De todos os nichos que lidam com acessórios e recursos de suporte à indústria em geral, um dos mais importantes é o de elementos filtrantes.
Há vários processos que implicam o uso de ar e de líquidos, cujo jateamento precisa ser realizado com segurança e sem a presença de partículas ou poluentes quaisquer que sejam.
Além das importadoras e distribuidoras, hoje o Brasil já conta com uma rede grande de fabricantes de filtros, mesmo que para máquinas internacionais. Esse foi um passo importante na direção do crescimento do setor.
Alguns dos filtros mais comumente encontrados no mercado atual são os seguintes:
- Filtros para cabines;
- Filtros para cartão plissado;
- Filtros de polipropileno;
- Filtros diversos em Y;
- Filtros de tipo absoluto;
- Filtros de carvão ativado;
- Filtros para cartucho, etc.
Conforme ficará claro neste post, além do filtro, existem outros dispositivos que são fundamentais e ajudam em sua utilização. Como é o caso dos compressores, dos lavadores, das mantas filtrantes, etc.
O papel dos compressores de ar
Um dos dispositivos mais importantes a ser aplicado no setor de jateamento é o Compressor de ar. De fato, trata-se de um dos equipamentos mais conhecidos e universalmente aplicados da indústria.
Além disso, ele sempre foi popular em várias áreas da construção civil, de equipamentos e atividades agrícolas, bem como do setor de automóveis. Nesse caso, é utilizado tanto em fábricas quanto em oficinas.
Na indústria, o ar gerado ou jateado deve necessariamente ser livre de partículas, sujeiras e poluição de qualquer elemento estranho à aplicação que esteja sendo feita. É aí que entra o papel do filtro do compressor de ar.
As sujeiras que acabam entrando no dispositivo podem não apenas comprometer o resultado do trabalho que será operado, mas também o bom funcionamento da própria máquina, que em médio e longo prazo, tende a apresentar defeitos por causa disso.
No universo profissional, o compressor contribui para:
- Pistolas de pintura industrial;
- Grampeadores de alta pressão;
- Lixadeiras e retificadeiras;
- Furadeiras e chaves de impacto;
- Ferramentas pneumáticas em geral;
- Cortadores de alta pressão, etc.
Atualmente, além do uso profissional e industrial, é muito comum o compressor ser utilizado em casa. Essa finalidade costuma ir desde a função de encher pneus até a de pintar e envernizar superfícies.
Como funciona um lavador de gases?
Um dos equipamentos mais eficientes e importantes em termos de elementos filtrantes é o Lavador de gases industriais.
Apesar do seu nome curioso (afinal, como é possível “lavar” gases?), o que ele faz é bastante simples e eficiente, apesar de envolver recursos e reações químicas que o público leigo não domina.
Basicamente, ele atua na coleta de partículas de vapor e de gases comuns a um ambiente industrial. Assim, ele ajuda a controlar a poluição do ar, sempre por meio do choque entre soluções líquidas e a região a ser trabalhada.
Tal processo depende de alguns dispositivos além do próprio líquido. Uma câmara é o principal deles, mas também há sistemas de bicos pulverizadores que operam o jateamento.
Seu uso é tão indispensável em alguns casos, que hoje esse é um dos equipamentos mais solicitados na área de elementos filtrantes. Tanto que uma das pesquisas mais comuns da internet remete a: Lavador de gases preço e demais condições de compra.
Suas principais vantagens e benefícios são:
- O controle de substâncias danosas;
- O tratamento de gases e sólidos;
- A operação em condições de risco;
- A não restrição em termos de umidade;
- A não restrição em termos de temperatura;
- A customização de projetos, etc.
Elementos filtrantes no nosso dia a dia
Alguns equipamentos industriais voltados para filtração são conhecidos por terem acabado se tornando de uso doméstico.
É o caso da Manta filtrante para ar condicionado. Trata-se de uma peça de reposição sem a qual um ar condicionado não pode desempenhar sua função em médio e longo prazo.
Essa manta é o dispositivo que realmente impede a invasão de partículas danosas. Ou seja, é ela quem realiza a função filtrante do dispositivo.
Embora, atualmente, seja muito comum em equipamentos domésticos, continua tendo seu foco de uso nas indústrias, onde ainda pode ser aplicada a:
- Sistemas de exaustão.
- Sistema de ventilação;
- Cabines de pintura industrial;
- Painéis elétricos, etc.
Outro elemento filtrante bastante conhecido de todos nós é o Filtro de agua. Sim, esse dispositivo conta com algumas tecnologias de filtragem que nasceram na esfera industrial.
Com o tempo esses recursos foram se popularizando e hoje servem a uma infinidade de demandas domésticas, por meio de vários modelos e tipos de filtros de água existentes.