Tipos de engrenagens que você precisa conhecer

As engrenagens têm inúmeras funções, sejam elas dentro da aviação, das indústrias, do transporte rodoviário ou de siderúrgicas e metalúrgicas.

Os tipos de engrenagens industriais modernos superam as engrenagens comuns, seja na aplicação ou no alcance.

Não apenas suas funções, mas também seus tamanhos e formas são variados, além de seu tipo de transmissão de movimento, de modo a atender diferentes tarefas.

Quais os tipos de engrenagens e suas classificações?

É possível classificar as engrenagens mais utilizadas normalmente em seis grupos gerais, sendo eles:

  • Engrenagem cônica: sua funcionalidade é aplicada para mudar a rotação e a direção de objetos em movimento, além de poder aumentar ou diminuir sua velocidade.
    É geralmente usada em um ângulo de 90°, mas funciona da mesma maneira em outras angulações.
    Os dentes dessas rodas também possuem formato cônico, dificultando sua fabricação e fazendo com que, muitas vezes, sua precisão seja prejudicada.
    É necessária uma montagem precisa para que seu funcionamento seja adequado, no entanto, quando corretamente fabricados e instalados, formam uma malha perfeitamente unida.
    Esse tipo de engrenagem é extremamente útil, uma vez que permite ajustes ainda durante a fase de montagem;
  • Engrenagem helicoidal: usada para a transferência fixa de rotações elevadas e de eixos que sejam paralelos entre si ou que formem um ângulo qualquer, também entre si.
    Pode facilmente transportar cargas pesadas, uma vez que fornecem maior superfície de contato com seus dentes.
    É silenciosa devido a sua dentada, que possui formato curvo ao redor de uma trajetória helicoidal, responsável por sua denominação, estar em componente axial de força, fato que deve ser compensado por rolamento.
    Seus dentes são projetados de modo a formar uma malha que crie uma força de empuxo ideal. É uma das mais conhecidas dentro das engrenagens industriais;
  • Engrenagens hipóides: são usadas para transmitir movimento e cargas entre eixos que não se cruzam, ao contrário das cônicas. Seus dentes podem ser dos mais variados tipos;
  • Cremalheira de aço: trata-se de uma barra dentada destinada a engrenagens. Com ela, é possível transformar um movimento de rotação em retilíneo, e o contrário também é admissível.
    É bastante empregada em montanhas russas, em trens que têm montanhas em sua trajetória e outras locomotivas, uma vez que facilita a subida;
  • Engrenagens retas: são usadas em qualquer tarefa que exija mudança de posição durante o serviço, pois são mais fáceis de engatar. Também são aplicadas quando se precisa de variação na força e velocidade de rotação de eixos.
    São simples de operar e podem ser aproveitadas em diversas atividades, sejam industriais ou não. Geralmente possuem forma de cilindro ou disco, e seus dentes são retos e instalados em eixos paralelos;
  • Engrenagens sem-fim: esse modelo é amplamente utilizado em diversos lugares. É empregado para transmitir potência em motores, sendo composto por duas partes: a roda sem-fim e um parafuso.
    Seu mecanismo tem grande força axial, e sua estrutura é mais compacta que a das engrenagens cônicas. Possui características próprias únicas, o que faz com que seja muito procurada em muitos campos industriais.

Quais os processos utilizados na fabricação de engrenagens?

Diversos processos são necessários para produzir esse tipo de produto, dentre eles a fundição, a extrusão, a metalurgia e o forjamento. Essas são tarefas delicadas, que exigem experiência e sabedoria para serem executadas.

O metal também deve ser adequado e atender a alguns requisitos, como alta resistência à tração de modo a evitar falhas contra cargas estáticas, baixo coeficiente de atrito para facilitar sua manipulação e resistência para suportar cargas dinâmicas.

Um dos processos utilizados na produção de engrenagens é a usinagem. Geralmente, ela é realizada por máquinas fresadoras, que personalizam a peça de acordo com a necessidade do projeto.

Outras ferramentas também são empregadas nesse processo, de modo a obter um resultado preciso que atenda à finalidade desejada.

Engrenagens como as retas, as helicoidais e as cônicas demandam de uma usinagem especial que seja mais cuidadosa e detalhista, de modo a garantir a perfeição da peça.

Para obter as engrenagens ideais para seu negócio e garantir que elas sejam produzidas da maneira correta, de modo a não gerar gastos ou prejuízos e desempenharem sua função de modo ideal e produtivo.

É importante procurar por um Fabricante de engrenagens de confiança, que saberá lhe indicar o melhor tipo de engrenagem para atender a finalidade desejada, e que certamente executará um serviço de garantia e qualidade.

redator Autor