Em variados procedimentos das indústrias em todo o mundo, inclusive no que diz respeito a automação de mecanismos e equipamentos, uma série de dispositivos desenvolvidos para facilitar o cotidiano industrial, como servomotor, são utilizados como recurso de otimização.
Com isso, é possível garantir o alto desempenho e o funcionamento adequado de todos os tipos de processos pelos quais a produção industrial passa todos os dias.
Reunimos no artigo a seguir mais informações sobre alguns desses produtos e como eles funcionam. Confira!
Mais do que simples motores
Não é por acaso que o servo motor é tão importante para as indústrias, em especial na sua automação.
Isso porque esse produto, apesar do nome, é muito mais do que um motor, de forma que sequer está na mesma categoria esse outro tipo de dispositivo (seja de corrente alternada ou contínua).
A maior diferença entre eles é que os servos possuem um encoder e um controlados, ambos incorporados em seu mecanismo interno.
Pode parecer pouco, mas isso muda tudo, pois oferece uma gama de possibilidades para o dispositivo e afeta positivamente seu desempenho.
Dessa forma, temos que os servos motores são atuadores rotativos ou lineares, assegurando o controle, a velocidade e a precisão em malhas fechadas onde são aplicados para controle de posição.
Desenvolvido com rotor de longo comprimento e pequeno diâmetro, ele se destaca por sua alta eficiência e a performance absolutamente segura.
Como funciona
Com o objeto de monitorar e condicionar a posição final e a velocidade do motor, esses produtos trabalham com base no chamado servo mecanismo, a partir do qual é possível utilizar o feedback de posição para gerar o funcionamento esperado.
Ao combinar um motor com controladores, circuitos de realimentação e demais complementos, esse dispositivo usa um sensor de velocidade (codificador ou encoder) para fornecer o feedback necessário.
Desse modo, o sinal enviado pela realimentação pode ser comparado com a posição do comando de entrada, ou seja, a posição esperada para uma determinada carga, e enviar um sinal de erro em caso de divergências.
E, assim, ele possibilita mais eficiência e otimização no controle das operações e dos comandos.
Existem diferentes tipos de aparelhos, que variam de acordo com a performance desejada e a fabricante em questão, o que também vai impactar no Servo motor preço.
No geral, podemos dizer que eles se dividem em Corrente Alternada (CA) e Corrente Contínua (CC).
Essa categorização se dá pelo modo como é feita a alimentação de energia, sendo o tipo CA mais comum nas indústrias por vantagens como:
- Baixa manutenção
- Precisão no controle
- Economia de despesas
- Maior potência
Sensores
Extremamente preciso e confiável, o Sensor ultrassônico é capaz de medir, sem contato, informações de altura, enchimento e curvatura.
Além disso, pode monitorar a presença de objeto e até fazer sua contagem.
E não é só isso!
A cor do produto ou seu acabamento superficial não interferem na performance desse tipo de sensor, assim como a poeira, a transparência, o vapor e a sujeira em geral também não ameaçam seu funcionamento adequado.
Desse modo, ele detecta qualquer tipo de som mesmo que esteja distante, com limites que variam de 20mm a 20 metros.
Alguma das suas aplicações são:
- Verificação de presença
- Detecção de objetos
- Rompimento de fio
- Monitoramento de quebra de folha
- Medição de altura e largura
Presente no cotidiano
Outro tipo de sensor muito importante para a indústria e que está presente no cotidiano das pessoas, como em estacionamentos, portas automáticas, sistemas de segurança e até nos smartphones é o sensor de proximidade, que identifica a presença de um objeto mesmo sem o contato com ele.
Seu mecanismo pode ser ativado por meio de diversos tipos de acionamento, de forma que seu desempenho varia de acordo com a demanda e o sistema utilizado.
Basicamente, existem quatro tipos mais comuns, sendo eles:
- Sensor infravermelho (por luz)
- Sensor capacitivo (por capacitores)
- Sensor acústico (por som)
- Sensor de indução (por campo magnético)
Cuidados importantes
Todos os itens mencionados nesse artigo são de extrema importância para a produção industrial em vários setores e a partir de escalas variáveis.
No entanto, alguns cuidados são tão fundamentais quanto seu uso.
A dica é sempre observar a procedência dos equipamentos utilizados.
Além disso, o correto manuseio deve ser feito por operadores qualificados, que possuam o devido conhecimento técnico sobre cada tipo de sensor e os servos motores, evitando riscos de danos e acidentes.
A manutenção deve acontecer periodicamente ou sempre que houver necessidade de reparos.
Nesse último caso, a intervenção especializada precisa ser imediata.