Os detalhes da eletricidade e sua importância

A eletricidade é essencial para a sociedade atual. Os equipamentos elétricos são utilizados em residências, comércios, empresas e indústrias, por exemplo.

Todos sabem que dependemos da eletricidade e de sua importância no dia a dia, até porque todos fazem uso dela rotineiramente. Entretanto, diversas pessoas não entendem completamente como funcionam as instalações elétricas.

As instalações elétricas

A engenharia eletrica surgiu no século XIX e ela abrange tanto os estudos quanto as aplicações da eletricidade, do eletrônico e também do electromagnetismo. Esses profissionais, então, lidam com os sistemas elétricos e eletrônicos, o que inclui toda forma de instalação elétrica.

Sempre que um projeto de instalação está sendo feito ou executado é obrigatório que um engenheiro elétrico acompanhe o processo.

O profissional deve se certificar de que todas as normas reguladoras estão sendo seguidas e que não há riscos de sobrecarga, incêndio e outros problemas.

Quanto mais complexa for a reação, mais importante é a atuação desse profissional. As indústrias, por exemplo, precisam de diversos equipamentos eletrônicos para funcionar e a Aferição de equipamentos é uma das funções desses profissionais. Dentre os equipamentos usados em uma indústria, podem ser citados:

  • Geradores de energia;
  • Transformadores de energia;
  • Quadro de disjuntores;
  • Barramento de distribuição;
  • Reatores de energia;
  • Banco de capacitores.

Assim, entende-se que existem muitos fatores a serem avaliados e que há muita margem para erros na instalação elétrica de uma indústria. Assim, as manutenções são constantes, com vistorias opcionais e obrigatórias.

O objetivo é que todo o maquinário da indústria funcione corretamente, que não falte energia para as máquinas de maior capacidade e os dispositivos menores, como sensores, não queimem por sobrecarga de energia.

O Quadro geral de baixa tensão de uma residência é simples e possui pequeno porte, mas os usados em indústrias formados por várias colunas e auto-portantes. Há uma quantidade maior de energia a ser distribuída e mais sub-circuitos precisam ser criados.

Esses equipamentos também são chamados de quadro de disjuntores, pois possuem uma grande quantidade desse dispositivo eletrônico. Outro conjunto de dispositivos importante é o banco de capacitores.

O banco de capacitores

Antes de entender o que é o banco, é preciso entender o que é um capacitor de energia. A principal característica de um capacitor é que a sua reação à passagem de uma corrente elétrica é acumular cargas elétricas. Isso pode parecer simples, mas abre um leque de possibilidades para as aplicações elétricas.

Em linhas gerais, o capacitor é constituído por duas lâminas com um fluido entre elas, que acumula e libera energia devagar.

Existem diversos tipos de capacitores, com diversos objetivos. É seguro, porém, afirmar que a aplicação mais comum desses dispositivos nas instalações elétricas é para estabilizar a tensão de um circuito.

Quando o uso de energia é muito intenso, é necessário adquirir um Banco de capacitores preço superior ao necessário para pequenas instalações.

Esse banco objetiva manter o Fator de Potência de um sistema elétrico próximo de uma unidade, sendo que 0,92 é o máximo que ele pode estar distante da unidade. Quando isso não é feito, há multas a serem pagas na conta de energia da indústria.

Para resumir, por conta da complexidade dessas instalações há uma defasagem de velocidade entre a corrente e a tensão. É com um banco capacitor que se consegue eliminar essa defasagem, gerando uma corrente elétrica adiantada.

Vale ressaltar que esses equipamentos não são usados apenas porque é uma norma reguladora obrigatória.

Na verdade, eles são muito benéficos, geram uma redução de custos com gastos energéticos, aumentam a capacidade dos circuitos existentes na instalação elétrica, também transformando correntes quadradas em correntes mais senoidais (há perda reduzida).

Toda indústria precisa ser avaliada pelo Corpo de Bombeiros regularmente, é uma questão legal de regularização. Assim, qualquer situação de risco pode resultar em problemas e isso é mais um dos tantos motivos para fazer a manutenção do sistema elétrico regularmente.

Um simples vazamento de óleo no gerador de energia pode causar incêndios de grandes proporções.

Em suma, a energia é necessária em todos os setores da sociedade e especialmente necessária nas indústrias. Existe uma série de equipamentos para controlá-la, regulando-a de acordo com a necessidade.

Essa grande quantidade de elementos acabam por tornar a instalação mais complexa, então ela demanda cuidados especiais. É preciso fazer a manutenção adequada de todos os equipamentos e passar por vistorias obrigatórias.

redator Autor