A distribuição de energia é um componente fundamental nas edificações residenciais, condomínios e demais construções, sejam de moradia ou mesmo comerciais.
Contudo, o setor das indústrias também possui uma larga demanda pela utilização de instalações elétricas bem distribuídas e organizadas, de forma a gerar o melhor desempenho da produção.
Por isso, é muito importante conhecer os utensílios voltados para esse tipo de performance, encontrando as melhores formas de utilizá-los e tornando o processo de produção mais dinâmico e eficiente.
Disjuntores
A função do disjuntor é proteger os circuitos contra uma série de situações que podem ocorrer devido a falhas variadas, colocando em risco os equipamentos e a vida dos operadores.
Isso acontece pois o dispositivo identifica uma sobrecarga na instalação assim que ocorre um curto-circuito, por exemplo, e, de modo automático, desativa a distribuição elétrica, tornando o ambiente seguro.
Por isso, esse é um componente que não pode faltar nas instalações elétricas, especialmente quando estamos falando do setor industrial.
Nesse caso, uma série de procedimentos dependem da eficiência da distribuição de energia para apresentarem os resultados de produção esperados.
Os Disjuntores Industriais, portanto, se diferenciam por sua alta capacidade e quantidade utilizada em um mesmo sistema ou ambiente. Tudo precisa ser compatível com a utilização e a demanda existente no processo.
Assim como em uma residência, em que esse aparelho realiza seu desempenho com base em eletrodomésticos e outros utensílios como computadores e televisores, nas indústrias eles devem oferecer o suporte para um maquinário completo e variado, apresentando maior capacidade.
Modelos do aparelho
Muitas pessoas se perguntam qual o modelo mais apropriado para uso industrial, mas a resposta pode variar conforme o setor e a aplicação.
Isso pode depender, ainda, da corrente contínua, da tensão e da corrente de curto-circuito, pois cada tipo de utilização demanda uma performance distinta.
Os disjuntores chamados de unipolares, por exemplo, apresenta uma única fase, enquanto os disjuntores de curva B podem operar em curtos-circuitos de baixa intensidade.
A carga que será instalada é importante para a determinação do modelo ideal nas indústrias, em especial porque determinam a curva de ruptura, que é o tempo suportado pelo aparelho.
Uso do cobre
Fios e cabos de cobre são muito comuns, especialmente quando o assunto é a produção nas fábricas e indústrias, que exigem instalações extremamente resistentes e duráveis.
Esse material é utilizado, portanto, devido às suas propriedades especiais, que o tornam extremamente benéfico.
Além de ser resistente, o cobre é durável e pode ser muito útil na condução elétrica, de forma que é largamente empregado em sistemas, redes e instalações responsáveis pela distribuição de energia.
Ao fabricar um cabo eletrico a partir desse material, por exemplo, é preciso estar atento a uma série de questões que acompanham a produção de qualidade e evitam possíveis prejuízos futuros em decorrência da fabricação de produtos de baixa qualidade.
Por isso, as normas específicas desse procedimento devem ser seguidas rigorosamente. Uma das recomendações é que não seja aplicado material não halogenado para a realização do isolamento do cabo.
Além disso, vale lembrar que toda fornecedora e fabricante de cabos de cobre – ou demais produtos feitos a partir desse material – devem apresentar certificados de cumprimento de normas técnicas relacionadas ao processo de fabricação de alta qualidade.
Tal certificado garante que a utilização posterior do produto será segura e eficiente como se espera. A negligência nesse aspecto pode gerar uma série de transtornos para a produção industrial.
Iluminação de qualidade
Uma luminária de led pode fazer toda a diferença na vida cotidiana e no setor industrial. Isso porque elas oferecem até 80% de economia no consumo de energia elétrica e apresentam uma vida útil longa, de forma que exige menos manutenção.
Além disso, devido à sua tecnologia de iluminação altamente eficaz, ela proporciona uma emissão luminosa excelente, capaz de contribuir para diferentes processos de produção.
Dessa forma, entre suas principais vantagens, podemos destacar:
- Alta eficiência;
- Resistência a vibração e impactos variados;
- Baixa voltagem;
- Acionamento instantâneo;
- Controle dinâmico da cor;
- Intensidade variável;
- Ausência de infravermelho;
- Cores diretas e sem filtro.
O Luminária de emergência led preço pode variar de acordo com a potência escolhida, pois cada modelo oferece uma luminosidade diferente – conforme as demandas dos locais ou procedimentos onde esses produtos serão aplicados.
O mais importante é, após conhecer todos os utensílios que contribuem diretamente para a produção industrial, escolher aqueles que apresentam boa procedência de fabricação e podem garantir o alto desempenho nos processos no qual serão utilizados.