As tubulações industriais são um conjunto de instalações contendo tubos, conexões e válvulas com o objetivo de distribuir materiais como gases, óleos, vapores, lubrificantes e líquidos industriais em geral.
Os componentes são amplamente utilizados em indústrias de processamento e de diversos segmentos, como as indústrias químicas e petroquímicas, refinarias, alimentícias e farmacêuticas.
Eles podem ser instalados no interior das fábricas e relacionados aos processos e instrumentação industrial. Mas também pode ser aplicados na parte exterior das dependências industriais, focados no transporte, drenagem, distribuição ou coleta de substâncias.
Para garantir a qualidade das instalações industriais, é fundamental que os empreendedores compreendam o funcionamento e a importância de tubos, conexões e válvulas para os sistemas de tubulações industriais. Independente da aplicação, o uso de um bom sistema de vedação também se faz imprescindível.
Tubos, conexões e válvulas industriais
Os Tubos e conexões são as principais peças envolvidas no deslocamento de fluidos como o ar, óleos, água e combustíveis entre as instalações industriais. Elas devem ser compostas por materiais e processos de fabricação com capacidade para garantir a resistência adequada das instalações.
As estruturas devem suportar diferentes e elevados valores de pressão, variações de temperatura e até a corrosão de alguns tipos de substâncias e tudo isso pode resultar em vazamentos.
O tubo din 2440 – NBR 5580, é um tubo amplamente utilizado para a condução de fluidos em baixa pressão, como água, óleo, ar comprimido ou gás. O material é fabricado em aço carbono com costura e também permite a construção de estruturas metálicas e, por isso, é empregado na construção civil.
Entretanto, há outras opções de materiais que podem ser empregados em tubos e conexões, de acordo com as necessidades especiais e dimensões das instalações.
Dentre eles é possível destacar o ferro, aço forjado, aço carbono, aço galvanizado e aço inox. Cada uma das ligas metálicas apresenta características especiais, que estão diretamente relacionadas às variadas aplicações das estruturas industriais.
O tubo de aço galvanizado, por exemplo, é um tubo com grande resistência à ação química, que é bastante utilizado para fluidos com maior agressividade. Enquanto isso, os materiais em aço carbono apresentam um melhor custo-benefício, mas não são indicados para a condução de fluidos agressivos.
Já as conexões pneumáticas podem ser fixas, servindo para o uso permanente nas instalações, ou possuir um engate rápido.
No caso de conexões pneumáticas engate rápido, as peças podem ser retiradas e colocadas nas instalações dispensando o uso de ferramentas, com bastante mobilidade.
Com relação às válvulas industriais, são mecanismos que permitem a regulagem do fluxo de fluidos nos sistemas de tubulações industriais. Existem diversos tipos de válvulas, com classificação dependendo das características específicas de cada aplicação.
Dentre os segmentos que utilizam os sistemas de tubulações industriais, é possível citar a petroquímica, empresas do setor alimentício e farmacêutico.
Para garantir a qualidade e eficiência das instalações, os empreendimentos precisam investir em materiais de qualidade, mão de obra qualificada e na instalação de sistemas de vedação apropriados.
Sistemas de vedação
As vedações são componentes essenciais para o desempenho de tubos e conexões, com ou sem engate rapido.
Nas indústrias, desempenham o papel fundamental de impossibilitar e prevenir vazamentos de fluídos, líquidos e gases nos processos que utilizam equipamentos sob pressão ou que atuam na condução de substâncias.
Na maioria das vezes a vedação industrial se dá por meio de gaxetas ou selos nas juntas das tubulações em pontos considerados críticos, em que as chances de ocorrer vazamentos são maiores.
O uso de selo mecânico, um componente cilíndrico instalado para exercer pressão e impedir a passagem dos fluídos, tem algumas vantagens em relação às gaxetas. São elas:
- Melhor adaptação a alta pressão e temperatura;
- Maior resistência contra materiais abrasivos;
- Instalação simples do componente;
- Menos necessidade de manutenção;
- Menor probabilidade de vazamentos;
- Melhor custo-benefício, mesmo com investimento inicial mais alto.
Outro componente importante para o funcionamento adequado de maquinários, além da vedação de sistemas de tubulações industriais, é o anel de vedação.
Eles geralmente são fabricados em nylon, poliuretano, silicone, neoprene ou borracha com alta dureza, em formato circular.
Tratam-se de peças simples e baratas, mas que são bastante importantes para a montagem correta dos setores industriais, impedindo desperdícios e perdas com vazamentos, ou a diminuição da pressão, que pode acarretar em problemas mecânicos. Outros benefícios são a resistência contra materiais corrosivos e variações de temperatura.
Um sistema de tubulação industrial de qualidade precisa ser projetado por profissionais qualificados, tendo em vista as necessidades e atividades realizadas pelo segmento.
Além disso, a execução deve ser feita com o máximo de dedicação e cautela, com materiais de qualidade e evitando problemas futuros.