O ambiente industrial é um segmento profissional, justamente por isso, ele, como todos os outros, necessita sempre de muitos serviços e modelos para que possa continuar funcionando normalmente e com todos os pontos regulados.
Seja a instalação de hidrantes ou de outros elementos, assim como a montagem e manutenção de outros componentes, esse local deve manter isso em dia para que possa fazer a produção corretamente.
Hoje iremos falar sobre um dos maiores precursores industriais e que está sempre presente nesse meio, pois é totalmente vital para o funcionamento de diversas máquinas, que é o compressor de ar.
Iremos falar mais sobre todas as suas peças, para que seja possível ter o correto entendimento de um maquinário como esse e saber em detalhes como ele é composto. Então leia o artigo e saiba mais sobre ele.
Compressores de ar
Primeiramente, falaremos sobre o compressor Schulz, que é um dos mais requisitados elementos em toda a indústria. Esse maquinário é um equipamento pneumático, que funciona a partir da compressão de ar.
Ele, por si só, capta o oxigênio que se encontra no ambiente e faz o trabalho de armazená-lo sob uma pressão muito alta em um reservatório especial, fazendo com que ele possa se tornar comprimido.
Ele é utilizado diariamente em ambientes industriais, para que seja possível ajudar no funcionamento e pressão, além, é claro, de diversos equipamentos, ferramentas e materiais de muitos segmentos.
Algumas de suas finalidades são:
- Serviços gerais;
- Sistemas industriais;
- Gás;
- Refrigeração;
- Serviços a vácuo.
Ou seja, há muitos tipos de funcionamento para esses elementos, porém suas peças e corpo mecânico são muito semelhantes, e iremos falar a seguir mais sobre seus elementos.
Posicionador
O primeiro componente é o posicionador eletropneumático, que é quem ajuda na partida e na mudança de válvulas. Por exemplo, se você deseja mudar uma válvula pneumático on-off em uma de controle, ele enviará sinais para que a corrente seja modificada.
Além disso, ele ainda pode ser utilizado em variadas funções que são capazes de controlar fluídos, tanto para as válvulas rotativas, como citamos, quanto para as mais lineares que possuem aplicações de controle contínuo.
Enfim, ele ajuda o compressor a cumprir a função de modular alguns dos componentes que o acompanham, sempre fazendo com que a proporção correta de todos os elementos seja possibilitada.
Engate rápido
Já o engate rápido para ar comprimido, é um equipamento que ajuda a diminuir a fuga do ar no compressor, o que é comum, porém não é correto. Ele faz esse trabalho de uma forma rápida e segura.
Esse engate rápido ajuda em uma vedação total, sendo ideal para todos os locais industriais e também em hospitais, pois ajuda a consumir menos energia, evita a fuga do ar e aumenta a vida útil da peça.
Lembrando que ele é um elemento necessário no compressor para que não haja pedra e nem desgaste rápido de todos os materiais, porém é necessário comprar o mais correto possível, para que ele não diminua a potência da máquina.
Solenoide
Já a valvula solenoide, é uma das mais utilizadas nesse meio – chamada também de eletromecânica controlada. Ela tem essa nomenclatura pois possui uma bobina elétrica, que possui um núcleo ferromagnético, chamado êmbolo.
Quando este êmbolo está em repouso, ele tampa um orifício, que é o que faz o ar circular. Quando recebe uma corrente de pressão, circula e cria um campo magnético que abre esse êmbolo, fazendo com que ele deixe o gás passar.
Ou seja, ela ajuda a controlar o fluxo dos gases e ainda pode ser utilizada em líquidos. Quando é necessário passar por ela, eles passam, assim como também podem ficar em repouso.
Regulador
Por fim, iremos falar sobre regulador de pressão, que é quem mantém o combustível sob pressão, principalmente, quando há válvulas de injeção. Ele é aplicado no distribuidor ou na bomba, dessa forma regula o fluxo de retorno.
Ele é quem garante que a pressão do compressor seja uniforme e também constante, fazendo com que o funcionamento do motor dos equipamentos seja muito mais ágil e produtivo em todos os sentidos e âmbitos.
Enfim, esses são só os principais componentes de um compressor industrial. São eles que ajudam o equipamento a funcionar perfeitamente e também auxiliam na área da indústria.