato mecânico entre a ferramenta de corte e a peça.
As descargas acontecem em diversos locais de um eletrodo e progridem até formar uma cavidade igual ao próprio eletrodo, de forma negativa. Normalmente, as ferramentas, ou eletrodos, são de materiais condutores como o grafite ou o cobre.
Esses métodos são apenas parte de todos os processos que envolvem a usinagem. Fabricar metais, dá-se através do desenvolvimento do modelo inicial da peça, depois se inicia a fabricação e a produção.
Tais técnicas são utilizadas para moldar o metal e criar certos objetos, ou apenas para darem melhor acabamento às peças, dando-lhes o acabamento esperado. Após ser terminada, a montagem da peça finalmente destina-as para a venda final.