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Controle de inadimplência em sua empresa, como fazer?

As vendas a crédito ajudam a ganhar participação dentro do mercado e aumentar cada vez as vendas, porém também expõem a empresa credora ao risco de inadimplência.

Como todos sabemos, o índice de inadimplência em nosso país aumentou muito nos últimos anos, portanto, a maioria das empresas também enfrenta o problema de não receber os pagamentos em dia.

Não ser pago é como uma bola de neve e cria uma série de diversos riscos para o seu capital de giro e operações. Portanto, o controle adequado sobre a inadimplência é essencial para não comprometer a sua saúde financeira da sua empresa.

Você sabe quais são os fatores que levam à quebra de contrato?

Pode haver muitos fatores que levam a uma inadimplência, como desemprego inesperado, contas médicas inesperadas, atrasos salariais, crise econômica e até esquecimento.

É claro que não importa qual fator leva à inadimplência, os empreendedores devem priorizar a saúde financeira de seus negócios e devem desenvolver tecnologia que ajude a cobrar os pagamentos devidos.

Muitos clientes inadimplentes por algum motivo alheio ao seu controle, pois sabemos que ninguém gosta de não pagar as suas contas, por isso os empresários devem fazer o possível para não constranger seus clientes e sempre dar a oportunidade de negociar.

Isso porque, você poderá conferir sua gestão de clientes, o cliente pode ser um bom cliente que costuma comprar a granel na loja e tem algumas dificuldades.

Tratá-lo bem significa garantir que ele retornará à empresa quando seu problema for resolvido.

Como controlar o valor padrão da empresa?

O combate à inadimplência é essencial para reduzir todos os riscos e problemas dentro do capital de giro. Listamos aqui algumas dicas de como controlar a inadimplência corporativa:

1. Sempre prefira os pagamentos seguros

Primeiramente, você sempre deve controlar a inadimplência com os pagamentos seguros. Livrar-se de seu próprio plano de parcelamento pode ajudar bastante no combate à inadimplência.

Idealmente, desenvolva uma estratégia de vendas com um preço atrativo à vista, que irá direcionar dinheiro para o seu negócio em todos os sentidos.

Outra forma segura de pagar é com cartão de crédito, embora muitas empresas relutem em aceitá-lo para evitar o pagamento de altas taxas. Certamente será recebido mesmo no caso de parcelas.

No entanto, se isso não for possível para ser instalado em seu negócio, existem diversas formas de controlar os defaults que podem ajudar significativamente a controlar os defaults do seu negócio.

Se você aprender mais sobre as finanças dentro da sua empresa, é importante adquirir conhecimentos com Curso Online da área e, assim, compreenda tudo sobre o assunto.

2. Analise os créditos antes de conceder

Sempre antes de aprovar qualquer compra parcelada, é necessário realizar uma criteriosa análise de crédito de seus clientes por meio de consultorias cadastradas como SPC e SERASA.

Este é um procedimento normal para grandes organizações, e o cliente já se acostumou com o processo analítico e não lhe causa desconforto.

Portanto, se você está pensando sobre como controlar a inadimplência, saiba que vale a pena pedir a documentação do comprovante de renda, e não dê mais crédito do que o seu cliente pode pagar.

3. Acompanhar dívida diariamente

Para controlar efetivamente a inadimplência da sua empresa, você deve sempre acompanhar diariamente as suas contas não pagas. Com base nesse monitoramento, devem ser elaborados relatórios para facilitar a coleta.

O relatório pode estar em ordem cronológica, facilitando a identificação de cobranças e procedimentos.

Lembre-se, quanto mais tempo você estiver em dívida, mais difícil será cobrá-la e mais sérias serão as medidas para obter seu reembolso. Portanto, jamais deixe o processo de cobrança apenas para os seus clientes que mais devem. 

4. Crie um histórico do cliente com a empresa

Adquira o hábito de manter um histórico de clientes inadimplentes e sempre busque anotar todos os dados importantes de cada cliente.

Documente o contrato, a data de pagamento, a dívida e o motivo do pagamento.

Quando todas as devidas informações estiverem anotadas, será mais fácil retomar as negociações com o cliente caso um pagamento não seja cumprido ou um acordo não seja cumprido.

Deixe registrado os acordos, datas de retorno, justificativas dele em relação à dívida e ao pagamento.

Com as devidas informações anotadas ficará muito mais fácil retomar com os clientes as possíveis negociações em casos de pagamento que ainda não foi realizado ou de acordo que não foi cumprido.

5. Preste atenção ao prazo de validade informado pela empresa

Por lei, todos os funcionários cadastrados na CLT são pagos até o quinto dia útil do mês, e se o seu cliente for pessoa física, você pode usar isso a seu favor.

Tente manter a data de pagamento das vendas do seu parcelamento próxima ao dia 10 de cada mês. Portanto, sua empresa terá boas chances de receber os pagamentos em dia.

6. Lide com todos os atrasos

Essa dica de como controlar os defaults é muito importante! Não deixe a dívida se arrastar por muito tempo.

Se você achar que seu cliente não está pagando em dia, aguarde dois ou até três dias para enviar o devido aviso educado e cortês lembrando-o de que o pagamento não está na sua lista e peça desculpas se ele já tiver pagado.

Esta é uma ótima maneira de lembrar os clientes da dívida sem intromissão.

7. Aproveite a tecnologia a seu favor

Todas as informações que estão contidas dentro das dicas de como controlar a inadimplência só podem ser controladas e acessadas se você tiver um sistema de gestão operacional adequado.

Existem softwares que organizam e acessam informações de todos os clientes de forma simples e detalhada, incluindo: informações do cadastro, histórico de pagamentos, histórico de compras, etc.

Com um bom sistema de cobrança você lembrará automaticamente os seus clientes com antecedência da data de vencimento das parcelas compradas em sua empresa, o que evitará atrasos.

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