Entenda de uma forma simples como acontece a rebobinagem de motores

É difícil imaginar o mundo atual sem os motores elétricos e as facilidades que eles trouxeram para o nosso cotidiano. As primeiras observações em relação às máquinas eletrostáticas remontam ao século XVII, mas somente em meados do século XIX eles foram aperfeiçoados e começaram a se parecer com os equipamentos que conhecemos.

A seguir, vamos ver como recuperar os motores que foram danificados utilizando o processo de rebobinamento.

O rebobinamento de motores é um dos métodos utilizados para o conserto de um motor elétrico que tenham algum tipo de defeito em suas bobinas, como problemas de isolamento ou que tiveram um curto-circuito.

A rebobinagem é uma alternativa para consertar esse tipo de motor, fazendo com que ele volte a ter o mesmo desempenho, qualidade e segurança que tinha anteriormente.

Quando um motor elétrico para de funcionar em uma indústria por exemplo, pode acarretar um prejuízo muito grande em um processo que depende de seu funcionamento.

O rebobinamento de motores elétricos é feito para que esse processo possa voltar a ocorrer o mais rápido possível para se ter o mínimo de perda de produção em uma linha de montagem que opera com esses motores.

O rebobinamento consiste em um novo enrolamento feito em suas bobinas. Deve ser feito com material de qualidade e por pessoal capacitado para que o motor volte a funcionar com a mesma eficiência e com o mesmo consumo de energia mantendo assim a eficácia original.

Os motores são ligado a um quadro de distribuição, a montagem de painéis elétricos é feita dentro de uma caixa e deve obedecer as características dos motores, de acordo com o tipo de ligação que é feita e montado com os componentes necessários.

Qual a importância de se fazer as conexões elétricas em motores?

Os painéis elétricos são construídos de acordo com projeto elétrico e mecânico a ser utilizado na planta da fábrica, seu conjunto é testado pensando na pior situação possível que ele possa enfrentar. Normalmente os painéis são feitos por alguns componentes como barramentos, entradas, saídas, alimentadores, partidas, etc.

A eletricidade é a provedora de energia para os motores. Através de corrente alternada ou continua, ele converte energia elétrica em energia mecânica, utilizando a eletricidade para criar um campo magnético que se opõem entre si girando um rotor.

O Fabricante de painéis elétricos faz o cálculo necessário para que o motor trabalhe de forma adequado com a rede elétrica fornecida. Os painéis elétricos são montados de acordo com a necessidade das correntes e tensões que serão usados no mapa de uma fábrica e suas máquinas.

Depois de montados os painéis acomodam equipamentos de proteção, de pequeno ou de grande porte, que são auto portantes onde diversas colunas formam seções fazendo parte integrante de um sistema de distribuição adequado a cada situação.

Enrolamento de motores, tabelas de rebobinagem, como elas funcionam e como é feito o processo de rebobinagem.

Quando rebobinamos um motor elétrico, devemos nos atentar a algumas especificações que aparecem em seus modelos. As tabelas de rebobinagem auxiliam para saber a rebobinagem correta a ser feita em cada motor.

A Rebobinagem de motores, é feita quando um motor elétrico para de funcionar através de um novo enrolamento de suas bobinas, substituindo a anterior por uma nova e, assim, fazendo com que o motor volte a funcionar.

Apesar de ser uma técnica muito usada na indústria, a rebobinagem de motores se feita muitas vezes pode acabar por desgastar os motores e fazer com que eles não atuem mais com a mesma potência das especificações do fabricante.

Cada vez que ela é realizada pode haver a perde de 1 a 5% do seu rendimento. A rebobinagem também pode causar o aquecimento em excesso do seu núcleo durante a troca dos fios queimados ou defeituosos provocando o rompimento do isolamento interlaminar.

Rebobinar ou trocar?

Em algumas ocasiões a rebobinagem e o Enrolamento de motores elétricos pode ser a solução mais rápida e barata, por exemplo, se você nunca fez esse processo anteriormente e seu motor está apresentando algum tipo de defeito, você não irá trocar por um novo motor.

Se forem seguidas as especificações e o trabalho for executado por um técnico capacitado, as perdas de potência serão mínimas.

Agora se você já aplicou o processo de rebobinagem de motores algumas vezes no mesmo motor, a melhor alternativa seria a troca do motor elétrico. Quanto mais vezes esse processo for feito, mais frequente vai se tornar a manutenção e a rebobinagem podendo em muitas ocasiões aumentar a quantia de energia consumida pelo motor.

Sabendo desses pontos importantes, agora cabe a você escolher entre a troca ou a rebobinagem, levando em conta todos os fatores necessários para o melhor funcionamento de suas máquinas.

redator Autor