Conhecendo a produção de tubos feitos em aço

Diversos produtos do nosso dia a dia são compostos por tubos de aço. Eles estão presentes na fabricação de diferentes tipos de objetos, como cadeiras, mesas, grades, portões, corrimões, peças para máquinas, sistemas de condução industrial, automóveis, entre outros.

Quase seis mil toneladas de aço são movimentadas no mercado do aço no Brasil, sendo que ainda há exportação para cem países mundo a fora.

Visando atender às necessidades de cada um desses objetos, os tubos de aço podem ter tamanhos e formatos diferentes, sendo redondos, quadrados e retangulares.

Além disso, podem passar pelo processo de galvanização, sendo um tubo de aço galvanizado, ou seja, que possui uma camada de zinco que protege ele contra corrosões.

Existem duas maneiras de produzir os tubos de aço, sendo a primeira delas por meio da calandra, uma ferramenta que une as extremidades das chapas de aço, tornando elas cilindros.

Esses cilindros são soldados para que tenham estabilidade.  A segunda forma de produzir um tubo de aço é por meio do tarugo,  um pedaço maciço e cilíndrico de aço.

Nesse tipo de produção, o tarugo é aquecido e o seu miolo resfriado do cilindro se solta, ficando apenas a casca do contorno do tubo, conhecidos como tubos sem costura. Cada um deles possui suas vantagens e aplicações específicas.

Setores que utilizam tubos de aço

Quase seis mil toneladas de aço são movimentadas no mercado do aço no Brasil, sendo que ainda há exportação para cem países mundo a fora.  Diversos setores utilizam de tubo de ferro e tubo de aço para compor os seus produtos, como por exemplo:

  • Indústria;
  • Construção civil;
  • Brinquedos infantis;
  • Equipamentos de academia;
  • Equipamentos médicos.

Indústrias dos mais variados segmentos usam, principalmente, os tubos de aço redondos. Eles podem ser encontrados em serralherias, em estruturas metálicas, processos de usinagem, entre outros.  Já na construção civil, os tubos retangulares e quadrados são os mais encontrados.

Em um canteiro de obras é possível ver a utilização de tubos de aço de carbono de diversas maneiras, servindo como base e fundações, por exemplo. Eles são mais inflexíveis e tem uma durabilidade maior. O aço suporta e sustenta as construções, sendo bastante usado.

Quando não são feitos de plásticos, a maioria dos brinquedos infantis utiliza tubos de aço. Muito encontrado nos playgrounds e parquinhos, esses equipamentos, para uso infantil, possuem uma fabricação regida por normas técnicas de padronização vigente no Brasil.

Como os tubos de aço carbono são muito resistentes, eles compõem grande parte dos brinquedos que possuem selo de qualidade, pois proporcionam mais segurança para que as crianças brinquem, deixando os adultos mais tranquilos.

Nas academias, os tubos de aço também estão sempre presentes, compondo os equipamentos de musculação. Nesses casos, os tubos mais usados são os retangulares e os quadrados.

O aço, independente do seu subtipo, seja ele aço 1020, aço 8620 ou outro, é um material muito resistente, que consegue suportar a força que uma pessoa faz nesses aparelhos enquanto malha.

Além disso, sua outra vantagem é que o aço é bem fácil de limpar e não oxida facilmente. Na área médica, os tubos de aço podem ser encontrados em alguns equipamentos de exames e de centro cirúrgicos.

Vantagens da utilização de tubos de aço

As pessoas associam o aço a um material que é resistente à grandes impactos, aguentando muito peso. Entretanto, além dessa característica, os tubos de aço oferecem outras vantagens como alta resistência, inclusive à ação do fogo e alta durabilidade.

Eles também possuem um valor acessível, oferecendo um bom custo-benefício. Além disso, eles não oxidam e nem corroem facilmente, além de possuírem fácil higienização.

Os tubos de aço de ferro podem ser reciclados. Eles também são muito versáteis, se adaptando a diversos usos e podendo obter um design moderno. Esse tipo de material também é muito leve.

O que é uma chapa galvanizada?

A chapa galvanizada é aquela que passou pelo processo de galvanização, ou seja, a chapa que foi revestida por zinco, ganhando mais proteção. Para evitar a corrosão, o zinco é derretido e aplicado na chapa.

Quando ocorre a reação entre o zinco e o material revestido, ele se torna carbonato de zinco. O zinco é um metal muito mais reativo do que o ferro e o aço e, por isso, quando entra em contato com agentes corrosivos, sofre a corrosão primeiro. O corte laser chapa de aço é um método excelente para realizar cortes desse tipo no material.

redator Autor