Cuidados necessários com caldeiras

Basicamente, a caldeira consiste em um grande tanque fechado onde o líquido sofre aquecimento, constituindo um fluido vaporizado, do qual pode ser aplicado de maneira ampla para diferentes finalidades. Comumente, o vaso de pressão das caldeiras são constituídos por aço ou ferro fundido. É importante citar que o aço inoxidável não é recomendado para a aplicação em caldeiras modernas, mas podem ser utilizados em seções de superaquecedores que não sofrerão exposição ao líquido.

Ao longo do tempo, a tecnologia favoreceu o aparecimento de diferentes tipos de caldeiras, tais como:

  • Caldeiras flamotubulares;
  • Caldeiras multitubulares de fornalha interna;
  • Caldeiras cornuália;
  • Caldeiras horizontais.

As caldeiras flamotubulares tem como característica a passagem dos gases quentes oriundos da queima de combustível por meio de tubos imersos em água. Dessa forma, os tubos aquecem a água e geram o vapor.

As caldeiras multitubulares, conforme o próprio nome indica, apresenta diferentes tipos de tubos de fumaça, como o direto, por exemplo.

O direto, permite a passagem de fogo no interior do cano e da água por fora, fazendo com que os gases atravessem o corpo da caldeira somente uma vez.

A caldeira tipo cornuália é constituída por 2 cilindros horizontais, que são unidos por placas planas. Já as caldeiras horizontais, possuem tubulação interna, que é justamente por onde ocorre a condução dos gases quentes, podendo apresentar de 1 a 4 tubos.

Como é a automação de caldeiras?

A automação visa aprimorar processos, torná-los mais práticos de forma que a produção seja favorecida, assim como os resultados apresentados.

Por esse motivo, quando se fala em automação, diversos setores podem ser citados, incluindo a automação de caldeiras, que envolve diversos tipos de dispositivos que promovem não apenas a praticidade dos procedimentos, como também mais segurança na operação.

Para isso, são usados itens para o controle do nível de segurança do tanque, temperatura e vazão. Dessa forma, a quantidade de água aplicada, assim como a qualidade do processo podem ser analisados.

A medição de nível e de qualidade do vapor também é efetuada, afinal, o controle de nível, detecção de limites e qualidade do vapor são fatores ligados diretamente com a eficiência da caldeira, assim como com a segurança do local.

Além dos dispositivos, também é possível encontrar no mercado sistemas de monitoramento, diagnóstico e comunicação entre as plantas, que possibilitam um controle mais eficaz, além da análise do desempenho de todo o sistema.

Conheça os principais aspectos da manutenção em caldeiras

Assim como qualquer tipo de item industrial, as caldeiras também devem passar por inspeção e serem submetidas a manutenção de caldeiras, principalmente ao considerar que determinados problemas não solucionados e podem comprometer todo o meio operacional, deixando os colaboradores mais vulneráveis a acidentes.

Ao recorrer aos profissionais qualificados, como engenheiros, é possível garantir ou minimizar ao máximo que ocorra a parada operacional das caldeiras, já que é algo que pode afetar a produção da indústria.

Uma das maneiras de evitar tais problemas, incluindo a explosão, é efetuar a manutenção preventiva, onde o profissional habilitado deve efetuar uma inspeção e somente após sua liberação, o equipamento pode voltar às tarefas normalmente.

Na manutenção de caldeiras industriais, há alguns aspectos que são fundamentais, como a averiguação do sistema de alimentação da água, saída de vapor, calibração, exame visual dos espelhos, limpeza de eletrodos da garrafa de nível e do corpo da caldeira, entre outras possibilidades que são cruciais para um procedimento eficaz de manutenção.

Além disso, também devem ser efetuados testes nos sistemas de emergência para assegurar a integridade e bom funcionamento da caldeira, além de consequentemente, garantir maior segurança para os trabalhadores.

Naturalmente, durante a inspeção, o profissional contratado deve ter contato com o operador responsável pela caldeira, em especial, para que se possa obter informações que podem ser decisivas a respeito de seu funcionamento.

É uma forma aparentemente simples, mas que pode contribuir significativamente para a detecção mais ágil de possíveis problemas.

Conforme pode ser notado com as informações apresentadas ao longo do texto, as caldeiras são aplicadas em diversos procedimentos industriais, porém, determinados cuidados não podem ser negligenciados.

Isso se deve ao fato de que um funcionamento inadequado pode comprometer a produtividade e causar graves acidentes, como as explosões. Por esse motivo, para que esses cuidados sejam implementados, é indispensável recorrer sempre aos profissionais especializados.

redator Autor