Infraestrutura pode ser descrita como a base não visível ou perceptível de alguma estrutura. Muitas vezes essa palavra é usada para descrever os processos que possibilitam o funcionamento de coisas como o mercado, a economia, o setor industrial e o comércio. A palavra infraestrutura está ligada com o funcionamento das coisas. Na economia, por exemplo, a infraestrutura é todo o aparato de condições que permite os processos de produção e comercialização de bens de consumo.
É basicamente a base que sustenta e possibilita que os processos aconteçam. Na engenharia civil a infraestrutura são os elementos que suportam as estruturas.
Por exemplo, os sistemas de energia elétrica e saneamento básico em uma cidade fazem parte de sua infraestrutura, que suporta as estruturas dos processos e desenvolvimento humanos.
Na indústria, a infraestrutura está intimamente envolvida com a produção, e pode estar presente, inclusive, nas esteiras da fábrica. Todavia não da maneira mais usual.
O maquinário usado pelo profissional na indústria pode ser considerado como estrutura da produção, pois é um algo totalmente necessário no processo. Mas indiretamente, temos vários fatores que possibilitam que a máquina possa estar ali, e possa ser operada. Vamos ver o que, mais a seguir.
Infraestrutura é o suporte de toda estrutura. Sem ela os processos, ainda que simples, não seriam possíveis.
Como é o funcionamento das máquinas em uma indústria?
Para que as máquinas funcionem, e os funcionários possam utilizá-las para produzir, é necessário que haja uma fonte de energia.
Um projeto elétrico bem feito é necessário para que as máquinas funcionem corretamente, caso contrário poderiam estragar a fiação e o próprio equipamento. Além disso, é necessário um teto e paredes protegendo o maquinário e funcionários da poeira e intempéries.
É necessário ter sanitários e bebedouros à disposição dos funcionários, armários para guardarem seus objetos pessoais, mesas e cadeira para que possam fazer refeições, fornos para esquentarem suas marmitas, ou uma cozinha para servir almoço preparado na hora.
A água disponível no reservatório não é menos importante do que a máquina de corte, porque com o reservatório vazio, a indústria não pode funcionar, nem a máquina. São itens que fazem a diferença, na questão de suporte e segurança, ainda que não sejam percebidos.
Assim funciona a infraestrutura de uma empresa, como a definição da palavra indica, ela fica praticamente invisível e só é percebida, geralmente, quando falha em suas tarefas.
Itens essenciais para o funcionamento de uma indústria
Vamos falar um pouco sobre alguns itens de infraestrutura industrial, que podem passar despercebidos, mas fazem diferença.
1. Cortina de luz
A cortina de luz é um sistema de sensores que funcionam com feixes de luz, como lasers. Essas cortinas possuem duas partes, uma que emite os feixes e outra que os capta. Os feixes, enfileirados na vertical, formam uma cortina invisível, que quando é atravessada dispara os sensores.
Isso porque quando qualquer objeto passa pela cortina, ele acaba barrando um pedaço dos feixes de luz, e esse barramento é detectado quase que imediatamente, já que a informação viaja na velocidade da luz.
Quando a luz é barrada, o sensor ativa as ações de segurança. Essas cortinas são muito usadas em serras, prensas e outros tipos de maquinários perigosos, para que quando qualquer objeto atravesse a cortina, a máquina pare instantaneamente.
2. Exaustor Industrial
O exaustor industrial serve para fazer a circulação e troca de ar de dentro do ambiente industrial (geralmente, galpões). O uso do exaustor é muito importante para que não haja acúmulo de gases perigosos dentro do ambiente, que podem causar acidentes e afetar a saúde dos funcionários.
O exaustor eolico é um tipo de exaustor que não utiliza energia elétrica, ele funciona apenas com a força motriz dos ventos (força de movimento do vento).
3. Refletor industrial
O refletor industrial também é uma peça muito importante para gerar a iluminação adequada da indústria. Os refletores adequados podem gerar economia de energia, uma vez que são feitos exatamente para altas demandas.
Uma boa iluminação traz as seguintes vantagens:
- Evita acidentes;
- Auxiliar nos processos;
- Aumenta a produtividade;
- Gera menos gastos do que outros tipos de iluminação menos eficientes;
- Gera ambiente mais agradável para o funcionário;
- Evita o desgaste e a fadiga da visão do funcionário.
Esses itens são totalmente necessários para o funcionamento correto e seguro dos processos industriais e, ainda que não sejam vistos ou pareçam não fazer tanta diferença, eles não devem ser negligenciados; assim como os outros itens de infraestrutura que dão condições para que a indústria produza.