Diferentes tipos de fornos industriais

Os fornos industriais estão entre os tipos de equipamentos comuns encontrados em fábricas. Também conhecidos como secadores, essas peças de maquinário podem ser usadas por uma série de razões em vários segmentos industriais.

Eles também podem ser construídos para se adaptar a praticamente qualquer planta de construção, desde que a instalação atenda a alguns requisitos básicos e normas específicas do setor.

Apesar do fato de que a maioria das pessoas associam a palavra forno com panificação, alguns modelos industriais estão presentes na fabricação de alimentos, farmacêutica, e até mesmo em processos de pintura.

O principal trabalho de um forno industrial é remover a umidade de substâncias ou produtos. Isso significa que ele pode ser usado para:

  • Evaporação;
  • Incubação;
  • Esterilização;
  • Panificação;
  • E muitos outros procedimentos.

Além disso, os fornos industriais variam em tamanho, capacidade e forma, dependendo da sua função principal, de modo que o modelo perfeito dependerá necessariamente da aplicação que lhe será dada.

Fornos combinados

Um forno combinado industrial é utilizado geralmente em fábricas do setor alimentício. Possuem três diferentes tipos de preparo, que são: por convecção (ar seco); por vapor; ou pela junção de convecção com vapor. Esses tipos de preparos podem ser utilizados para um alimento específico, produzindo resultados diferentes.

O tamanho do forno pode variar de acordo com a demanda industrial, principalmente de acordo com a demanda da linha de produção de uma fábrica.

Fornos de secagem por convecção

Fornos de secagem por convecção dependem de altas temperaturas para acelerar suavemente o processo de desidratação. Esses equipamentos são uma ótima opção para pré-aquecimento, envelhecimento, cozimento, esterilização e armazenamento térmico.

Por isso, podem ser usados em diferentes segmentos, de acordo com os processos internos da fábrica.

Forno de secagem a vácuo e caldeiras

Essas máquinas são usadas principalmente em indústrias do segmento de engenharia, pesquisa e outras indústrias que podem exigir secagem em um ambiente de baixa pressão. Os fornos de secagem a vácuo podem minimizar a oxidação e incluir um painel digital automatizado para fins de monitoramento.

Além disso, são utilizados também em análises clínicas ou hospitalares, em procedimentos que precisam secar a amostra para obter determinados resultados, também conhecidos como estufa a vácuo.

Outro tipo de equipamento que também utiliza o vapor como fonte de funcionamento é a caldeira, que pode ter diferentes tamanhos e finalidades.

Além do vapor, o processo interno de uma caldeira ocorre sobre alta pressão, de modo que é um equipamento que precisa de manutenção periódica para manter seu funcionamento seguro.

Forno crematório

Esse tipo de forno é capaz de emitir altas temperaturas, de modo a transformar em cinzas diferentes tipos de materiais. Existem modelos de forno crematório humano ou de animais, e para outros tipos de elementos que sofram decomposição.

Sua estrutura comporta duas câmaras, uma delas responsável por queimar o material acondicionado em seu interior e a outra realiza a queima de gases emitidos durante o processo, emitindo fumaça sem cor, cheiro ou poluentes.

Manutenção de fornos industriais

Como todo equipamento industrial, os fornos também devem passar por manutenção periódica, de modo a evitar problemas de funcionamento.

Assim, alguns dos itens que devem ser verificados durante o processo são:

  • Porta;
  • Termostato;
  • Ventilador/exaustor;
  • Câmara.

Com o tempo, a vedação na porta do forno se desgasta devido ao uso constante. Quando há danos visíveis, tal como rachaduras na borracha, é necessário realizar a substituição imediatamente.

Operar um forno com vedação defeituosa diminui a eficiência de um processo e ocasiona prejuízos, tanto em um forno a gás quanto em um forno eletrico.

A calibração do termostato é fundamental para obter dados durante o funcionamento do forno. Por isso, é preciso realizar o procedimento de calibração para garantir que a temperatura está de acordo com o necessário.

Os ventiladores ou exaustores também são itens que influenciam diretamente no resultado do uso do forno, seja qual for a função deste. Limpezas periódicas são importantes para retirar possíveis acúmulos de sujeira que atrapalhem sua rotação.

A câmara também precisa passar por um processo de higienização, principalmente quando se trata de forno para cocção de alimentos. Remover a sujeira e retirar o excesso de gordura são importantes para que não ocorra alteração no sabor da comida.

É muito importante realizar as manutenções periódicas após comprar forno industrial, já que esses procedimentos são responsáveis por potencializar os resultados desses equipamentos, prolongando sua vida útil e aumentando sua eficiência.

redator Autor