O trabalho em diversos segmentos da indústria tem como etapa final a embalagem dos produtos fabricados. Existem diversos tipos de embalagens para os mais diversos fins.
Esse trabalho pode ser feito de diversas maneiras com diferentes tipos de maquinários. Conheça melhor esse trabalho:
Tipos de embalagens
A função da embalagem é armazenar produtos de forma individual ou em quantidades, de forma a protegê-los e comercializar de forma mais facilitada.
A embalagem também se tornou uma excelente forma de propaganda para os produtos. Sacos ou caixas bonitos, com boa produção gráfica, chamam atenção dos consumidores, sendo um excelente recurso para aumentar as vendas junto ao público alvo.
A embalagem pode ser feita de vários materiais, tais quais a Embalagem metálica, e outras:
- Papel ou papelão;
- Vidro;
- Alumínio;
- Plástico;
- Tetra Pak;
A maior vantagem da embalagem de papel é a sua adaptação a diversos formatos e funcionalidades.
É possível encontrar sacolas, caixas, sacos e envelopes. Sua desvantagem está na pouca sustentação a peso e na baixa resistência à umidade.
As embalagens de vidro também tem como vantagem a boa adaptação a diversos tipos de materiais, sejam ele líquidos, úmidos ou secos. A desvantagem é o tempo para decomposição do vidro na natureza.
A embalagem de alumínio é muito usada na indústria alimentícia e tem como função a facilidade de resfriamento.
O plástico também é extremamente versátil, sendo encontrado em formato de sacolas, sacos, caixas, garrafas e frascos. A desvantagem é que pode contaminar os alimentos com gosto e plástico.
A embalagem tetra pak é comumente é mais comumente encontrada na indústria alimentícia, principalmente na fabricação de leite e laticínios.
Tipos de máquinas para embalar
Existem máquinas de diversos tipos para embalar diferentes tipos de produtos, boa parte delas com apoio de Pé nivelador para garantir sustentabilidade ao equipamento. As máquinas mais comuns são as embaladoras e as seladoras.
Uma das máquinas mais comuns encontradas no mercado é a embaladora à vácuo, ideal para preparação de carnes, queijos pescados e massas para comercialização.
Outro tipo de embaladora muito comum é a embaladora automática, que apresenta como maior vantagem o fato de não precisar de nenhum treinamento específico para operação.
A máquina Embaladora flow pack se adequa a caixas, latas, rolos entre outros.
Outro tipo de máquina muito comum é a seladora. Ela está disponível em diversos modelos, tais quais:
- Seladora L Plus: Sela por aquecimento térmico com produtividade de seis a oito unidades por minuto.
- Seladora Conjugada L Plus: Esse modelo tem dupla funcionalidade. Ela sela e encolhe a embalagem por aquecimento térmico. Produtividade de quatro a seis unidades por minuto. Esse tipo de máquina conta com apoio de pé em rodinhas, o que permite certa mobilidade.
- Seladora Semi Automática L Plus: Esse tipo contém uma esteira para descarregar o produto. Também faz selagem térmica por aquecimento com produtividade de oito a dez unidades por minuto.
Outro tipo de maquinário disponível no mercado são as empacotadoras de garrafas e frascos. Ela substitui o uso do papelão trocando por um tipo de plástico, o que reduz custos no processo.
Além dos tipos seladora, empacotadora e embaladora, é possível encontrar o tipo encarteladora, usado para plastificar os produtos em uma cartela de papelão, podendo ser útil para encarte por unidade ou quantidades de produto em uma mesma embalagem.
Ela é bastante utilizada nas indústrias de brinquedos, utilidades domésticas e produtos gráficos.
Design de produto: chamar a atenção pela embalagem
Conforme mencionado anteriormente, a embalagem de um produto é um excelente recurso para chamar a atenção do cliente para determinado produto em detrimento de outros tantos disponíveis nas prateleiras do mercado.
Hoje em dia, com a preocupação dos consumidores a respeito de sustentabilidade, vem crescendo a preferência por materiais sustentáveis e recicláveis.
Essa é uma preocupação geralmente mais comum em classes sociais mais abastadas, que podem pagar por essa preocupação. As classes menos favorecidas ainda optam por materiais mais baratos como plástico e vidro.
A personalização de embalagens também pode ser uma jogada de marketing para aumentar o consumo do produto. Embalagens inovadoras, com formatos diferenciados podem ser grandes atrativos.
A embalagem parece ser um pequeno detalhe em uma indústria, a etapa final da fabricação, mas ela tem importância fundamental, pois acondiciona o produto de modo a lhe garantir maior durabilidade e validade.
Além disso, pode ser uma excelente estratégia de marketing para angariar compradores para o produto.