As indústrias possuem maquinários pesados, peças e equipamentos complexos, que são fundamentais para que o sistema de produção seja efetivo.
Toda empresa que produz material em larga escala, necessita ser pró-ativa, eficiente e rápida para que a produção seja sempre bem-sucedida.
De todos os materiais que auxiliam no transporte, a rosca transportadora é altamente eficiente, por facilitar o trabalho em deslocamentos e controle de fluxo de materiais granulados, sólidos ou em pó.
Seu uso é diversificado e variado, sendo um material bastante requisitado nas indústrias:
- Farmacêuticas;
- Alimentícias
- Químicas e Petroquímicas;
- Construção civil;
- Autoindústria;
- Siderúrgica e metalúrgica
- Mineradora
- Celulose e papel, entre outras.
O que é a rosca transportadora?
A rosca transportadora, nada mais é, do que um transporte de correia robusto, altamente eficiente e bastante versátil, constituído por materiais altamente resistentes que possam suportar a corrosão e abrasão.
Esse material possui um helicoide, que é capaz de receber tratamentos ou sedimentação de materiais duros, que possam contribuir para o aumento de sua resistência em sua superfície.
Também chamada de rosca helicoidal, essa peça pode operar tanto inclinada, como na posição horizontal, conforme as especificidades da indústria, do equipamento.
Em como a produção será otimizada e do tipo de material que, caso seja necessário, pode fazer a rosca trabalhar em temperaturas específicas de resfriamento e aquecimento.
Trabalha realizando movimentos de rotação, em consequência do acionamento motoredutor ou da transmissão por corrente, transportando ou até mesmo dosando produtos sólidos secos, como granulados e em pó.
Sua montagem é simples, basta uma estrutura tubular ou até mesmo calhas, que possam ter suas tampas retiradas, para que seja possível realizar a limpeza e inspeção desse equipamento com mais facilidade.
O mais interessante dessa peça, é que ela pode ser desenvolvida com o material e sua respectiva capacidade, conforme o tipo de material a ser transportado.
Seu funcionamento ocorre através de correias ou motorredutores, em concordância aos interesses da indústria e do material transportado. As vantagens desse equipamento são várias, devido a:
- Manutenção fácil;
- Baixo custo;
- Redução de custos com peças mais caras;
- Alta eficácia na produção.
Otimizando o uso da rosca helicoidal
Há outros equipamentos também muito importantes, como a rosca e canhão para extrusora. Este tipo de equipamento, pode ser do modelo mono rosca ou dupla rosca, variando conforme a extrusora.
Para sua construção, são seguidos critérios importantes e rigorosos e, de acordo com o material, se define o tipo de termoplástico em que será processado.
Como será alimentado na extrusora e, nesse momento, é possível definir a forma em que a plastificação será projetada.
É fabricado sempre no aço correto, de modo que esteja apto a receber possíveis tratamentos térmicos de maneira adequada, por exemplo, como nitretação gasosa (com ciclo longo).
Entretanto, se o material processado for mais abrasivo e corrosivo, o canhão e rosca para extrusora, podem ser cobertos com camadas, que vão auxiliar para maior durabilidade do equipamento, ajudando a prolongar a sua vida útil.
A rosca e canhão para extrusora, realiza o transporte e a dosagem, a partir de uma estrutura tubular fechada.
De modo que os sólidos são depositados via transporte, no lugar determinado na própria produção e essa estrutura protege os sólidos transportados.
Se tratando de proteção, a caixa hermética também foi pensada no propósito de proteção, para empresas que não abrem mão de uma caixa hermética de altíssima qualidade.
Facilitando sua fixação de ponto de distribuição ou como um switch. Essa caixa é altamente segura, pois é fabricada com ABS anti chamas e costuma ter tratamento UV.
Sendo perfeitamente resistente às exposições dos raios ultravioletas. É totalmente vedada, assegurando a proteção contra chuvas e fortes tempestades.
Seu sistema de fechamento, permite o uso de cadeados, tornando-a segura e confiável para ser adquirida nas indústrias.
Ela guarda fios, sistemas elétricos e outros objetos, que precisam ser protegidos integralmente das ações do sol e da chuva.
A caixa hermetico, pode ser produzida em diversos tipos de materiais, como alumínio e plástico, e são criadas para funções específicas.
Por exemplo, há caixa hermética para cabeamento estruturado, para câmeras, para provedores de internet, para quadros de comando, entre outros.
E mesmo que o material possa ser plástico, a caixa hermetica plastica é altamente segura e confiável, para ser usada nas indústrias e empresas, desde as de menor porte, até as maiores.