Detalhes da parte elétrica da uma indústria

As instalações industriais são compostas por: instalação eletrica, mecânica, hidráulica e civil. Normalmente, as indústrias possuem diversos equipamentos de grande porte que exigem essas instalações específicas.

A parte hidráulica de uma indústria é composta por toda a parte sanitária das indústrias, instalações hidráulicas para líquidos em geral, sistemas de refrigeração e torres de resfriamento, sistemas de vapor e para afastar efluentes líquidos.

Já a estrutura elétrica de uma indústria, por exemplo, deve ser montada a partir de instalação de disjuntor e painel de controle, conexão de cabo de rede, iluminação (tanto interna quanto externa), sistema de controle para acionamento de máquinas.

Enquanto isso, a área mecânica é a responsável por remover e remanejar todas as máquinas e equipamentos que compõem a indústria, confeccionar tanques e todas as estruturas metálicas que forem necessárias.

Por fim, a área civil monta as instalações industriais e estruturas metálicas, além de realizar todos os serviços complementares a elas e que dizem respeito à edificação. Isso envolve tanques, todas as bases de máquinas e equipamentos e demais estruturas necessárias em casos de manutenção e reformas.

A maior parte dos equipamentos de uma indústria funcionam por meio de energia elétrica. Mas, essa energia está sujeita a instabilidades.

Muitas vezes, há diferença entre a corrente elétrica utilizada por cada equipamento de uma indústria e essa falta de estabilidade na rede elétrica pode prejudicar o funcionamento desses itens, fazendo com que eles não funcionem da forma com que deveriam ou até mesmo causando danos que podem ser irreversíveis.

Nesses casos, a ponte retificadora trifásica tem o objetivo de estabilizar a corrente elétrica dos equipamentos, garantindo a máxima eficiência dos aparelhos.

Instalação elétrica de uma indústria

A parte de montagem elétrica industrial diz respeito à instalação e ajuste do sistema elétrico de uma indústria, a partir do projeto idealizado pelos engenheiros responsáveis.

Se for uma indústria que está sendo construída do zero, com a criação de uma montagem elétrica nova, ou se está apenas sofrendo mudanças devido às novas necessidades que surgiram no processo industrial, é imprescindível contratar uma empresa qualificada, reconhecida e que tenha profissionais confiáveis para realizar esse serviço de forma segura, ágil e eficaz.

A montagem de painel, por exemplo, não pode sofrer nenhum erro, porque tem influência direta no funcionamento correto de todos os equipamentos. A montagem elétrica industrial inclui:

  • Painéis elétricos;
  • Sistemas de comando;
  • Toda infraestrutura para os equipamentos;
  • Acionamento de chave estática;
  • Fluxo de energia;
  • Quadro de distribuição.

Cada um desses itens garante que os equipamentos recebam a quantidade necessária de energia, suportando-a e não sobrecarregando o sistema.

A empresa contratada para desempenhar esse serviço de instalação elétrica deve ser escolhida com cautela, fazendo a verificação se ela cumpre todas as normas de segurança que regulamentam esse serviço.

Também é muito importante que a empresa escolhida ofereça um pós-venda com o suporte necessário quando houver necessidade.

A produção e instalação do sistema elétrico deve ser de alto padrão para não comprometer o desempenho da produção industrial.

O tempo gasto para desempenhar o serviço e cumprir todos os prazos planejados também deve ser levado em consideração no momento em que o dono da indústria for escolher os profissionais que irão fazer a instalação.

Deve-se ficar sempre atento à segurança das instalações, evitando acidentes e garantindo a segurança dentro da indústria, um item muito importante quando se pensa em energia elétrica.

Empresa de cabeamento estruturado: o que faz

As empresas de cabeamento estruturado sp são responsáveis por de cabear a rede, ou seja, auxiliam na redução de custos e aumentar a segurança da rede.

Normalmente, esse serviço é solicitado nos segmentos de tecnologia da informação e telefonia, já que possibilita que a rede funcione de forma eficaz, melhorando a distribuição dela.

O cabeamento estruturado funciona inserindo pontos de rede em todos os lugares em que são necessários.

Esse serviço descarta a necessidade de fazer mudanças quando um ponto de rede for adicionado ou removido, ou seja, o trabalho ocorre apenas uma única vez.

Entre os benefícios que esse serviço traz, está relacionado ao fato dele evitar uma quantidade desnecessária de fios, diminuindo os riscos e aumentando a velocidade do trabalho.

Existem várias normas de cabeamento, por isso também é importante escolher uma empresa que cumpra todas as recomendações.

redator Autor