O ambiente da indústria é um local muito diferenciado. Há diversas fábricas e empresas relacionadas, e cada uma faz seus trabalhos de todos os tipos, seja de matérias-primas ou montagem definitivas de materiais.
Enfim, é um universo à parte, e é muito necessário para todos nós, pois é da indústria que tudo o que necessitamos vem. Seja comida, vestimentas e aparelhos eletrônicos, por exemplo, sem ela não teríamos a facilidade de hoje para comprar.
E como há muitas possibilidades nesse meio, hoje falaremos sobre a parte hidráulica, que está em todos esses locais, que é o segmento da física que trabalha com fluídos em movimento e em repouso.
Falaremos sobre todos os tipos de elementos utilizados para o funcionamento desses fluídos e para que seja possível eles serem nivelados assim como são tratados quando necessário. Acompanhe o texto e confira.
Chave ou boia de nível
Primeiramente falaremos da boia elétrica de nível, que é um tipo de um dispositivo de controle que faz a inspeção de quantidade de fluídos e líquidos que um recipiente de armazenamento.
Esse tipo de processo é feito para que seja possível entender e manter tanto um nível mínimo quanto um nível máximo e também alarmar quando não há mais segurança. Além disso ele ainda proporciona dados de variações e falhas nos tanques, e quando pode ocorrer transbordamento.
Enfim, há diversos tipos e modelos, e todos eles possuem muitas vantagens, como, por exemplo:
- Altos níveis de segurança;
- Confiabilidade;
- Fácil instalação;
- Fácil operação.
A chave de nível, hoje em dia, é desempenhada com a independência dos flutuadores e também com um desempenho realmente muito alto. Eles é que irão falar sobre todos os tipos de problemas, ou não, que tanques de fluídos e águas estão tendo.
Oring
Agora falaremos de um anel, chamado oring, que é basicamente um vedador em formato e secção circular. O anel oring é muito bom, pois possui uma enorme variedade de aplicações e também oferece muitas vantagens.
É adequado sempre pensando sobre todas as propriedades necessárias de uma vedação, como suas estáticas e dinâmicas, e está sempre presente em elementos e sistemas hidráulicos, e também pneumáticos.
Pode ser fabricado em diversos materiais, como silicone, poliuretano, neoprene e diversos outros, e é muito resistente, fazendo com que seja possível ter o armazenamento e o transporte de fluído sem nenhum tipo de vazamento.
Manômetro
Conhecido também como medidor de pressão, o manômetro industrial é um componente que mede a pressão de fluídos e também de gases. Ele é usado em processos de alta performance que necessitam de fácil medição e visualização.
A construção desse medidor é feita em inox, juntamente, com uma resina mais especializada para o feito. Ele atende, de forma rápida, a todos os processos que dele necessitam e ainda possui uma alimentação através de bateria.
Lembrando também que há duas versões, uma digital que possui um visor com todas as informações que aparecem nele e o analógico, que possui um ponteiro que indica a resposta a ser buscada.
Medição de temperatura
Há também o chamado sensor de temperatura, que é um elemento com total precisão que se encontra sempre em um painel ou nos maquinários industriais mesmo. Ele mostra o quanto está a temperatura de cada equipamento.
Por exemplo, se esse sensor simplesmente demonstrar alguma diferenciação, elas podem estar muito altas, de forma que podem estar erradas. O podem simplesmente mostrar temperaturas mais baixas.
Enfim, isso dependerá muito sempre do que estamos lidando e com que tipo de máquina é. Assim é possível sempre medir e balancear esses níveis para que a normalização estejam sempre analisados.
Solenoide
E para finalizar o texto falaremos sobre a valvula solenoide, que é uma das mais utilizadas nesse meio. Ela é eletromecânica e possui um tipo de bobina elétrica que teme em seu meio, um núcleo com um êmbolo instalado.
Ela possui basicamente dois tipos de posições, porém pode ter diversas entradas, saídas e escapes. Quando a posição está em repouso, nenhum tipo de gás ou fluído irá se mover ou seguir o seu caminho. Já quando essa válvula se abre, o fluxo segue normalmente.
E esses são basicamente os tipos de elementos presentes entre a relação da indústria e também da hidráulica, e como funcionam juntas diariamente.