Diferentes tipos de parafusos para instalações industriais

Os parafusos são elementos de fixação e podem ser utilizados para os mais diversos fins, que vão desde unir peças até fixar grandes objetos em superfícies verticais nas indústrias ou em outros locais.

Os parafusos são, geralmente, feitos de aço. Mas, dependendo do local onde serão colocados, será preciso que sejam mais resistentes, suportando grandes períodos expostos às intempéries ou corrosão.

Nesse caso, eles devem ser galvanizados, de aço inoxidável, latão, zinco ou titânio, para poderem ser usados de maneira permanente.

Os parafusos são fixadores que exigem uma porca ou furo roscado para que sua instalação ocorra da maneira correta.

Por isso, um fabricante de parafusos em sp precisa oferecer produtos de qualidade, que mantenham sua estrutura intacta e bem desenhada, de modo que o parafuso cumpra suas funções por meio da dinâmica do seu formato.

As porções que formam um parafuso do tipo industrial ou simples podem ser identificados em três partes principais:

  1. A cabeça, sendo a parte do parafuso com o maior diâmetro, que fornece uma fissura para apoio de ferramentas utilizadas durante o processo de instalação;
  2. O corpo do parafuso, que é a parte mais longa,e possui roscas espirais em seu contorno, com função de alinhamento das peças;
  3. O chanfro, na extremidade oposta da cabeça, que fornece uma borda ligeiramente chanfrada para auxiliar a inserção do parafuso em furos ou porcas.

A estrutura de um parafuso é sempre a mesma, ainda que haja diferentes modelos em uma casa de parafusos. Porém, a aplicação deles deve ser feita de acordo com as especificações e do tipo de instalação que será realizada.

Tipos de parafusos

A disponibilidade de modelos é bastante grande, sendo os tipos mais comuns:

  • Parafuso de ancoragem;
  • Parafuso de elevação;
  • Parafuso de transporte;
  • Parafuso de flange;
  • Parafuso allen;
  • Parafuso para madeira.

O parafuso de ancoragem geralmente é incorporado em concreto ou em alvenaria, utilizado para aplicações estruturais. Já o parafuso de elevação é usado para sistemas de transporte, possuindo a cabeça plana.

O parafuso de transporte é utilizado para fixar partes de metal em madeira, com um elemento acoplado ao corpo do parafuso que evita sua movimentação após a aplicação.

Os parafusos de flange possuem uma arruela acoplada à cabeça, de modo a distribuir a carga de maneira uniforme, sendo conhecidos como parafusos de estrutura.

O parafuso allen é usado para fixação de elementos em locais com pouco espaço, em que o parafuso não pode ficar visível ou em lugares que precisem da superfície totalmente lisa.

Já o parafuso para madeira são desenvolvidos com o corpo em formato afunilado, na qual a ponta é a parte mais fina. São fabricados para uso em placas de madeira e o formato evita que o material estilhace após sua fixação.

Os tipos de parafusos são vários, sendo desenvolvidos para aplicações específicas e podem conter características especiais, com formas diferenciadas que facilitam sua fixação nos mais diversos tipos de superfícies ou produtos.

Seja para locais com pouco espaço, ou para materiais de pouca resistência, um parafuso fornece qualidade na sustentação de um ou mais itens em uma superfície, sendo reforçado com o uso de uma bucha estriada ou de outros tipos de cavidades.

Outros elementos de fixação

Além dos parafusos, existem outros tipos de elementos necessários para uma boa fixação industrial, tais como:

  • Porcas;
  • Rebites;
  • Anéis de retenção;
  • Arruelas.

As porcas utilizadas na fixação de elementos possuem a função de garantir um aperto eficiente, que impedem que o parafuso se solte com o passar do tempo. São utilizadas para fixar elementos de espessuras menores, sendo rosqueadas na extremidade do parafuso até atingir a superfície, garantindo a fixação.

Um rebite maciço é um elemento de fixação permanente, que precisa de um orifício pré-perfurado para sua inserção. A colocação é feita por uma rebitadeira ou por um martelo, que após receber pressão na cabeça se expande dentro furo, proporcionando firmeza na fixação.

Os anéis de retenção são projetados para serem instalados na ranhura de um eixo, proporcionando a fixação do elemento, mantendo a estrutura firme. São encontrados com facilidade em uma loja de parafusos especializada.

Já as arruelas são discos finos colocados entre um parafuso e a superfície na qual este será fixado, auxiliando a suportar a carga. Além disso, podem ajudar na prevenção de ferrugens, separando uma superfície de alumínio do parafuso.

Nesse cenário, é possível verificar que os elementos de fixação industrial são fundamentais para o funcionamento dos mais diversos sistemas e equipamentos, garantindo a segurança de uma fixação e proporcionando um trabalho mais eficiente.

redator Autor