Para se compreender bem o que é um torno cnc, é importante se saber o que é o cnc. Este é um sistema que permite o controle de determinados maquinários industriais, como tornos e ferramentas de usinagem.
Sua sigla significa sistema numérico computadorizado, o que já permite vislumbrar todo o complexo desenvolvimento tecnológico, que permeia as operações que o envolvem.
O controle é feito por meio de códigos, que permitem que o movimento das máquinas seja feito de maneira simultânea e coordenada.
Esse sistema é bastante recomendado a indústrias voltadas a confecção de peças complexas, que demandam muita técnica e precisão na hora de suas confecções.
Uma fresadora pode ser comandada pelo CNC em diversas operações, que necessitam de maior precisão no desenho da peça fabricada.
Qual a importância do torno CNC na indústria?
Agora sim é possível tratar do torno cnc industrial, este possui diversas características próprias, em relação ao seu funcionamento e importância no complexo fabril.
O torno cnc, é um torno que tem o seu comando operacional ditado por um sistema computadorizado e serve para a criação de peças cilíndricas ou com desenho projetado para revolução.
Ele é composto por duas bases, que têm acopladas em si dois eixos (x e y), estes são os responsáveis por dar as dimensões de diâmetro e comprimento dos objetos fabricados.
O item é fixado pelas castanhas, que se encontram em uma placa que fica no eixo central do equipamento.
Este é conhecido como eixo-árvore, este ponto de fixação dá um espaço para que possa ser encaixado peças grandes.
Os tornos são essenciais para o processo de fabricação de peças específicas no segmento industrial. O suporte para torno, é importantíssimo para que haja a boa fixação das pastilhas para as peças.
Ele pode ser usado em diversos tipos de superfícies e garante rapidez e agilidade ao processo do torneiro. Existem dois tipos de suportes, são eles o interno e o externo.
O primeiro, possui versatilidade reconhecida, por ter em si pastilhas permutáveis, que garantem o faceamento interno. Além disso, também proporciona o modelamento em diversos ângulos e formatos.
Sendo assim, muito prático na hora de se fabricar a peça que atenda as necessidades do fabricante. O segundo, tem também grande usabilidade, pois permite que as peças venham ser substituídas durante o processo fabricação.
Os utensílios fabricados pelos tornos, possuem comumente geometria elaborada, pois essas máquinas, quando utilizadas em movimentos do plano x e z, conferem designs diferenciados aos objetos.
Os movimentos circulares e lineares, podem esculpir os mais diversos tipos de desenhos projetados. Há alguns que ainda possuem equipamentos que fornecem movimentos no plano y e c.
Que possibilitam ainda mais opções de fabricação durante a usinagem da peça. Os cortes são baseados na velocidade (V) ou rotação (RPM), avanço do objeto e profundidade desejada.
Estes parâmetros devem ser bem projetados, a fim de que a peça venha ter o formato e função como o planejado.
Para tal, é necessário cálculos para que o sistema tenha a programação que lhe confira o desenho exato em coordenadas, para que sejam estas passadas ao torno.
Através de comandos operacionais computadorizados, dotados de grande precisão e complexidade na fabricação. É importante se compreender o modo de funcionamento dos tornos cnc.
Qual é a aplicação do torno em um processo?
Há diversos modelos de ferramentas, que podem ser utilizados juntamente com os tronos, sendo assim, o material de confecção desses conferem algumas utilidades específicas.
Já que alguns são destinados a processamentos mais leves, que não tem atritos violentos, já outros de material muito resistente, são altamente recomendáveis para processos de grande atrito com materiais duros.
Para o bom funcionamento do torno, ele é desenvolvido para rodar com ciclos fixos, pois estes garantem maior facilidade na hora da programação.
Dessa forma, o programador apenas informa o perfil que o produto final deve ter. Nesses processos, os ciclos de rosca também estão contemplados.
E o processo de desbastagem, é bem direcionado a conferir ao item a sua forma final. É possível se desenvolver diversos designs as peças.
Para se adquirir um bom torno, é necessário que o comprador faça uma boa pesquisa no mercado, para que assim, venha ter um equipamento de qualidade.
Conferir a reputação do fabricante e o custo-benefício que este oferece, é imprescindível. Uma busca simples em sites por “torno cnc preço”, já mostra as boas opções disponíveis.